"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 29 de março de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (49) A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. João 3:5.
Temos entendido que o Senhor deseja introduzir sua igreja em uma realidade mais plena e mais profunda no que diz respeito ao Espírito Santo. Irmãos e irmãs, que haja uma testificação profunda no nosso interior de que nós podemos entrar, tocar a realidade espiritual que muitas vezes nem mesmo conseguimos explicar. Creio que isso está contido em parte do que o Senhor quis dizer quando Ele disse que o Espírito sopra onde quer. João 3:8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Esse “não sabes” muitas vezes nos inquieta muito, porque nós queremos saber tudo. Mas nós podemos não somente ver, mas também podemos entrar naquelas realidades espirituais que o Espírito Santo toma de Cristo e traz a nós. O Senhor Jesus usou na sua conversa com Nicodemos dois verbos: Ver/Entrar.  “Quem não nascer de novo não pode ver, primeira palavra e quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar”. Ver / entrar. É claro que sem o Espírito Santo nós seríamos cegos. Graças ao Senhor que o bendito Espírito Santo que nos faz ver é o mesmo que nos faz entrar. É um assunto de revelação. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 1 Coríntios 2:10.
Antes nós não víamos nada. Então o Espírito Santo abre e nós podemos ver a realidade espiritual contida em Cristo e entrar nela. Estamos em Cristo, estamos na realidade espiritual. Isso se chama revelação. É um privilégio que nós temos por sermos propriedades do Senhor. Foi o que o Senhor disse para Pedro em Mateus 11:27b. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Precisamos ter consciência o quanto a igreja tem carecido dessa revelação. A maior necessidade da igreja não é de coisas, mas somente de Cristo como cabeça da igreja. Nós dizemos que o Senhor Jesus é o nosso cabeça como igreja, mas na prática nós agimos de forma tão desordenada tantas vezes. Portanto, não é assim, que demonstra que o Senhor não é o nosso cabeça. Na verdade a cabeça são as boas intenções, a cabeça é o bom senso. Não é verdade irmãos? Precisamos admitir isso diante do Senhor, para que o Senhor então tenha real lugar para visitar-nos como igreja. Salmos 80:14 Ó Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, olha do céu, e vê, e visita esta vinha.
Quando Cristo foi entronizado no trono, Ele não se tornou o Espírito. Cristo derramou o Seu Espírito. E o Seu Espírito tem unidade com Ele. O que Ele é o Seu Espírito é. O que Ele tem o Seu Espírito tem. Quando Ele derrama o Seu Espírito Ele derrama a Si mesmo, no Seu Espírito. Então, que derramamento maravilhoso esse! O Espírito Santo é quem toma tudo o que é de Cristo e aplica, e traz, para aqueles que crêem. Atos 2:33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.
A questão é a realidade espiritual que nós tocamos pela fé e por causa da presença de quem? Do bendito Espírito Santo que traz à realidade de tudo o que Cristo é e fez. Se o Espírito Santo no meio de nós não for honrado, nós perdemos a realidade do Senhor. Se o Espírito Santo não for obedecido, nós perdemos a realidade de comunhão com o Senhor, porque o Senhor é o Espírito. 2 Coríntios 3:17 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Então há uma identificação entre o Jesus ressurreto e o Espírito divino. Onde está o Espírito do Senhor para que nós vejamos que há uma distinção. Você viu? Há o Senhor, e há o Espírito. Por isso há o Espírito do Senhor. Distinção. Duas pessoas. Mas o Senhor é o Espírito. Só mesmo o Espírito Santo poderia ter esse equilíbrio tão maravilhoso para expressar essa verdade. Porque o Espírito Santo e Cristo são tão um, da mesma maneira como o Senhor Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”, nós podemos dizer: Jesus e o Espírito também são um. Então Ele diz em 2 Coríntios 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Nosso Senhor não está no trono olhando para a sua igreja, o que é que a sua igreja tem de melhor para fazer, mas Ele está no trono e nos deu o seu Espírito que habita em nós, para fazer tudo irmãos. Fazer ver, convencer de pecados, conduzir ao arrependimento, inspirar, revelar, equipar. Que coisa maravilhosa, vivificar, consolar, dar suporte. Quando cremos que morremos e ressuscitamos com Cristo pela graça revelada, recebemos algo maravilhoso do Senhor. Romanos 15:13 E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.
Sem a atuação do Espírito em nós, certamente podemos abrir as nossas portas, nós podemos ter reunião semanal, nós podemos partir o pão, nós podemos ministrar a Palavra, nós podemos ter reunião de mutualidade, nós podemos ter tudo. Mas, se nós não tivermos uma atmosfera de vida real que tem honrado o Espírito de Deus em nós, então nós deixaremos de experimentar a realidade espiritual do senhorio de Cristo em nossas vidas. Isso seria uma tragédia! E nós precisamos levar essas barreiras diante do Senhor, não só como indivíduos, mas como igreja em oração corporativa. Nós precisamos dizer: “Senhor, julga-nos como igreja”. Porque, se o Senhor não nos julgar agora, Ele vai nos julgar na sua vinda. Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5. Amém.



 Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: