Justiça
de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem;
porque não há distinção, Romanos 3:22.
A salvação apenas pela fé não representa
nenhuma novidade, pois ela se aplica tanto àqueles que viveram antes quanto
àqueles que viveram depois da cruz. Paulo passa a elucidar a maravilhosa
verdade de que todos são justificados em Cristo Jesus independentemente das
obras da Lei. As Escrituras deixa claro que aqueles que viveram antes da cruz
também se tornaram candidatos a serem justificados pela fé. As Escrituras nos
indicará a unidade do plano de salvação de Deus, antes e depois da cruz. Quando
houve a queda do homem, eles pecaram, mas assim que caíram, eles já não
poderiam mais se colocar na presença de Deus com base na aliança das obras.
Porém, assim que caíram, a aliança da graça se efetivou. O que a Palavra de
Deus nos relata em Gênesis é que, menos de vinte e quatro horas depois do
primeiro ato de desobediência, Deus já estava fazendo a sua promessa da vinda
do Salvador. Gênesis 3:15 Porei
inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente.
Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Se depois da queda de Adão e Eva, Deus
tivesse nos tratado de acordo com as nossas obras, estaríamos todos perdidos.
Mas Deus fez a promessa imediatamente. As pessoas que viveram antes ou depois
da cruz serão salvas de acordo com a mesma base: a obra consumada de Cristo na
cruz. Moisés e Elias encontrou-se e conversaram com Jesus no monte da
Transfiguração, e só houve um assunto suficientemente relevante para ser
conversado em um momento como aquele. O assunto era sobre a morte de Jesus. Lucas 9:30-31 Eis que dois varões falavam
com ele: Moisés e Elias, os quais
apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em
Jerusalém.
Por que eles escolheram precisamente
este tema para conversar? Por que Moisés e Elias, que viveram vários séculos
antes de Cristo, precisavam de que Ele morresse para que eles pudessem ser
salvos. Hebreus 9:15 Por isso mesmo, ele
é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão
das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da
eterna herança aqueles que têm sido chamados.
O que nos encanta na Palavra de Deus é
que nos tempos do Antigo Testamento Deus mostrava ao seu povo, de diversas
maneiras, que a salvação se dá pela graça, por meio da fé, e não pelas obras.
Logo depois que Deus deu a Israel os dez mandamentos, Ele lhes ordenou que construíssem
um altar, sobre o qual deveriam oferecer sacrifícios para expiar a sua
incapacidade de manter ou cumprir a Lei. Êxodo
20:24-25 Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus
holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo
lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; pois, se
sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás.
Aqui nesse trecho, Deus estava deixando
claro para eles que, na verdade, não podiam fazer nada com o fim de serem
justificados por meio das obras. Eles estavam proibidos de nem sequer lavrar as
pedras do altar. Por quê? Porque Deus estava se fazendo entender a Israel que
ninguém pode ser salvo por esforço humano. A base que Deus os aceitariam era a
obra consumada de Cristo no Calvário. Todas as vezes que lermos a palavra Altar
no Antigo Testamento, devemos nos lembrar da cruz. O povo do passado, todos
eles foram salvos pela cruz. Como sabemos? Sabemos por que todos os sacrifícios
que eles ofereciam de animais em holocausto, não removiam pecados. Hebreus 10:4 porque é impossível que o
sangue de touros e de bodes remova pecados.
No que diz respeito à salvação, a Lei
não mudou as coisas em absolutamente nada. A salvação pela graça não anula a
Lei, pois este era precisamente o propósito da Lei, nos mostrar o quanto
carecemos da graça de Deus. O Antigo e o Novo Testamento são um só, pois o
fundamento da salvação é o evangelho, a obra consumada de Jesus Cristo; e o
meio para a salvação é a fé. Romanos
3:29-30 É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios?
Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o
circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
As pessoas que estavam perdidas nos
tempos do Antigo Testamento e as pessoas que estavam perdidas nos tempos do
Novo Testamento, tanto quanto as pessoas que estão perdidas hoje, são todas
salvas na mesma base, ou seja, a obra consumada de Cristo na Cruz e o
instrumento, a fé. Se você pode crer pela graça de Deus que morreu com Cristo,
você pode chegar a seguinte conclusão: Concluímos,
pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
Romanos 3:28.
É importante que lembremos de que Deus
não nos impõe, de uma maneira qualquer, a Sua justiça. Antes, é devido à morte
de Cristo, Deus nos declara justos. Trata-se de um assunto legal entre Deus e
nós. Todos nós nascemos pecadores por natureza e condenados ao inferno, mas Deus,
com base na obra consumada de Jesus Cristo, nos declara justos. 2 Coríntios 5:21 Aquele que não conheceu
pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de
Deus.
Quando passamos a crer em nossa morte e
ressurreição com Cristo, todos os nossos pecados são colocados em Sua conta. O
fato de Ele ter sofrido de forma infinita na cruz deu-lhe o poder de pagar
infinitamente pela nossa dívida infinita. Jesus veio. Jesus morreu. Jesus
ressuscitou. Por toda a Escritura, Deus prometeu que isso iria acontecer um
dia. Daremos crédito a Deus? E quando cremos naquilo que Deus disse em Sua
Palavra, a nossa culpa passa a ser depositada em Jesus Cristo. E Ele pagou o
preço, ou seja, Ele nos comprou. Apocalipse
5:9 E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe
os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que
procedem de toda tribo, língua, povo e nação.
O mundo perdido está seguindo Adão em
fila indiana, mas nós somos chamados a seguir a Cristo por onde quer que Ele
vá. Agora somos filhos de Deus em Cristo, por isso, devemos viver como tais.
Pela graça de Deus, nós nos tornamos aquela humanidade que foi redimida. Hoje
vivemos para Deus, e estar vivo para Deus é algo importante. Mas se eu quiser
estar vivo para Deus, antes de qualquer coisa, deve haver morte. Porque, se fomos unidos com ele na
semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua
ressurreição. Romanos 6:5. Amém.
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