"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 5 de julho de 2017

A PESSOA DE CRISTO NO TABERNÁCULO

A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las. Provérbios 25:2.
Deus tem uma infinita sabedoria a respeito de todas as coisas. Isto não é diferente em relação ao Tabernáculo de Moisés, conforme revelado por Deus a Israel. Através da própria estrutura, mobília e material desse Tabernáculo, Deus, em Sua glória, se agradou em ocultar e encobrir verdades eternas. Assim, torna-se a glória dos cristãos, que são reis e sacerdotes para Deus e para Cristo descobrir essas gloriosas verdades.  Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9.
Não há necessidade de permanecermos na ignorância com respeito às realidades espirituais ocultas nos símbolos externos, pois a própria Palavra de Deus as esclarece. O Tabernáculo foi onde Deus escolheu habitar, e ali Ele demonstrou de maneira simbólica toda a revelação e conhecimento de Si mesmo. Lembrando que o Tabernáculo tipifica o Senhor Jesus Cristo. Devemos lembrar também que o Tabernáculo de Moisés era simplesmente uma reprodução esboçada na terra do Santuário verdadeiro nos céus. Há um Santuário no céu. Há um Tabernáculo real, verdadeiro e espiritual. As Escrituras são explicitamente claras quanto a essa verdade. Apocalipse 15:5 Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho.
A Igreja do Novo Testamento é agora a morada de Deus, Sua habitação. Quando Arão exerceu seu ministério no Santo do Santuário terreno isso nada mais era do que a sombra do ministério de Cristo nosso grande Sumo Sacerdote no Santuário celestial. Hebreus 9:24 Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus.
O pleno propósito da expressão e interpretação da verdade espiritual, tal como encontrada nos tipos do Tabernáculo, é sua aplicação no coração e na vida do cristão, tanto individual quanto coletivamente. A verdade deve se tornar prática e experimental, ou permanecerá apenas como a letra da lei. Teoria sem vida é pregar doutrina sem experiência, e isto transmite morte para os que estão ouvindo. O Espírito é quem traz vida. O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. João 6:63.
Embora o Tabernáculo e seus utensílios tenham perecido e cessado de existir, as verdades espirituais e realidades eternas tipificadas na habitação de Deus ainda permanecem, pois a verdade é eterna! Nós olhamos para o natural, para o material, para o que é temporal, para as coisas que se vêem, com o objetivo de descobrir, pelo Espírito, a verdade, que é espiritual e eterna; coisas que não são compreendidas pela mente natural do homem. 2 Coríntios 4:18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
É por essas razões que devemos estudar a revelação de Deus no Tabernáculo de Moisés. No Antigo Testamento, Deus deu a Israel, seu povo, as letras do seu alfabeto. No Novo Testamento, a Igreja pode colocar essas letras juntas e elas formarão JESUS CRISTO, não importa como sejam ordenadas. Para esclarecer melhor o que estamos dizendo, vamos olhar rapidamente alguns exemplos de como Deus, em Sua sabedoria, usou coisas naturais do Antigo Testamento para revelar Cristo e a Igreja. 1 Coríntios 10:3-4. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.
O Tabernáculo e toda sua mobília, metais, cortinas, coberturas e cerimoniais tipificavam o Senhor Jesus Cristo e Seu ministério na Igreja. Deus quer tornar claro que Ele nos tem dado coisas visíveis da criação para nos ajudar a compreender as coisas espirituais, ou seja, as invisíveis. Assim, o Tabernáculo é repleto de tipos ilustrativos. Tipos, como já dissemos, são sombras, e sombras envolvem substâncias. Todos esses elementos são lições objetivas, símbolos materiais para expressar verdades espirituais. O Senhor Jesus Cristo é a substância de todas as sombras. Colossenses 2:17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
0 propósito da sombra é nos conduzir à substância, ou objeto que a projetou. Da mesma forma, o propósito da profecia é nos conduzir ao cumprimento dela. A lei foi à época das sombras, apontando para a verdadeira Luz. A sombra de um objeto não tem substância e nem realidade em si; apenas pode
apontar para a que a projetou. É preciso seguir as sombras até chegar à luz, para chegar à verdadeira substância, ou seja, a realidade. Caso alguém volte as costas para a luz, perde-se na sombra e se afasta cada vez mais da realidade. A única razão para estudar “a sombra da lei” é seguir através dela até chegar a Cristo, que é a realidade. Hebreus 9:11-12 Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.

Deus sempre desejou habitar com e entre seu povo. Isto é revelado nos lugares de habitação no Antigo Testamento e consumado no Novo Testamento, onde a Palavra se fez carne e “habitou” entre nós. Era no Lugar Santíssimo que a própria presença de Deus, com sua glória manifesta, (shekinah) habitava. Era ali que Deus se comunicava com o homem, habitando no meio do povo de Israel, assim como hoje Cristo habita no meio de seu povo, a Igreja. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:20. Amém. 

Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: