"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 22 de março de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (48) A PESSOA DO ESPÍRITO

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19.
O Senhor Jesus foi a primeira pessoa a experimentar o habitar do Espírito Santo. Isso foi porque a própria vida dentro Dele era o Espírito Santo. O grande segredo da beleza e glória da vida de Jesus de Nazaré foi que Ele viveu em comunhão com o Espírito de Deus. Nascido do Espírito, sustentado pelo Espírito, conduzido pelo Espírito ao deserto, voltou no poder do Espírito para realizar Sua obra, até que, através do Espírito Eterno Se ofereceu imaculado a Deus. Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
Jesus Cristo viveu em constante cooperação com o Espírito de habitação de Deus, sem nunca O resistir, entristecer ou apagar. Qual foi o resultado de tal viver? O Espírito de Deus Se tornou manifesto no Espírito de Jesus. A Pessoa real do Espírito Santo, ela se refere também àquela Pessoa na manifestação do caráter trabalhado na mente, no temperamento e na disposição de Cristo. Estas duas frases nos levam à consideração do visível e do invisível na vida e no caráter cristão. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gálatas 5:25.
A ausência do Espírito de Cristo demonstra a ausência do Espírito de Deus. A presença do Espírito de Cristo prova a presença do Espírito de Deus. Quando é que uma pessoa pode ser habitada pelo Espírito Santo? É tão somente quando ela crê em sua co-crucificação juntamente com Cristo, ou seja, está unida a Cristo na morte e na ressurreição. A partir dessa experiência ela é habitada e selada com o Espírito santo. Efésios 1:13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
Quando o Espírito de Deus está entronizado, não vivemos mais na carne e sim no espírito. Depois, pouco a pouco virá a plena frutificação do caráter cristão, pois este não alcança a perfeição num instante, pois ela é gradual conforme diz as Escrituras em Marcos 4:28 A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga.
O Espírito Santo é o único que pode produzir naquele que nasceu de novo o Espírito de Cristo, isto é, O espírito semelhante ao que foi manifestado em Cristo. A manifestação do Espírito Santo na vida de Cristo terá a mesma manifestação e influência em todo regenerado que responde ao Senhor. Sim em todas as coisas e até mesmo na morte. O Espírito de Deus veio manifestar a vida de ressurreição não somente em Cristo, mas em todo aquele que nasceu de Deus. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. Romanos 8:11.
O Espírito Santo é Deus e é também uma Pessoa. Ele não é uma energia impessoal, uma mente fria, sem personalidade, sem coração. A Bíblia não coloca o Espírito Santo na categoria do Isto, da Coisa, mas do Tu, da Pessoa. Há, no entanto muita confusão a esse respeito, inclusive nos meios evangélicos. Você já observou que as nossas orações, quando relacionadas ao Espírito, muitas vezes lhe atribuem apenas pode energético? Oramos: “Ó Deus, manda a força do Espírito, o poder do Espírito, a influência do Espírito”. O Espírito Santo é quem nos regenera e nos transforma numa nova criação de Deus, nos faz nascer de novo. João 3:5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
Sem a obra do Espírito, não há nada novo no coração humano. Somente o Espírito gera uma nova criatura. A moral social faz surgir um moralista. Os compromissos cívicos fazem aparecer um cidadão responsável. A política faz desabrochar um homem crítico e esperto. A religião faz nascer um filantropo. O amor pela família torna o ser humano menos egoísta. Mas nenhuma destas coisas faz nascer o novo homem, segundo a imagem de Deus. As Escrituras afirmam em João 3:6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
Somente o “lavar renovador e regenerador do Espírito Santo” pode fazer aparecer o ser humano cidadão do reino de Deus. Qualquer outra perspectiva de fazer o Novo Homem sem um encontro radical, essencial, revolucionário e dramático com o Espírito é totalmente utópica e fadada ao fracasso. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Romanos 8:13.
Pode ser que o filho de Deus nem sempre esteja consciente da presença do Espírito Santo, mas ele nem seria cristão em sua ausência. Ninguém precisa perguntar a uma nova criatura se ele foi batizado com o Espírito. O próprio fato de uma pessoa estar no corpo de Cristo demonstra que ela foi batizada com o Espírito, pois não há outra maneira de entrar no corpo. As Escrituras afirmam isso em 1 Coríntios 12:13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Antes do Pentecoste, os discípulos achavam difícil fazer coisas fáceis; depois do Pentecoste, achavam fácil fazer coisas difíceis. Podemos considerar como regra da vida cristã o fato de que, quanto mais formos cheios do Espírito Santo, mais glorificaremos o Senhor Jesus. O Espírito Santo veio para glorificar a Cristo e nós no poder do Espírito também. Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis. João 15:26-27a. Amém.


 Assista as ministrações em nosso canal no youtube


Nenhum comentário: