"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

FELIZES OS HUMILDES DE ESPIRITO

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3.
A palavra bem-aventurado vem do grego makarios, uma adjetivo que basicamente significa feliz ou aquele que desfruta da felicidade celestial. A palavra vem da raiz makar, que significa ser feliz, mas não no sentindo usual de felicidade, baseado em circunstâncias positivas. A alegria é o principal tema das bem-aventuranças. A palavra bem-aventurado, na verdade, nos fala de uma profunda e permanente felicidade que, segundo Cristo, pertence a todos os que possuem as qualidades descritas por Ele nas bem-aventuranças. Mas para obtermos essas qualidades é necessário nascer de novo. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7.
Somente quando nascemos de novo é que compreendemos que as bem-aventuranças demonstram que o caminho para a felicidade no Reino de Cristo é bem diferente daquele que o mundo traça para nós. A alegria e as bênçãos do Reino não são medidas em termos de riqueza, júbilo, prazer, abundância e conforto. De fato, as qualidades espirituais que usufruem as bênçãos do Reino são incompatíveis com os valores deste mundo. Portanto, os cidadãos do Reino de Deus não devem se sentir à vontade neste mundo. 1 João 2:15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
A mensagem do mundo é: “Felizes são os ambiciosos, que passam por cima de todos e conseguem o que querem, onde e como querem. Felicidade é ser valentão. Felicidade é fazer o que bem entende. É aproveitar ao máximo o que é prazeroso. Felicidade é ter. felizes são os ricos, felizes são os nobres, felizes são os famosos e felizes são os que são populares”. Mas este não é o quadro descrito por Cristo para a felicidade. As Escrituras nos diz em Provérbios 8:32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos.
Uma pessoa humilde é uma pessoa que morreu com Cristo. Será que existe humilhação maior do que confessar que está crucificado com Cristo? Somente os humildes de espírito guardarão a Sua Palavra. A humildade é algo absolutamente indispensável para o cristão. A humildade verdadeira é algo saudável. O homem humilde aceita que se lhe diga a verdade. Ele crê que em si mesmo não habita bem nenhum. Reconhece que, separado de Deus, não é nada, não tem nada, não sabe nada, nem pode fazer nada. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5.
Mas também não devemos nos esquecer de que existe uma falsa humildade. A pseudo-humildade é, na realidade, simplesmente orgulho com outra cara. Faz-se evidente na oração do homem que se condena diante de Deus como fraco, miserável e néscio, mas que se ofenderia e lhe causaria raiva se sua esposa dissesse essas mesmas coisas dele. O homem cheio de autoestima espera de forma natural grandes coisas de si mesmo, e se sente amargamente desanimado quando fracassa. Como tem aspirações tão nobres, qualquer falha em alcançar seus ideais o enche de desânimo e desgosto. Mas a Bíblia diz que o arrogante é abominável ao Senhor. Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune. Provérbios 16:5.
O homem verdadeiramente humilde não espera encontrar virtude em si mesmo, e quando não a encontra, não se desanima. Ele sabe que qualquer boa obra que poderia fazer é resultado da obra de Deus nele, e se é obra própria sua sabe que não é boa, por melhor que pareça. É muito importante que os crentes entendam que, como Jesus veio ao mundo revestido de humildade, ele sempre estará entre aqueles que se revestem de humildade. Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
As Escrituras ensinam claramente que Deus está sempre naquele que é humilde de espirito, e Pedro concorda plenamente com este ensino de que Deus resiste aos soberbos mas aos humildes concede a sua graça. É possível que as pessoas, de um modo geral, pensem que encontrarão Jesus Cristo onde quer que elas estejam. Mas eu acho que existe a possibilidade de encontrarmos a Cristo somente onde Ele está e Ele está na posição de humildade; sempre! Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15.
Um espírito ou um coração humilde é um sinal infalível da regeneração, pois a pessoa não regenerada é orgulhosa, satisfeita consigo mesma, justa aos próprios olhos. Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia. Provérbios 30:12.
A verdade é esta: o orgulho tem de morrer em você, ou nada dos céus poderá viver em você. Sob a bandeira da verdade, desista de si mesmo para o manso e humilde espírito do Santo Jesus. A humildade tem de lançar a semente, ou não pode haver colheita nos céus. O que você tem de orgulho dentro de você é o que tem de anjo caído vivendo em você; o que você tem de verdadeira humildade é o que você tem do Cordeiro de Deus dentro de você. Portanto, nos revistamos das qualidades Daquele que habita em nós. Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
E depois de revestido de Cristo, os louvores a Deus ou recebendo ofensas dos homens e do mundo, tudo será edificação e tudo ajudará seu crescimento na vida em Deus. Amém. 

Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: