"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (43) AS TÁBUAS DA ALIANÇA

Ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança. Hebreus 9:4.
As tábuas da lei, também chamadas de “tábuas da aliança”, correspondem às tábuas de pedra conferidas a Moisés no Monte Sinai. Elas continham os Dez Mandamentos como preceitos divinos que deveriam ser observados pelo seu povo. Um detalhe importante é que estas tábuas de pedra também eram chamadas de tábuas do Testemunho, pois nos mostram os atributos de Deus como sendo: Zeloso, Cuidadoso, Fiel e Verdadeiro. Ele é Santo e Justo. E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êxodo 31:18.
As tábuas da lei foram colocadas dentro da arca porque os mandamentos constituíam o regulamento da aliança de Deus com Israel. A lei é a Palavra de Deus. Se já cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo, nossa próxima providência deve ser a busca do conhecimento da Palavra de Deus como escreveu Paulo em Colossenses 3:16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
É verdade que o povo de Deus na Velha Aliança foi incapaz de cumprir os preceitos divinos, em virtude do pecado arraigado à natureza do homem pela queda de Adão. Porém a Lei do Sinai era um “tipo”, um “simbolismo” da lei interior prometida pelo Senhor e que viria através do ministério do Filho de Deus em um tempo posterior. Jeremias 31:33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Vocês se lembram de que quando o maná e a vara que floresceu foram postos diante da lei, eles foram postos diante do Testemunho. Tudo foi colocado diante do Testemunho, ou seja, diante de Deus, pois não podia estar separado Dele.  Estar diante do Testemunho significa estar diante de Deus. Êxodo 16:33-34 Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e coloca-o diante do SENHOR, para guardar-se às vossas gerações. Como o SENHOR ordenara a Moisés, assim Arão o colocou diante do Testemunho para o guardar.
No conceito humano, a lei são os dez mandamentos. Se estiver tentando guardar a lei de Deus, ela seguramente será os dez mandamentos para você. Mas se souber o que é a vida, e se, em vez de tentar guardar a lei, você andar com Deus, certamente perceberá que a lei é o Testemunho de Deus, a expressão de Deus. Romanos 8:2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Se na época do Antigo Testamento você quisesse saber como era Deus, você tinha que consultar a lei, mas hoje, se quiser saber como Deus é, você deve ir a Jesus Cristo. No Antigo Testamento a lei era o Testemunho de Deus, mas hoje Jesus Cristo é o Testemunho vivo, pleno e adequado. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 1 João 5:11.
De todas as coisas relacionadas ao Tabernáculo, as tábuas do Testemunho são as mais elevadas. Elas não são apenas o item mais elevado; são também o mais central.  Como pessoas regeneradas e pessoas libertas do pecado, passamos a ser o templo de Deus. 1 Coríntios 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
O nosso corpo é uma figura também do Tabernáculo. Nosso corpo é o átrio, nossa alma é o Santo Lugar, e nosso espírito é o Santo dos Santos. A lei da vida não está no átrio nem no Santo lugar, mas no Santo dos Santos. Por isso que a intenção de Deus não é que tentemos obedecer à lei, mas sim mostrar-nos quem é Ele. Não importa o quanto amamos a lei, não conseguiremos cumpri-la. Que deve Deus fazer, então? Ele disse em Hebreus 8:10 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Isso não significa que devemos guardar a lei. Não, isso significa que a lei trabalhará a si mesma em nós, de dentro para fora. Isso revela por que Deus pôs a lei na arca e pôs a arca no Santo dos Santos. Como essa lei pode entrar em nós? Somente por meio de Cristo. Quando Cristo entra em nós, essa lei vem para o nosso interior. Quando recebemos Cristo, recebemos a lei. Quando cremos no Senhor, recebemos não a lei de Moisés que é um verdadeiro jugo de escravidão, mas a lei da liberdade em Cristo Jesus. Gálatas 5:1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
Agora que temos essa lei em nós, não é mais questão de guardarmos a lei; é absolutamente uma questão de permitirmos que Cristo viva em nós. Não deveríamos tentar guardar a lei exteriormente, mas deixar Cristo viver em nós, de dentro para fora. Ninguém consegue guardar a lei. Por quê? Porque a lei é espiritual e o homem é “carnal vendido ao pecado”. O filho de Deus consegue? Também não! Por que não? Porque está crucificado e morto com Cristo, por isso vive pela lei da vida de Cristo nele. Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:19-20. Amém.


Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: