"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de julho de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (22) (A benção do abençoador)

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3.
O apóstolo começa com uma exclamação de louvor e de adoração ao Senhor. Esta característica do início deveria ser igualmente a de toda a vida cristã. No versículo 3, o apóstolo coloca-nos à fonte de todas as bênçãos: Cristo. Não há bênção fora de Cristo; se a procurarmos fora dEle, ficaremos expostos aos perigos do caminho. Esses perigos serão afastados todo o tempo em que nos esforçarmos em suprimir toda a sombra entre Ele e nós, e em Lhe conceder, em todas as coisas, o primeiro lugar em nossa vida. Essa deveria ser a experiência de cada um de nós: quando nos aproximamos dEle em oração, deveríamos poder dizer em nosso espírito: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo!” Esta Epístola ensina-nos a manter uma relação sem sombras com Jesus Cristo e a permanecer na simplicidade do Espírito Santo, sem contristá-lo, nem extingui-lo. 1 Tessalonicenses 5:19 Não apagueis o Espírito. Também podemos ler em Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
Vamos analisar mais um pouco o versículo que estamos considerando. Notai o tempo do verbo empregado: “o Qual nos abençoou.” Ele nos coloca na posse real desses tesouros, abrindo-nos os olhos às possibilidades e privilégios de cristãos: “o Qual nos abençoou”. Certamente, Deus vai nos abençoar amanhã em Jesus Cristo, mas Paulo afirma aqui que nos abençoou. Isso é um fato consumado; tomamos posse dessa herança já adquirida pelo Senhor glorificado. Não olhemos mais para nós mesmos, nem para os outros; só poderíamos perder a coragem; mas olhemos para o Senhor Jesus e lembremo-nos de que nEle, Deus nos chamou a toda a espécie de bênçãos espirituais: tudo o que Ele Se tornou para nós por Seu sacrifício, e tudo o que nos adquiriu na Cruz, nós o possuímos nEle. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 2 Coríntios 4:7.
O filho de pais ricos nasce exatamente como o de pais pobres. Em nada difere um do outro; mas, por nascimento, um é herdeiro de uma fortuna que o suprirá, enquanto que o outro está arriscado a ter falta de tudo. Todo filho de Deus é herdeiro de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Romanos 8:17a.
Quando sentirdes vossa indignidade, vinde a Ele, que está coroado de glória e de honra. Quando sentirdes vossa fraqueza, vinde a Ele, que vos fará conhecer Seu poder. Quando sentirdes vossa miséria, vinde a Ele, que vos abençoou, com toda a sorte de bênçãos, inclusive aquela de que precisais neste momento. Vinde a Ele! Isaías 55:1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Amados nós fomos colocados em uma posição para sermos abençoados que é nos lugares celestiais. Todo homem e toda mulher que foi regenerado, não devem procurar o Senhor Jesus a não ser na glória onde reina. E o filho de Deus descobre, então, que está, ele próprio, em uma nova posição: em Cristo nos lugares celestiais! Então podemos entender perfeitamente o texto de Colossenses 3:1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Quando se apresentava a Deus uma vez por ano, Arão não ia só. Levava sobre o peito e sobre os ombros o nome de todas as tribos de Israel a fim de tê-los consigo no lugar santíssimo; do mesmo modo, o Senhor não estava só, quando de Sua entrada no céu: pelo poder do Espírito Santo, tinha consigo os remidos. Hebreus 2:13b. E ainda: Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu.
Desde então, esta posição nos lugares celestiais nos é assegurada. Estar em Cristo é um fato adquirido no céu, mas como pode tal verdade realizar-se em minha vida? Quando o cristão afirma sua posição em Cristo, na oração, e pela convicção e confissão de sua morte e ressurreição com Cristo, ele firma essa posição. Diante das dúvidas que lhe são sugeridas pelo próprio coração ou pelo inimigo, deve fazer valer a certeza de que é filho de Deus e pela fé já está na glória. Colossenses 3:3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Irmão é por isso que o nosso cristianismo sempre será uma celebração de louvor ao nosso Pai celestial. O louvor deveria caracterizar a vida de todo o filho de Deus, mesmo quando é provado; porque o louvor torna-se então uma arma espiritual que liberta o espírito da obscuridade da inquietação. Davi dizia: Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. Salmos 18:3.
Nenhuma religião pode agradar a Deus. Suas obrigações cristãs desprovidas de fé não podem agradar a Deus. Seus atos, por mais puros e nobres que sejam, se não forem atos de um coração que crê, serão atos de pecado. A incredulidade é pecado. A fé agrada a Deus, porque ela expressa a confiança dos seus filhos Nele. Exatamente isso, embora Deus não necessite da nossa fé para fazer alguma coisa, Ele estabeleceu a fé como princípio para suas obras, simplesmente porque Ele deseja que creiamos Nele e que aprendamos a confiar no Seu amor. Não são rituais religiosos ou sacrifícios que nos aproximam de Deus. Diante de Deus nada disso importa somente a fé nos leva a Ele. É pela fé que buscamos fazer o que lhe agrada e não por obrigações ou preceitos da religião. A religião, bem como suas obrigações, está distanciando o homem de Deus.  A fé nos aproxima Dele. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.
Deus tem prazer em abençoar. Embora Deus tenha prazer em nos abençoar, é importante saber que Ele não se alegra quando buscamos apenas as suas bênçãos. Deus se alegra com os filhos que lhe buscam por amor. Por isso Ele os recompensa com suas bênçãos. Agradar a Deus com atitudes de fé; aproximar-se da Sua presença com o coração livre da incredulidade e buscá-lo num ato de fé e amor são os requisitos para que sejamos galardoados por ele. Você deseja ser abençoado por Deus? Então busque-O com fé. Observe o que estou dizendo, “busque-O com fé”, não a bênção, mas o Abençoador. Esse é o desejo do coração de Deus, que o busquemos. Ele é um Pai amoroso e se alegra quando seus filhos querem muito mais Sua presença que os seus presentes. Para que a comunicação da tua fé seja eficaz, no conhecimento de todo o bem que em vós há, por Cristo Jesus. Filemon 1:6.

Quando corremos atrás da bênção, dificilmente seremos abençoados, uma vez que a bênção é que correrá atrás daqueles que buscam o Senhor. Você não precisará correr de igreja em igreja, de campanha em campanha, de profeta em profeta em busca da bênção, ela é que vai correr atrás de você. Se você buscar ao Senhor de todo o teu coração, então onde você estiver a sua bênção te alcançará e você será um eterno abençoado. Sê, pois, agora, servido de abençoar a casa de teu servo, a fim de permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó SENHOR, a abençoaste, e abençoada será para sempre. 1 Crônicas 17:27. Amém.

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: