"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 8 de outubro de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (30) VITÓRIA SOBRE O PECADO

Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Romanos 5:19.
Com certeza Deus não está interessado em uma reforma moral superficial numa sociedade não regenerada. O propósito de Deus para este mundo e a única comissão legítima da igreja; é a proclamação da mensagem do pecado e da salvação ao indivíduo, a quem Deus redime e retira do mundo. O plano de Deus para o mundo é salvar aqueles que creem no Evangelho e não trabalhar com correções de fachada numa cultura moralmente falida. É por isso que não devemos permitir que a mensagem que proclamamos seja corrompida por noções seculares que minimizam a culpa e buscam o bem-estar pessoal. 2 Coríntios 2:17 Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.
O “evangelho” popular da nossa geração geralmente deixa a impressão de que Jesus nos salva de problemas, tristeza, solidão, desespero, dor e sofrimento. Portanto, uma das verdades fundamentais do Evangelho é que todos nós já nascemos desprezíveis pecadores. Não podemos fugir da culpa dizendo a nós mesmos que não somos tão maus assim. As Escrituras dizem que Ele veio salvar as pessoas do pecado. João 1:29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Porque a desobediência entrou no mundo? Porque Adão pecou, ou seja, desobedeceu a ordem do Senhor para não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Essa desobediência passou a toda raça humana. Em Caim também vemos grande parte do que nós mesmos somos, visto que também somos descendentes de Adão. Caim era o primogênito de Adão, e por isso foi a primeira pessoa a receber, por nascimento natural, a natureza pecaminosa que Adão infectou a raça humana. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12.
Esse versículo deixa claro que, quando Adão comeu da árvore que estava no meio do jardim, ele se tornou pecador, e também nos tornou pecadores a todos nós. Tornamo-nos pecadores porque a raça humana é uma unidade, e Adão é o pai dessa raça. É por isso que nascemos pecadores, por causa de Adão, ou seja, da sua desobediência. Todo homem e toda mulher que nasce neste mundo, não são filhos de Deus, são filhos de Adão, ou seja, filhos da desobediência. Efésios 5:6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
A luz desse texto das Escrituras, consciente ou inconscientemente, pensamos que sabemos o que é melhor para nós mesmos, para os outros e para o reino de Deus. Que tolos somos nós quando pensamos dessa maneira! Temos a atitude de quem “sabe tudo”. A demonstração mais egoísta e repulsiva da nossa atitude de quem “sabe tudo” é quando julgamos as decisões do nosso sábio e amoroso Deus. A atitude de quem “sabe tudo” é apaixonada por estabelecer alvos, fazer planos e executar feitos notáveis e também criticar e condenar aqueles que não fazem. A obra maior do homem e da mulher que morreu e ressuscitou com Cristo é crer em Cristo a cada dia e ficar crendo. Está escrito em João 6:28-29 Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
Na medida em que formos honestos, veremos a nossa atitude de quem “sabe tudo” em quase todas as direções para as quais nos voltarmos. O Senhor Deus do universo tem um ponto de vista para cada momento de nossas vidas, todavia por causa do conhecimento do bem e do mal, nós continuamente achamos “ter uma ideia melhor”. Não que nossas ideias sejam imorais ou de natureza anticristã. As nossas “ideias melhores” muitas vezes são como a de Caim, a respeito da adoração ou do serviço cristão. Caim achou que o Senhor se agradaria da sua oferta. Ele era em suma; um “sabe tudo”. Gênesis 4:5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
A grande maioria das pessoas não renascidas participa das reuniões de estudos da Palavra, da reunião de oração e tantas outras, e muitas vezes declaram: “Eu acho”, sem nenhum respeito para com o ponto de vista de Deus; ou seja, a vontade de Deus sobre aquele assunto. Muitas pessoas são convencidas de que são filhos e filhas de Deus por serem membros de uma igreja, por jejuar, dar o dízimo, orar, ler a Bíblia, cantar no louvor, ter um cargo importante na igreja, etc. No entanto, sem o novo nascimento tudo isso é pura frustração. O farisaísmo de todas as épocas insiste nessas observâncias religiosas de boas obras. Mas as Escrituras declaram em Tito 3:5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.
Essa natureza adâmica com que todos nós nascemos, precisa ser crucificada e morrer para dar lugar a uma nova natureza, isto é, novo nascimento. Para nascer de novo é preciso morrer. Se alguém não concorda com esta experiência, quando se achar no inferno será tarde para reconhecê-la, seja você um crente, um líder, ou teólogo. Ao reconhecermos o amor de Cristo quando morreu por nós, somos constrangidos ou obrigados a admitir que estamos identificados com Ele em Sua morte e concluir que Nele morremos, ressuscitamos e vivemos exclusivamente para Ele. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15.
Estamos mortos para o pecado. Jesus não só tira o nosso pecado, mas nos mata para o pecado. O melhor processo de vencer o pecado é morrer para ele, pois tudo para o que morremos não subsiste. Cada pecador precisa vencer morrendo para o pecado como diz a Palavra de Deus em Romanos 6:2b. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

Se alguém deseja a vitória sobre os seus pecados, receba a benção de sua morte com Cristo e consequentemente viverá para a justiça. Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:3. Amém.

Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: