"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A JUSTIFICAÇÃO ANTES E DEPOIS DA CRUZ

Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, Romanos 3:22.
A salvação apenas pela fé não representa nenhuma novidade, pois ela se aplica tanto àqueles que viveram antes quanto àqueles que viveram depois da cruz. Paulo passa a elucidar a maravilhosa verdade de que todos são justificados em Cristo Jesus independentemente das obras da Lei. As Escrituras deixa claro que aqueles que viveram antes da cruz também se tornaram candidatos a serem justificados pela fé. As Escrituras nos indicará a unidade do plano de salvação de Deus, antes e depois da cruz. Quando houve a queda do homem, eles pecaram, mas assim que caíram, eles já não poderiam mais se colocar na presença de Deus com base na aliança das obras. Porém, assim que caíram, a aliança da graça se efetivou. O que a Palavra de Deus nos relata em Gênesis é que, menos de vinte e quatro horas depois do primeiro ato de desobediência, Deus já estava fazendo a sua promessa da vinda do Salvador. Gênesis 3:15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Se depois da queda de Adão e Eva, Deus tivesse nos tratado de acordo com as nossas obras, estaríamos todos perdidos. Mas Deus fez a promessa imediatamente. As pessoas que viveram antes ou depois da cruz serão salvas de acordo com a mesma base: a obra consumada de Cristo na cruz. Moisés e Elias encontrou-se e conversaram com Jesus no monte da Transfiguração, e só houve um assunto suficientemente relevante para ser conversado em um momento como aquele. O assunto era sobre a morte de Jesus. Lucas 9:30-31 Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.
Por que eles escolheram precisamente este tema para conversar? Por que Moisés e Elias, que viveram vários séculos antes de Cristo, precisavam de que Ele morresse para que eles pudessem ser salvos. Hebreus 9:15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
O que nos encanta na Palavra de Deus é que nos tempos do Antigo Testamento Deus mostrava ao seu povo, de diversas maneiras, que a salvação se dá pela graça, por meio da fé, e não pelas obras. Logo depois que Deus deu a Israel os dez mandamentos, Ele lhes ordenou que construíssem um altar, sobre o qual deveriam oferecer sacrifícios para expiar a sua incapacidade de manter ou cumprir a Lei. Êxodo 20:24-25 Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; pois, se sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás.
Aqui nesse trecho, Deus estava deixando claro para eles que, na verdade, não podiam fazer nada com o fim de serem justificados por meio das obras. Eles estavam proibidos de nem sequer lavrar as pedras do altar. Por quê? Porque Deus estava se fazendo entender a Israel que ninguém pode ser salvo por esforço humano. A base que Deus os aceitariam era a obra consumada de Cristo no Calvário. Todas as vezes que lermos a palavra Altar no Antigo Testamento, devemos nos lembrar da cruz. O povo do passado, todos eles foram salvos pela cruz. Como sabemos? Sabemos por que todos os sacrifícios que eles ofereciam de animais em holocausto, não removiam pecados. Hebreus 10:4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.
No que diz respeito à salvação, a Lei não mudou as coisas em absolutamente nada. A salvação pela graça não anula a Lei, pois este era precisamente o propósito da Lei, nos mostrar o quanto carecemos da graça de Deus. O Antigo e o Novo Testamento são um só, pois o fundamento da salvação é o evangelho, a obra consumada de Jesus Cristo; e o meio para a salvação é a fé. Romanos 3:29-30 É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
As pessoas que estavam perdidas nos tempos do Antigo Testamento e as pessoas que estavam perdidas nos tempos do Novo Testamento, tanto quanto as pessoas que estão perdidas hoje, são todas salvas na mesma base, ou seja, a obra consumada de Cristo na Cruz e o instrumento, a fé. Se você pode crer pela graça de Deus que morreu com Cristo, você pode chegar a seguinte conclusão: Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Romanos 3:28.
É importante que lembremos de que Deus não nos impõe, de uma maneira qualquer, a Sua justiça. Antes, é devido à morte de Cristo, Deus nos declara justos. Trata-se de um assunto legal entre Deus e nós. Todos nós nascemos pecadores por natureza e condenados ao inferno, mas Deus, com base na obra consumada de Jesus Cristo, nos declara justos. 2 Coríntios 5:21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Quando passamos a crer em nossa morte e ressurreição com Cristo, todos os nossos pecados são colocados em Sua conta. O fato de Ele ter sofrido de forma infinita na cruz deu-lhe o poder de pagar infinitamente pela nossa dívida infinita. Jesus veio. Jesus morreu. Jesus ressuscitou. Por toda a Escritura, Deus prometeu que isso iria acontecer um dia. Daremos crédito a Deus? E quando cremos naquilo que Deus disse em Sua Palavra, a nossa culpa passa a ser depositada em Jesus Cristo. E Ele pagou o preço, ou seja, Ele nos comprou. Apocalipse 5:9 E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.
O mundo perdido está seguindo Adão em fila indiana, mas nós somos chamados a seguir a Cristo por onde quer que Ele vá. Agora somos filhos de Deus em Cristo, por isso, devemos viver como tais. Pela graça de Deus, nós nos tornamos aquela humanidade que foi redimida. Hoje vivemos para Deus, e estar vivo para Deus é algo importante. Mas se eu quiser estar vivo para Deus, antes de qualquer coisa, deve haver morte. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5. Amém.

Assista as ministrações em nosso canal no youtube




Nenhum comentário: