"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 26 de julho de 2017

AS INVESTIDAS DO DIABO

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Efésios 6:11-12.
O diabo não aparece como a figura grotesca, hedionda, destruidor e enganador, pelo contrário, Satanás é metamórfico. Ele gosta de aparecer sob os auspícios do bem. Ele é, conforme apresentado em Gênesis, a mais “sagaz” e sutil das criaturas. Ele é a quinta-essência do artista trapaceiro que realiza seus esquemas por meio da camuflagem. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14.
Estamos constantemente sendo atacados por inimigos espirituais do mal. Eles são implacáveis e sem misericórdia. São obedientes e fiéis a Satanás e despejam toda a crueldade contra o povo de Deus. A meta principal do inimigo é a invasão da nossa mente e coração. De maneira ardilosa e sutil, ele pode produzir em nós pensamentos e atitudes que vem diretamente das profundezas do inferno. Uma pessoa pode ser genuinamente nascida de novo e ainda assim lutar com pensamentos que comprometem o seu desenvolvimento cristão. Satanás é especialista em disfarces. Precisamos ser sóbrios e vigiar o tempo todo. 1 Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
Cuidado com a bondade, pois ela não é, portanto, garantia de proteção contra o engano. A maneira mais inteligente pela qual o diabo engana o mundo e a Igreja é quando vem como alguém ou algo que, aparentemente, os leva na direção de Deus ou do bem. Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 1 João 4:1.
O inimigo é astuto, pois, através das suas setas malignas, consegue atingir a nossa mente com pensamentos que são contrários ao padrão bíblico. Por isso, devemos tomar muito cuidado e nos defendermos, conforme a Palavra de Deus nos orienta. No livro de Efésios 6:16 está escrito: Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Desde a queda do homem, satanás tem injetado o seu veneno em nossas correntes sanguíneas e com isso a raça humana vive escalando montanhas para chegar ao topo com um espírito de gente superior. O pecado nos intoxicou com o vírus da grandeza e não toleramos viver nos vales. Desde a torre de Babel até aos astronautas no espaço sideral, todos nós sofremos com esta mania de elevação e importância. A mania de grandeza de Lúcifer foi à causa de rebelião, porque preferiu reinar no inferno a servir no céu. Ezequiel 28:13a.15. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.
A maioria de nós tem um apetite exageradamente grande por louvor. Queremos ser apreciado nas entre linhas, enquanto o nosso orgulho, muitas vezes, vem disfarçado de humildade. O maior perigo da fé cristã é a arrogância vestida de trapos. Alguém certa vez disse que “Deus pensa mais no homem que pensa menos em si”. Aliás, ele nem mesmo pensa em si, uma vez que já morreu com Cristo. Colossenses 3:2-3 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Precisamos ser quebrantados e quebrantamento não é rebaixamento. Para Agostinho de Hipona, “a suficiência dos meus méritos está em saber que os meus méritos nunca serão suficientes”. O meu aviltamento pessoal pode ser uma tática de elevação perante a opinião pública, enquanto o quebrantamento é uma demolição promovida pelo próprio Deus. O Senhor nos quebranta para nos mostrar quão frágeis somos. Uma vez quebrantado, então Ele poderá olhar para nós.  Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra. Isaías 66:2.
É por isso que precisamos também estar atentos com as nossas atitudes e emoções. Estas procedem do nosso coração. As atitudes erradas podem trazer danos ao nosso crescimento espiritual. Atitudes de soberba, rancor, mágoa, falta de perdão, contenda, arrogância e outros, escancaram a porta do nosso coração, para que o inimigo atue. Satanás está fazendo de tudo para manter os filhos de Deus escravizados em suas próprias atitudes egoístas. Porém, há uma ordem no livro de Efésios 4:26b: Não se ponha o sol sobre a vossa ira.
O despojamento do velho homem é imprescindível para que tenhamos vitória em nossa caminhada cristã. É verdade que o nosso velho homem já foi crucificado com Cristo e está sem efeito. Temos a vida de Cristo pela ressurreição junto com Ele. Uma vez que já somos regenerados em Cristo, precisamos cultivar as virtudes do novo homem. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Colossenses 3:12-17.

A grande bênção é que nós não precisamos derrotar o inimigo, pois Cristo já o venceu na cruz. O que precisamos é tomar a consciência de que somos mais do que vitoriosos, por meio do nosso Senhor Jesus. É uma verdade inquestionável, que todos nós estamos envolvidos numa luta espiritual, porém, também é uma verdade absoluta, que todo o regenerado pode celebrar a vida, pois é um triunfante em Cristo Jesus. Amém. 

Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: