"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 12 de novembro de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE - NELE RADICADOS

Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Marcos 4:5-6.
Hoje vamos analisar que tipo de viver entre os cristãos agrada a Deus, que tipo de viver é perseverante e imutável, e que tipo de viver pode sobreviver aos infortúnios e suportar testes. Pela explicação do Senhor, vemos que esta é uma vida superficial que não pode suportar ou resistir ao teste das provações. Este tipo de vida aparentemente tem um bom começo, mas acaba miseravelmente. Todo aquele que já morreu e ressuscitou com Cristo, o queimar do sol é indispensável porque ajuda o nosso crescimento. Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Deuteronômio 8:2.
No deserto há o queimar do sol. No deserto Deus permite o queimar do sol e também consente que dificuldades nos sucedam, para sabermos que esta é a expressão final e máxima do amor do Senhor, que é a cruz. Nada há que possa cultivar nossa vida espiritual tão bem quanto a cruz; pois nenhum teste pode ser melhor que a cruz. O que esperamos de Deus não é esta direção, mas Ele verdadeiramente faz assim. Aonde Deus quer que vamos, não é aonde gostaríamos de ir; o que Ele nos designa para fazer não é o que estamos dispostos a fazer. Amados, não devemos imaginar que realmente adquirimos algo simplesmente por ouvir uma mensagem. Por exemplo, depois que ouviram uma palavra sobre paciência, Deus arranjar-lhe-á tribulação porque tribulação produz paciência. Romanos 5:3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência.
Quando ouvirem a palavra sobre obediência, Deus irá prova-los com situações difíceis para que aprendam a obediência pelas coisas que sofrem. Hebreus 5:8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.
Após ouvirem a palavra sobre doçura, Deus, um dia, leva-os, face a face com muitas pessoas e problemas irritantes, que os fazem aprender a ser brando para com todos. 2 Timóteo 2:24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente.
Enquanto estamos nas mãos de Deus, não estamos dispostos a ser quebrados por Ele. Por quê? Porque tal vida é a mais dolorosa. Se vocês esperam que sua vida seja abundante, devem permitir que Deus ordene muitos testes para prova-los. Nós fomos chamados para vivermos uma vida em profundidade com o nosso Senhor.  Está escrito em Oséias 14:5-7. Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Estender-se-ão os seus ramos, o seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância, como a do Líbano. Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano.
Líbano é mencionado três vezes, uma vez como lírio, outra como oliveira e outra como vinho. Porque é dada tal ênfase ao Líbano aqui? É porque o cedro da montanha do Líbano é muito alto e suas raízes são muito profundas. A Bíblia usa o cedro do Líbano para representar a maior e mais alta árvore na terra; ele também é apresentado como símbolo daquelas pessoas que aprofundam suas raízes. Quando temos raízes profundas, ou seja, vida em maturidade, quando chegar o deserto (calor) não ficaremos perturbados. Jeremias 17:8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.
O lírio referido em Oséias, cresce no deserto e não no jardim de uma casa. Não há jardineiro para cultivá-lo, mas depende unicamente do calor do sol, da chuva e do orvalho para sustento. Nós, cristãos, somos os lírios dos vales. Cantares 2:1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.
A vida de uma pessoa madura depende totalmente do cultivo e sustento de Deus. Uma vida espiritual pura e bela provem de uma comunhão ininterrupta com Deus. Portanto, é dito para crescer como lírio e lançar suas raízes como o cedro do Líbano. Contudo, a bíblia mostra que a beleza aos olhos de Deus não é a beleza superficial, mas o fruto na realidade. A oliveira é uma árvore que gera um fruto que produz óleo e sua beleza está no seu fruto. A beleza de um cristão está em gerar o fruto do Espírito. Isto é adquirido apenas lançando e fixando suas raízes nas profundezas, caso contrário não haverá fruto. João 15:2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
Como já disse, Líbano é citado três vezes e todas com o propósito de chamar nossa atenção à vida nas profundezes. Embora esta vida nas profundezas seja como o lírio crescendo num vale isolado, como a oliveira que não é bonita exteriormente e como a vide que não se sobressai ao florescer, ainda assim ela é o resultado de olhar para Deus com simplicidade, e é capaz de produzir muito fruto. Amados, para viver uma vida nas profundezas, é necessário ter comunhão íntima e direta com o Senhor. Cantares 4:12 Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada.
Aqui é falado de um jardim. Como é visto na Bíblia, um jardim foi a primeira ideia de Deus. Um jardim é somente para beleza e desfrute. Descrever este jardim como um “jardim fechado” significa que ele não é um parque público ao qual todos têm acesso para ter prazer, mas é fechado exclusivamente para Cristo. Este tipo de viver não pretende agradar aos homens, mas apenas a Cristo. Regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. Provérbios 8:31.

Um filho de Deus maduro nunca deveria, intencionalmente, exibir sua beleza, busca e experiência espirituais para que outros vejam. Tudo deveria ser silenciosamente selado para o Senhor. Somente esta espécie de vida nas profundezas satisfará o coração do Senhor.  Nossa vida é muitas vezes tão superficial e uma grande parte dela é exposta na superfície. Possa o Senhor conceder-nos graça permitindo que a cruz faça uma obra profunda em nosso interior para que possamos firmar raízes a fim de ter vida nas profundezas para cumprir as exigências de Deus e satisfazer o Seu coração. Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente. Salmos 16:2. Amém.

Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: