"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 1 de julho de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE - TABERNÁCULO

E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Êxodo 25:8.
O estudo do Tabernáculo é mostrar nas sombras as realidades do Novo Testamento. O Tabernáculo armado no deserto era o lugar onde Deus resolveu manifestar Sua presença, onde Ele simbolicamente residia. O Tabernáculo, também conhecido como “tenda da congregação”, não é uma mera descrição de um santuário qualquer, sem um significado mais profundo. Então, quando Deus coloca a Sua morada entre os homens, vemos luz no meio das trevas. É Deus descendo do céu, porque o Seu desejo era de habitar entre os homens, não só nos dias do Israel antigo, mas também se aplica ao nosso tempo. Apocalipse 21:3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
A glória de Deus estava naquele lugar que conhecemos como o Santo dos Santos. No Santo dos Santos não tinha janela alguma, portanto, havia todo um princípio para que o sumo sacerdote pudesse chegar até lá. O Santo dos Santos era o caminho da adoração, caminho do crescimento espiritual, era esse avançar no conhecimento e na relação com Deus em Cristo Jesus. O caminho a ser percorrido para o Santo dos santos era em primeiro lugar a purificação no átrio, iluminação no santo lugar e união no Santo dos santos. O Tabernáculo de diversos ângulos ele tem tanto para nos ajudar e entender a nossa união com Cristo. Por isso no Novo Testamento a palavra Tabernáculo também significa a presença de Deus entre nós. João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Quando estudamos os móveis que havia no Tabernáculo; altar de bronze e pia de bronze no átrio exterior, candelabro, mesa de pães e altar de incenso no santo lugar e arca da aliança sozinha no Santo dos santos, verificaremos que os utensílios falam dos princípios de Deus. O Tabernáculo fala da presença de Deus, e toda mobília fala dos princípios de Deus, para que nós possamos ter uma relação adequada com Ele. O que nos chama nossa atenção é que o Tabernáculo não tinha um monte de portas. Não havia porta lateral e nem havia porta do fundo. Havia apenas uma única porta e essa porta era uma linda figura de Cristo. Como era essa porta? Êxodo 26:36 Farás também para a porta da tenda um reposteiro de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido, obra de bordador.
Na porta da tenda havia esses quatro elementos constituintes tecidos e trançados entre si. Imaginem uma área de 50 por 100 côvados com uma única porta trançada com esses quatro elementos. Obvio que o Senhor está nos falando de uma forma muito clara sobre Cristo. Na Nova Aliança podemos compreender que essa porta é o nosso Senhor Jesus Cristo. João 10:9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
Aqui João está nos dando à realidade espiritual daquilo que estava no Tabernáculo. Aliás, João vai nos ajudar a entendermos esse caminho da adoração, ou seja, purificação, iluminação e união. A primeira parte de João tem a ver com vida, purificação. A segunda parte do evangelho de João tem a ver com luz e a terceira parte tem a ver com união. Isso é para nos mostrar como nós podemos habitar plenamente em Deus através de Cristo Jesus. Nós habitamos Nele e Ele habita em nós, isso é verdade quando a Sua Palavra é algo real e experiencial em nós. Colossenses 3:16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Em nossa experiência espiritual com o Senhor nós não começamos pela arca da aliança, mas começamos pela porta. Estávamos do lado de fora e Deus estabeleceu o Tabernáculo e nós somos chamados para entrar nessa realidade e a primeira coisa que vemos é a porta. Leiamos em João 10:7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
Como já vimos anteriormente, essa porta era constituída de quatro tipos de tecido e cada um deles aponta para os quatro evangelhos, quatro cores e quatro aspectos: Púrpura era a cor real, então Mateus apresenta Jesus como o Rei. Carmesim era veste sacerdotais que fala do Servo. Em Marcos Jesus é apresentado como O Servo. Linho fino retorcido nos leva para Lucas quando o descreve como O Homem perfeito. E em último lugar temos estofo azul, pois azul fala da sua natureza celestial. Por isso é que João enfatiza Jesus Cristo como Deus, pois Ele é a Palavra ou o Deus que se fez carne. Então vemos Rei, Servo, Homem e Deus. Apocalipse 4:7. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando.
É muito importante que conheçamos o que Deus tem ocultado para nós no Tabernáculo de Moisés. Muitas partes do Antigo e do Novo Testamento tornam-se sem significado para nós sem uma compreensão geral, conhecimento e interpretação daquilo que se relaciona com o Tabernáculo no deserto. A Bíblia inteira está baseada na celebração, nas ordenanças e nas cerimônias relacionadas com esta estrutura. Contudo, esta é uma das áreas de estudo mais negligenciadas por grande parte do povo de Deus. Agora vale lembrar que nem um alfinete ou um botão de ornamento ficou de fora das instruções divinas, e Moisés foi avisado repetidamente para manter-se rigorosamente fiel a todos os detalhes conforme está escrito em Êxodo 25:40 Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte. Amém.

Assista as ministrações em nosso canal no youtube


Nenhum comentário: