"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 23 de julho de 2016

FILHOS DE DEUS X FILHOS DO DIABO

Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 1 João 3:1-2.
Todos nós somos filho de alguém. Adão foi o único homem que foi criado por Deus, e que por isso mesmo não teve um pai biológico. Ele não foi gerado por um pai geneticamente semelhante, mas feito por Deus à sua imagem e semelhança. Adão não teve um pai genético, mas teve um criador divino. Deus criou o ser humano com uma vida sem os efeitos da morte, mas essa não era a vida eterna, já que a árvore da vida encontrava-se no meio do jardim como uma opção de escolha pessoal. Aquela árvore tinha implicações com a vida eterna, pois se o homem depois do pecado a comesse; tornar-se-ia um pecador eterno. Mas o homem recém-criado não era mortal nem eterno, e a sua mortalidade ou imortalidade dependeria de uma decisão responsável, como um ser moral. Adão era o único que tinha livre arbítrio. Está escrito em Gênesis 2:16-17 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Quando Adão pecou no jardim do Éden, a morte infectou a existência humana e a raça adâmica tornou-se demarcada pela lápide de uma sepultura. Aqui jaz é tudo o que restou de mais real na história do pecado. Todos nós nascemos contaminados com a natureza do pecado, sequela da escolha dos nossos primeiros progenitores, influenciados pela proposta da serpente. Desde que fomos gerados no ventre de nossas mães, já nos tornamos portadores de uma índole pecaminosa de procedência maligna. O pecado é o agente da morte e o diabo é o autor do pecado. Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:8.
O gênero adâmico é de origem divina, mas em razão do pecado, sua filiação espiritual é diabólica. A natureza altiva e rebelde do ser humano manifesta seu apego à linhagem de seu pai. Assim, tal pai, tal filho. Todas as pessoas que ainda não nasceram de novo pela graça em Cristo são filhas do maligno. E todas as pessoas que foram regeneradas pela obra de Cristo são filhas de Deus. A incredulidade do inferno, a injustiça e o desamor são as marcas da geração do pecado. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. 1João 3:10.
Não há meio termo: ou somos filhos do maligno pelo nascimento natural, ou somos filhos de Deus pelo novo nascimento. Deus não tem filhos gerados pela carne, pois só o Espírito pode regenerar espiritualmente. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:5-6.
Esse mundo pode ser habitado tanto pelos filhos do diabo como pelos filhos de Deus, mas no reino dos céus só os filhos de Deus podem morar. Segundo Jesus ninguém pode entrar no reino de Deus sem o novo nascimento. Não confunda o novo nascimento com os processos de filiação a um sistema religioso, nem suponha que todos os filhos do diabo sejam desregrados, imorais ou irreligiosos. Uma das estratégias do inferno é a simulação, sendo uma das características preferidas dos filhos do maligno imitar os filhos de Deus. Satanás prefere se apresentar como anjo de luz e os seus secretários como ministros de justiça. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:14-15.
O pecado fechou as janelas da alma e a escuridão se estende por todo o lugar: ela é a região das trevas e da sombra da morte, onde a luz é como a escuridão. Lá reina o príncipe das trevas, onde não se pratica nada além das obras das trevas. Nós nascemos espiritualmente cegos, e não podemos ter essa visão restaurada sem um milagre do novo nascimento em Cristo Jesus. Esse é o caso de muitos religiosos não renascidos. Seja padre, pastor, diácono, líder de louvor, membros de igreja, seja quem quer que você seja se ainda não nasceu de novo é filho do diabo. Pessoas assim não conhecem ao Senhor, pois só sabem fazer o mal. Jeremias 4:22 Deveras, o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios e não inteligentes; são sábios para o mal e não sabem fazer o bem.
Fica claro aqui que a questão não é moral ou religiosa, mas fundamentalmente uma demanda de poder, glória e autossuficiência. O milagre da regeneração é uma obra exclusiva da Trindade divina, que envolve o plano presciente do Pai crucificar o velho homem descendente de Adão, na mesma cruz com Cristo, e, mediante a ação do Espírito Santo vivificar sobrenaturalmente os mortos, em Cristo, pelo poder de sua ressurreição. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5.
Adão é chamado de “primeiro homem” porque dele vieram outros, como eu e você. Cristo é chamado de segundo homem e não último homem, porque Dele vêm todos os que creem, os quais têm agora uma vida que literalmente não é deste planeta, mas do céu. Mas para isto acontecer o grão de trigo precisava “cair na terra” e morrer. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24.

A questão básica que nós abordamos hoje é o problema da paternidade. De quem somos filhos realmente? Hoje, do ponto de vista biológico, não é tão complexo saber quem é o pai da criança, pois o exame de DNA pode esclarecer muito bem o problema. A paternidade de Deus foi perdida no Éden, mas reconquistada na cruz e na ressurreição pela Pessoa de Jesus Cristo. Os que estão em Cristo são do Pai por direito de criação e por direito de redenção e por isso amam ao Pai e todos os que são gerados Dele. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 1 João 5:1. Amém. 

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: