"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 5 de abril de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE (50) A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO III

O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. João 14:17.
O Espírito Santo está na Trindade. Portanto, a presença do Espírito Santo é a presença de Deus. Se o Espírito Santo está em algum lugar, Deus está ali também. Como o Espírito habita no cristão, Deus e Cristo também habitam nele. Deus está em Cristo, Cristo está no Espírito Santo, e o Espírito está em nós. Que maravilhosa união com Cristo! Esse conhecimento não é apenas mental, esse conhecimento não é objetivo, mas experimental, porque Ele habita em nós conforme está escrito em 2 Timóteo 1:14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.
Quando cremos em nossa co-crucificação com Cristo, o Pai coloca em cada de um de nós o Seu selo que é o Espírito Santo. O Seu selo em nós é para que, daí em diante, nos consideremos totalmente de Cristo. Ninguém pode ser selado se não nasceu de novo, pois Deus não pode colocar a Sua assinatura naquilo que não é Dele. 2 Coríntios 1:21-22 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
Muitos professam serem filhos de Deus, mas a grande maioria não o é de fato; porque aquilo que professam com seus lábios eles desmente com o seu viver. Você que já nasceu de novo, será que Cristo pode confiar em você? A questão é mais séria que isso. Será que Cristo pode confiar a Si mesmo a você? Será que o Espírito Santo, que é o Seu anel com sinete, pode ser confiado a você para selar a sua oração e te certificar como autêntico, sem comprometer a Sua honra? O fato de possuirmos o Espírito Santo nos compromete irrevogavelmente com a separação do pecado, caso contrário, estaremos o entristecendo. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4:30.
Outro fato fundamental na vida de um filho de Deus é ser cheio do Espírito Santo. Desde o dia de Pentecostes, Cristo abriu um novo e vivo caminho à presença de Deus para nós. A redenção de Cristo é uma obra maravilhosa, mas é o Espírito Santo, após ter feito a Sua habitação aqui na terra, que torna a obra de Cristo real para todos nós, tanto em nossa vida individual ou familiar como também em nossa vida de igreja. Ser cheio do Espírito é um imperativo, é uma ordem para cada um de nós. As Escrituras diz em Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.
O que significa ser cheio do Espírito Santo? Ser cheio do Espírito é algo que transmite autoridade e poder e habilidade para o serviço e testemunho. Este enchimento é uma necessidade absoluta para um serviço autêntico. Mesmo o nosso Senhor não iniciou Seu ministério enquanto o Espírito Santo não desceu sobre Ele. Esse fato, pois, é vital para o nosso testemunho. Ele foi todo o segredo do ministério do apóstolo Paulo. Ele não pregava com atrativas palavras de sabedoria humana, mas pregava, como ele mesmo disse em 1 Coríntios 2:4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder.
Quando um filho de Deus busca diariamente ser cheio do Espírito Santo, o resultado é uma espécie de atividade passiva, como alguém que foi moldado e controlado, em vez de alguém que controla suas próprias ações. Outra coisa importante é que a principal característica de uma vida cheia do Espírito é ouvir a voz de Deus. Jesus sempre ouviu a voz de Deus. Por isso, na vida do cristão cheio do Espírito, tudo o que faz é direcionado por Deus. O Senhor passa a orientar sua vida constantemente. Isaías 30:21 Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.
Vimos até agora algo sobre o selo e também ser cheio do Espírito. Agora desejo falar um pouco sobre a Unção do Espírito. Se agora indagarmos o que é essa Unção, com certeza veremos que é o próprio Espírito Santo. Assim como Ele antes foi o selo, certificando que somos de Deus, agora Ele é o azeite que nos santifica. A presença Dele em nós é gloriosa e pela Sua glória nós somos santificados. Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados. Êxodo 29:43.
O selo tem haver com segurança e consagração; o enchimento tem haver com poder; e a unção com conhecimento. É por isso que Deus não revelar pelo Espírito a Palavra, ninguém poderá ver com clareza. A razão é simples: é necessária uma mente humana para apreciar a obra da mente humana. Da mesma forma, somente o Espírito de Deus pode conhecer e fazer conhecidos os pensamentos e ensinamentos e revelações de Deus. Parece ser esse o significado de João quando fala sobre a Unção divina: Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. 1 João 2:27.
Quando irá os regenerados compreender isto? Por que os cristãos que têm o conhecimento das Escrituras, na letra, precisam correr de um lado para o outro para buscar conselho de outras pessoas em questões que vitalmente afetam seus próprios conhecimentos espirituais? Não quero dizer que é errado buscar conselho, que é errado querer saber o que outros filhos de Deus, de experiência, pensam ou sentem a respeito das questões. Mas se nós formos tomar uma posição baseado nas conclusões deles, estamos em grande perigo. A autoridade final e o árbitro de todas as questões é o Espírito Santo de Deus, o Espírito da Unção. E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 1 João 2:20. Amém.


Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: