"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 18 de fevereiro de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (44) SANTIDADE

E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. Isaías 35:8.
As Escrituras afirmam que sem santificação ninguém verá o Senhor. Durante muito tempo e em muitas congregações vemos o infrutífero esforço de promoverem a santificação em pessoas não nascidas de novo, ou seja, imposição de santidade a indivíduos não regenerados. Isto é trágico. Isto produz farisaísmo hipócrita; religiosidade aparente ao ponto de convencer exteriormente, mas interiormente, são abomináveis. Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
Encontramos na Palavra de Deus que a regeneração é um ato; uma experiência imediata, e a santificação é um processo, uma experiência gradativa. E a santificação é o processo de Deus em nos conformar com a imagem de Seu Filho Jesus Cristo. A entrada para a santificação é o novo nascimento. A Bíblia diz que santificação sem regeneração é impraticável. Primeiro a regeneração, depois renovação ou santificação. Davi seguiu esta ordem. Leiamos Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
A regeneração é o estabelecimento da vida de Cristo em nós. Esta se compõe pela destituição da nossa vida e da instituição da vida de Cristo em nós. A santificação é a permanência da vida de Cristo em nós. Este é o milagre permanente, ou seja, o divino habitando no humano. É o sublime Tesouro permanecendo no vaso de barro, porém limpo e puro. 2 Timóteo 2:21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
A santificação é a evidência do novo nascimento. E, não perdendo de vista a nossa morte em Cristo, temos a manifestação da Sua vida em nosso corpo, existindo e agindo. Hoje as pessoas “evangélicas” se preocupam muito com o comportamento, mas qual seria o comportamento de Cristo vivendo em mim? Santidade. E isto também é verdade no Antigo Testamento: Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados. Êxodo 29:43.
Deus Pai em Seu muito amor com que nos amou, tirou a nossa vil e perversa vida e nos deu a Vida sublime do Seu Filho! E, esta vida gloriosa do Filho de Deus habitando em nós, é santidade. Então fica muito claro que crescer no conhecimento de Cristo é o crescimento da nova criatura, e este é o caminho da santificação. Portanto, a santificação consiste não em fazer, mas sim em ser. Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16.
Aquele que supõe que Jesus Cristo viveu, morreu e ressuscitou somente para prover justificação e perdão de pecados para o seu povo ainda tem muito a aprender. Consciente disso ou não, ele está desonrando o nosso bendito Senhor, transformando-O em um meio-Salvador apenas. O Senhor Jesus realizou tudo quanto é necessário para a nossa alma; não somente para livrar-nos da culpa do pecado, mediante a sua morte expiatória, mas também para nos livrar do domínio dos nossos pecados, conferindo o Espírito Santo aos nossos corações; não somente para nos justificar, mas também para nos santificar. Portanto, Ele não é apenas a nossa justificação, mas também é a nossa santificação. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1 Coríntios 1:30.
De fato Cristo é chamado de “o que santifica” e o seu povo é denominado “os que são santificados”. Hebreus 2:11 Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos.
A santificação, uma vez mais, é o resultado e a consequência inseparável da regeneração. Aquele que nasceu de novo e foi feito uma nova criatura, recebe uma nova natureza e um novo princípio, e passa a viver uma nova vida. Uma regeneração que permite que um homem viva descuidadamente no pecado ou no mundanismo é uma regeneração inventada por teólogos sem inspiração, mas jamais mencionada nas Escrituras. Pelo contrário, o apóstolo João expressamente diz em 1 João 3:6 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.
A união com Cristo que não produz qualquer efeito sobre o coração e a vida não passa de uma união meramente formal, indigna diante de Deus. Alguém disse que “a fé que não envolve uma influência santificadora sobre o caráter da pessoa não é melhor que a fé dos demônios”. Está fé é morta, porque ela está sem Cristo. Não há maneira pela qual, por nós mesmos, possamos gerar santificação. Nossa santificação é Cristo. Não há maneira pela qual possamos ser bons. Nossa bondade é Cristo. Não há maneira pela qual possamos ser santos. Nossa santidade é Cristo. Todo homem e mulher que é santo em Cristo foram separados para o Senhor.  Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus. Levítico 20:26.

Em suma, onde não há santificação da vida, não há fé real em Cristo. O problema de muitos cristãos é que eles estão mais preocupados com sua doutrina da santidade do que com o fato de serem revestidos da beleza da pureza de Cristo. Deus ama tanto a pureza que prefere ver um buraco na roupa de seus filhos a enxergar uma mancha. Somos filhos de Deus em Cristo e a Sua vontade para nós seus filhos é a santificação. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição. 1 Tessalonicenses 4:3. Amém.

Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: