"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 26 de fevereiro de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (45) SANTIDADE II

E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:24.
Definindo a palavra santificação: Significa “tornar santo”, “consagrar”, “separar do mundo” e “apartar-se do pecado”, a fim de termos ampla comunhão com Deus e para servir a Cristo com alegria. Muitas pessoas que se dizem regeneradas por Deus não dão bom testemunho quando estão distantes da comunidade e dos membros que a compõe. Tais pessoas enganam a si mesmas e não experimentaram a verdadeira regeneração através da lavagem da água pela palavra de Deus que purifica o homem de todo o pecado tornando-o apto a salvação. Efésios 5:25b.-26. Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra.
Santificação é a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, habilitados a morrer cada vez mais para nós mesmos e a viver para a retidão. Viver em retidão é viver uma vida crucificada onde haverá a manifestação santa do nosso Senhor em nós.  Trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos. 2 Coríntios 4:10.
Santidade é a antítese do pecado, e a beleza da santidade está em contraste direto com a feiura do pecado. O pecado é uma deformidade, uma monstruosidade. O pecado é repulsivo, repelente ao Deus infinitamente puro; é por isso que Ele escolheu a lepra, a mais repugnante e terrível de todas as doenças, para ser seu emblema. Quando o Profeta foi divinamente inspirado para descrever a condição degenerada de Israel foi nestas palavras: Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo. Isaías 1:6.
No extremo oposto da hediondez do pecado está a “beleza da santidade”. A santidade é amável aos olhos de Deus, é necessariamente assim. Ela é o reflexo da Sua própria natureza. O homem natural é totalmente incapaz de discernir a excelência do que é de grande valor aos olhos de Deus. Então, deixe-os ser lembrados do fato solene de que quando o Santo habitou aqui na terra o não regenerado não viu em Jesus Cristo “nenhuma beleza” para que O desejassem, e é o mesmo hoje. Deus deve remover as escamas dos olhos do nosso coração antes que possamos perceber que a santidade é bela. Os verdadeiros adoradores O adoram na beleza de Sua santidade. Salmos 96:9 Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras.
Eis a beleza de Cristo. Essa beleza de Cristo é para aqueles que creram em sua morte e ressurreição com Ele como o sacrifício suficiente pelos seus pecados. Você já conhece essa beleza de Cristo? Se diante de Deus você tornou-se santo, também está vivendo assim diante dos homens? A visão que Deus tem dos seus, em Cristo, é cada vez mais evidenciada pelas suas atitudes santas aqui na terra e isso para a glória de Deus e a Sua santidade. Assim como a aurora, você já está brilhando mais e mais. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18.
Talvez você diga: “não, eu não gosto de estar no meio de pessoas santas”. Mas na vida futura encontraremos o quê? “Tenho preguiça de ler a Bíblia”; mas se somos incapazes de se concentrar para ouvir o que Deus falou e fez em Cristo, o que queremos lá? Qual é nosso interesse? Escapar do inferno? Talvez você pense: “você quer que as pessoas procurem a santidade por medo?”. Não é o que eu quero. Mas, às vezes é necessário que sejamos alertados que sem santificação ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
Seja sincero com você mesmo diante dessa pergunta: como poderá se sentir feliz e à vontade no céu, se morrer destituído de santidade? Cada pessoa neste mundo após a sua morte haverá de ressuscitar com o mesmo caráter com que deu o seu último suspiro. Agora mais uma pergunta: onde será o teu lugar, se vive hoje estranho à santidade? Por isso é que devemos ser santos porque sem a santidade na terra nunca estaremos preparados para desfrutar o céu. O céu é um lugar santo. O Senhor do céu é um Ser santo. A santidade está estampada em tudo quanto existe no céu. Apocalipse 21:27 Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
Muitas das pessoas que se dizem filhos de Deus perderam o senso de temor, e muitas pessoas se aproximam de Deus com uma familiaridade tão casual que beira a blasfêmia. Muito do que é feito em nome da adoração hoje claramente não considera Deus como verdadeiramente santo.  Muitos cânticos atraentes estão sendo entoados, sensações comoventes são despertadas, pensamentos aceitáveis vêm à mente, e emoções agradáveis estão sendo cultivadas. Mas, com frequência, essas coisas são meros exercícios consumistas que mascaram uma adoração sem nenhum conhecimento sério da santidade de Deus. Precisamos nos voltar para a Verdade de Deus pois ela nos santifica. João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Graças ao Senhor Jesus porque um dia naquela cruz, Ele crucificou a nossa natureza maldita. Jesus morreu de fato, e nós morremos nEle, mas o nosso Deus e Pai o ressuscitou dos mortos, para que Ele seja nossa própria vida. Nele somos santos e amados do Pai e a única evidência segura de que estamos unidos a Jesus Cristo e Ele a nós é uma vida santa. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. João 17:19. Amém. 

 Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: