"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 11 de março de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (47) OS SINAIS DA SANTIDADE

Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:15-16.
Hoje com a ajuda do Senhor, vamos analisar os sinais visíveis da santidade na vida de uma nova criatura. Por ser difícil, não podemos abordá-la sem ofender a alguns. Porém, a verdade deve ser dita, sem importar quais sejam os riscos; e existem aspectos da verdade que precisam ser especialmente frisados nos dias em que vivemos. Todo homem e toda mulher que morreu e ressuscitou com Cristo demonstra os sinais visíveis da santidade em sua vida. Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR. Êxodo 28:36.
Desde a criação, Deus quis um povo santo. Ele desejou uma comunhão especial com os homens que fossem capazes de andar com Ele e falar com Ele numa união especial. Mas a própria natureza de Deus estabelece limites para tal associação. Seu caráter santo não pode permitir ser contaminado pelo pecado e pela corrupção. Os homens só podem estar na sua presença se forem puros. Salmos 24:3-4a. Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração.
Todo filho de Deus é um santo. Ser santificado, posicionalmente falando, é ter sido colocado à parte ou separado por Deus. Isso acontece quando nascemos de novo. Aqueles que são nascidos de Deus foram colocados à parte ou separados da massa da humanidade que caminha rumo à destruição. Um dos grandes sinais da santificação é que somos habitados pelo Espírito Santo. 2 Timóteo 1:14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.
Assim como o espírito imundo habita nos ímpios e os leva ao orgulho, luxúria, vingança e tantas outras coisas impuras, assim o Espírito de Deus habita nos filhos de Deus, como seu guia e Consolador. O Espírito possui os santos. O Espírito de Deus santifica a imaginação, tornando os pensamentos a um estado santo; e santifica a vontade, colocando uma nova preferência sobre ela, graças à qual ela está inclinada para o bem. Somente quem é filho de Deus em Cristo poderá ser guiado pelo Espírito Santo. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8:14.
Um sinal de santificação na vida de um regenerado é uma antipatia contra o pecado. Um hipócrita pode deixar o pecado, mas ele o ama; assim como uma serpente despoja-se de sua pele, mas mantém seu veneno; mas de uma pessoa santificada pode-se dizer que ela não só deixa o pecado, mas o detesta. Salmos 119:104 Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.
Onde o coração é santificado a vida também o será. O templo tinha ouro por fora e como também por dentro. Como em uma moeda não existe somente a imagem do rei por um lado, mas também sua inscrição pelo outro, assim onde há santidade, não somente existe a imagem no coração, senão também, uma inscrição de santidade escrita na vida. Alguns dizem que eles têm um bom coração, mas suas vidas são depravadas. Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia. Provérbios 30:12.
Uma pessoa santa considera seus pecados como aqueles que crucificaram seu Salvador. O problema de muitos cristãos é que eles estão mais preocupados com sua doutrina da santidade do que com o fato de serem revestidos da beleza da pureza de Cristo. O fim destinado ao homem não é felicidade nem saúde, mas, sim, santidade. O único objetivo de Deus é a produção de santos. O nosso chamado é para sermos santos.  1 Tessalonicenses 4:7 Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
O céu precisa estar em ti antes que possas estar no céu, ou seja, Aquele que nos deu Sua imagem quer necessariamente ver Sua imagem em nós. Santidade é a marca de identificação das ovelhas de Cristo. Se a água está suja no balde, é porque não está limpa no poço. A graça da santidade é mais bela quando a sua luz brilha de tal forma que outros possam vê-la. Salmos 45:13 Toda formosura é a filha do Rei no interior do palácio; a sua vestidura é recamada de ouro.
A santidade não é o caminho para Cristo; Cristo é o caminho para a santidade, pois sem Ele nada podemos fazer. Quem nos santifica é o próprio Senhor Jesus. Aliás, é a própria Trindade quem nos leva a sermos santos de verdade. As Escrituras afirmam em 1 Tessalonicenses 5:23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
O caminho da santidade que leva à felicidade é um caminho estreito; só há lugar para um Deus santo e uma alma santa andarem juntos. Por isso que a santificação é uma continuação natural da experiência da salvação. Deus quer que seus filhos se pareçam com Ele e isso só é possível através da santificação. Quando estamos no caminho da santificação o Senhor poderá fazer maravilhas em nosso meio. Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós. Josué 3:5b.
A santificação é a primícia do Espírito; a única moeda circulante no outro mundo. A santificação é a prova do amor de Deus. Não podemos conhecer o amor de Deus, pela saúde que Ele nos dá, ou pela riqueza ou sucesso; senão que pelo fato dEle imprimir Sua imagem de santificação em nós pelo pincel do Espírito Santo. Aquele que nos deu sua imagem quer necessariamente ver sua imagem em nós. Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados. Êxodo 29:43. Amém. 

 Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: