"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 28 de maio de 2016

POR QUE DEUS AMOU JACÓ E ABORRECEU ESAÚ?

E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. Romanos 9:11-13.
Em primeiro lugar somos lembrados o que Deus dissera a Rebeca. Rebeca não entendeu o que estava acontecendo com ela, e então Deus lhe disse que em seu ventre havia “duas nações”. E o que Paulo diz é que Deus escolheu Jacó, e não Esaú, e disse a Rebeca que o mais velho serviria ao mais novo, antes de qualquer deles ter nascido, e antes deles ter tido ocasião de praticar o bem ou o mal. Mas por que Deus fez isso? Por que fixou Seu afeto em Jacó e não em Esaú? Fez isso para que o Seu propósito e o Seu objetivo fossem levados adiante. Compreendamos que é a livre escolha de Deus, e é uma escolha absoluta e soberana. Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Romanos 9:21.
Essa é uma das passagens mais difíceis das Escrituras. Nós que fomos regenerados pela obra consumada de Cristo no Calvário, ou seja, que com Ele morremos e também com Ele ressuscitamos, precisamos aplicar nossa mente e o entendimento em buscar as verdades que são consideradas difíceis. Uma das grandes dificuldades na Igreja atualmente, é que os cristãos ficaram preguiçosos; ficam bicando e escolhendo aqui e ali nas Escrituras. Eles têm suas passagens prediletas e evitam outras e, assim, há grande ignorância concernente a alguns ensinamentos fundamentais e essenciais. Devemos ser humildes e devemos estar dispostos a aprender. O sábio Salomão nos orienta a sermos diligentes em buscar a sabedoria.  Provérbios 2:4-5 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.
No texto que estamos considerando Deus diz: “amei Jacó, e aborreci Esaú”. Muitos não gostam da palavra “aborrecer” ou “odiar”. Tais pessoas dizem que o significado desta palavra é “amar com menos intensidade”. Essa palavra “aborrecer” vai aparecer novamente e dizendo a mesma coisa em Lucas 14:26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Deus já sabia que Esaú seria um homem negligente, descuidado e indiferente com as coisas santas e também com o Senhor e a Sua Palavra. Esaú vendeu o seu direito de primogenitura por um repasto, uma comida, ou seja, um prato de lentilha. As Escrituras chama Esaú de impuro e profano. Sabe o que significa profano? Profano na Vulgata latina significa: “Fane” significa templo. “Profanu” era uma área que circundava o templo e acessível a todo judeu comum. Mas o templo era exclusivamente acessível somente ao sacerdote. Então o que é ser um profano? Ser um profano é você estar ao redor e não estar dentro. Esse era Esaú. Ele considerou o Santo como sendo comum. Depois ele se arrependeu, então o que ele buscou? Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado. Hebreus 12:17.
Esaú não foi desfilhado ele foi deserdado. Porque ele vendeu o seu direito de primogenitura. E primogenitura aponta para uma porção dobrada. Não tem nada a ver com regeneração, porque aquilo que Deus nos deu é nosso, mas tem a ver com a plenitude de Cristo, ou seja, com aquele mais com que Deus nos chamou. É muito importante você compreender isso, para que de acordo com o que Deus tem te falado, você possa reagir. Hebreus 3:7-8a. Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
Em síntese: exagerando em sua necessidade (fome), Esaú vendeu seu direito de primogenitura a Jacó, seu irmão. Parece algo sem importância. Afinal, se o direito era de Esaú, ele podia fazer o que bem quisesse com ele, podemos indagar. A primogenitura dava ao primogênito o direito de ser abençoado pelo pai e de receber maior parte na herança. Era um privilégio e uma graça de Deus aos primogênitos. Portanto, o que Esaú desprezou, na verdade, foi a benção e a graça de Deus. Preferiu satisfazer sua necessidade física, no caso, a fome a preservar o que Deus lhe havia dado. Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim? Gênesis 27:36.
Mas, afinal, onde lemos que Esaú tinha costumes impuros ou profanos no passado? Não somos informados pelas Escrituras que Esaú era um homem promíscuo, imoral, com hábitos e atitudes pornográficos, uma pessoa que se dedicava a uma vida imersa em bebedeiras e orgias. Qual a razão então, de Esaú ter sido considerado impuro ou profano? Hebreus 12:16 nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.
 Nossa cultura atribui impureza somente àqueles de vida pródiga. Àqueles que se embriagam, que vivem em festas noturnas, que fazem sexo livre, satisfazendo os prazeres carnais. É preciso dizer que tais pessoas são reputadas, corretamente, como impuras. Contudo, não temos informações de que Esaú fosse uma dessas pessoas. Muito embora Esaú não tenha sido uma pessoa de vida desregrada, a Bíblia afirma que ele foi impuro ou profano. São um alerta a todos aqueles que se julgam santos só por não fumar, beber e falar palavrão. As vezes por não terem essas atitudes promiscuas se julgam mais santos que outros. Mas as Escrituras afirmam em Isaías 65:5 povo que diz: Fica onde estás, não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. És no meu nariz como fumaça de fogo que arde o dia todo.
Qual a razão única de Esaú ter sido considerado um impuro ou profano então? Foi devido ao fato de ter trocado o espiritual pelo material. Esaú foi um homem que, por um alívio temporário e imediato, sacrificou um futuro ganho, de considerável valor. Aqueles que tratam as coisas espirituais como se fossem coisas de pouca monta e que se mostram indolentes em sua inquirição espiritual, que se desviam e que contradizem os princípios espirituais em sua vida diária, se assemelham a Esaú. Tratar a Cristo com algo sem valor, viver exclusivamente para as coisas terrenas é perder as Bênçãos futuras prometidas a todos os que Nele depositam essa esperança. Filipenses 3:19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

O valor que damos a Pessoa do Senhor Jesus Cristo é a medida do valor que damos a Deus. Qual o valor que Cristo tem ocupado na tua vida? Quais as escolhas que tens feito?  A carne ou Espírito? O passageiro ou o eterno? Qual o espírito que tem permeado o teu ser quando estás atribulado, necessitado e sendo provado? As pessoas se destroem a si mesmas porque rejeitam Cristo e a Sua obra consumada no Calvário. Por esse motivo; nós escolhidos, devemos viver para Ele para que o Cordeiro seja glorificado. Foi Ele quem nos escolheu.  Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:16. Amém.   


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: