"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 4 de março de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (46) SANTIDADE SEM QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14.
Hoje nós vamos procurar mostrar no que consiste a santidade prática. Que tipo de pessoa Deus chama de santo? Um homem pode ser bem sucedido sem jamais experimentar a verdadeira santidade. Não se trata de conhecer as Escrituras, pois Balaão tinha conhecimento. Também não se trata de profunda profissão de fé cristã, Judas Iscariotes professava-se cristão. Também não se trata de moralidade ou de respeitabilidade externa na conduta; o jovem rico caracterizava-se por tais virtudes. Quando Jesus citou seis mandamentos horizontais, veja o que disse o jovem em Mateus 19:20 Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda?
No que consiste, portanto, a santidade prática? A santidade é o hábito de ter a mesma mente de Deus à medida que tomamos conhecimento da sua mente, descrita nas Escrituras. O homem santo abomina aquilo que Deus abomina, amando aquilo que ele ama e medindo tudo quanto há neste mundo pelo padrão da Sua Palavra. Uma pessoa que assim procede terá uma decidida inclinação de coração a Deus; o desejo íntimo de cumprir a sua vontade; um maior temor de desagradar o Senhor do que de desagradar o mundo e um amor a todos os caminhos de Deus. Salmos 119:128 Por isso, tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos e aborreço todo caminho de falsidade.
O homem e a mulher santos levará a morte a sua natureza terrena no sentindo de mortificar os desejos do corpo. Os que são de Cristo crucificaram a sua carne com seus afetos e paixões. Quão importante foi à palavra do nosso Senhor Jesus aos seus discípulos em Lucas 21:34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
Deus é santo. A fim de ser santo Ele são se conforma a nenhum padrão humano. Ele é o padrão. É absolutamente santo com uma plenitude infinita e incompreensível de pureza, incapaz de ser diferente daquilo que é. Porque é santo, todos seus atributos são santos. Tudo que pertence a Deus é santo. Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16.
Deus é santo, e fez da sua santidade a condição necessária para manter saudável o Universo. A presença temporária do pecado apenas acentua esta verdade. O que é santo é saudável; o pecado é uma doença moral que conduz à morte. Tudo que não é santo desagrada totalmente a Deus. Nem o céu nem as estrelas são puros à vista de Deus. Está escrito em Jó 15:15-16. Eis que Deus não confia nem nos seus santos; nem os céus são puros aos seus olhos, quanto menos o homem, que é abominável e corrupto, que bebe a iniqüidade como a água!
Santidade significa: separação total a Deus, dedicação total a Deus, vem de sagrado, consagrado. Sem um coração santo não se pode viver em santidade. Santidade é o clamor do coração de Deus para o seu povo desde a Antiguidade até os dias de hoje. Deus deseja uma geração que seja exclusiva para si, separada para si, consagrada para si. E esse anseio do coração de Deus se revela em toda Bíblia. É um cuidado da parte de Deus com os seus escolhidos. A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:17-18 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Todo regenerado é um santo e também sabe que o seu coração se se assemelha a um pavio e por isso manter-se-á diligentemente afastado das fagulhas da tentação. Satanás é muito sútil na forma como torna o pecado atraente e em como diminui a gravidade das suas consequências. C. S. Lewis disse que “a estrada mais segura para o inferno é a gradual; a ladeira suave, com chão suave, sem curvas acentuadas, sem marcos de quilometragem, sem sinais de trânsito”. A cruz nos condena a sermos santos, pois ela nos leva para o caminho apertado. Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Mateus 7:13-14.
A santificação sempre será uma obra progressiva. A verdadeira santidade é uma grande realidade. A santidade é uma coisa que pode ser vista em um homem, podendo ser reconhecida, salientada e sentida por todos quantos estão à volta dele. A santidade é como a luz: quando existe, é percebida. Também se assemelha ao sal: quando existe, seu sabor fatalmente será sentindo. Também é como um perfume aromático: quando existe, sua presença não pode ser ocultada. Lembram-se da mulher rica chamada Sunamita? Eliseu passou pelo crivo crítico de uma mulher rica, que não atentava para outros interesses, senão o de avaliar a santidade, a diferença na estrutura de homem de Deus, muito além das aparências religiosas. 2 Reis 4:9 Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus.
A singularidade de uma vida santa implica na sua identidade com a vida de Cristo. O santo é uma pessoa que foi salva completamente da pena do pecado, pela obra maravilhosa de Cristo na cruz, e que está sendo salvo do poder do pecado pela vida soberana de Cristo no seu interior. Ninguém pode ser salvo sem ser feito santo. Todo salvo é santo, e todo santo é salvo. A santidade não deve ser vista em termos de êxtase do homem, mas em termos do caráter de Cristo revelado no viver diário. trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos. 2 Coríntios 4:10. Amém. 

 Assista as ministrações em nosso canal no youtube






Nenhum comentário: