"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (42) A VARA QUE FLORESCEU

Que tinha o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto. Hebreus 9:4.
Para estancar a rebeldia dos filhos de Israel e esclarecer, de uma vez por todas, que Arão era o homem escolhido como líder espiritual do povo, Deus deu uma ordem a Moisés e determinou que doze varas, uma de cada uma das doze tribos de Israel, com seus nomes escritos sobre elas, fossem recolhidas ao Tabernáculo. Cada tribo escolheu sua vara e colocou o nome de sua tribo sobre ela, menos a tribo de Levi, porque Deus determinou que sobre a vara de Levi fosse escrito o nome de Arão. As varas foram recolhidas, conforme a ordem do Senhor, na tenda do testemunho. No dia seguinte, Moisés entrou na tenda e encontrou as dozes varas lá, porém uma delas havia florescido e frutificado. Números 17:8 No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que o bordão de Arão, pela casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava amêndoas.
Somente a vara de Arão floresceu, as outras permaneceram do jeitinho que eram: simples varas mortas. A lição para nós não poderia ser mais clara: quem serve verdadeiramente ao Senhor floresce e frutifica. Isso nos leva a uma inevitável reflexão: Como está a nossa vara? Temos florescido e frutificado para o Reino de Deus? As varas que não frutificam são lançadas fora e esta lição foi deixada por Jesus em João 15:2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
É impossível frutificar se a vara não estiver ligada a árvore. Espiritualmente também é assim. Para Frutificar precisamos estar ligados a Cristo e lá ficarmos. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. João 15:4.
Este exemplo da Vara de Arão que floresceu, nos mostra como Deus pode dar vida à morte! Em Deus não somente a vida nasce da morte, mas esta “vida” gerada na “morte” se torna altamente produtiva. Falando figurativamente sobre sua morte, que iria produzir vida em abundância, Jesus disse em João 12:24. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
Quem éramos antes de Cristo? Nós éramos semelhantes àquelas varas secas, não tínhamos vida, éramos apenas um pedaço de madeira morta. Dentre as doze que foram postas perante o testemunho, apenas a que continha o nome de Arão floresceu, revelando a vontade de Deus. Nós não produzimos frutos antes de sermos escolhidos por Deus, pois estamos tão mortos quanto um pedaço de galho seco. Mas é pela graça de Deus que voltamos à vida, então podemos florescer novamente, e dar frutos, como aconteceu com a vara de Arão, e frutos maduros prontos para colher. Primeiro nascemos de novo, depois floresceremos, damos  frutos e logo estaremos prontos para sermos colhidos. Jesus ainda não voltou porque ainda não amadurecemos. Marcos 4:29 E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.
O primeiro fruto que vem de uma árvore é o seu fruto. Isso simboliza a ressurreição. Portanto, a vara que brota, floresce, frutifica, simboliza a vida de ressurreição de Cristo. Nascemos mortos espiritualmente, mas essa morte Cristo a destruiu-a em Sua morte na cruz, porque morremos com Ele e Deus nos deu vida nova pela ressurreição. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. 1 Pedro 1:3.
Com a vida de ressureição em nós, podemos produzir bons frutos. Deus não é teólogo, Deus é pedagogo. Sendo assim, tenhamos em mente que tudo o que Deus permite, Ele tem lições para nos ensinar. Na escola você estuda as lições para fazer as provas, mas com Deus é diferente: pois Ele te coloca nas provas para que você aprenda as lições. E quando é que se manifesta a vida de ressurreição? Nas provações! Lembrando que entramos nas provas com a vida de ressurreição, ou seja, com a vida de Cristo. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1:2-3.
Temos em nós a vida de Cristo, a vida que floresceu para enfrentarmos as circunstâncias como o motivo de nossa alegria. É certo que às vezes Deus não muda as circunstâncias, Ele usa as circunstâncias para mudar você e eu. Nós sabemos que é com provações e dificuldades que ganharemos a nossa alma. Está escrito em 1 Pedro 4:18 E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?
Para concluirmos, vemos que as doze varas foram postas na tenda da congregação, perante o testemunho no lugar onde o Senhor se manifestava. Porém uma só vara foi escolhida, a vara de Arão, a qual floresceu e produziu frutos. Uma só ressuscitou para ser usada por Deus. A vara ressuscitada representa todos àqueles que foram escolhidos por Deus nosso Senhor para ser seu vaso. As varas mortas na sua maioria representam aqueles que a si mesmos se escolhem. Não permanecem na presença de Deus, estão secos, não produzem frutos para glória de Deus, estão destinadas ao fogo eterno.

Veja como Judas os considerou-os: Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas. Judas 1:12. Deus te abençoe em Cristo.



 Assista as ministraçőes em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: