"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A MATURIDADE DOS MISERICORDIOSOS

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Mateus 5:7.
Esta quinta bem-aventurança, embora também seja uma atitude interior, começa a se ampliar e atingir as outras.  Esta bem-aventurança é o fruto das outras quatro que já estudamos anteriormente. Quando estamos abatidos no espírito, quando choramos, quando somos mansos e quando temos fome e sede de justiça, o resultado será que seremos misericordiosos para com os outros. As quatro primeiras bem-aventuranças tratam da nossa relação diante de Deus. Esta fala da nossa ação diante dos homens. As primeiras tratam da questão do ser, esta progride para a questão do fazer. No Cristianismo o ser vem antes do fazer. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17.
O que é misericórdia? Misericórdia é lançar o coração na miséria do outro e estar pronto em qualquer tempo para aliviar a sua dor. A palavra hebraica para misericórdia é “chesed” que significa a capacidade de entrar em outra pessoa até que praticamente podemos ver com os seus olhos, pensar com sua mente e sentir com o seu coração. É mais do que sentir piedade por alguém. Misericórdia é ver uma pessoa sem alimento e lhe dar comida, é ver uma pessoa solitária e lhe fazer companhia. É atender às necessidades e não apenas senti-las. Quando nós fazemos para o próximo estamos fazendo ao próprio Senhor e na Sua suficiência. O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25:40.
Primeiro temos que entender que misericórdia é um atributo de Deus, Deus é misericordioso, e que nós só podemos ser realmente misericordiosos se essa misericórdia for “escrita” em nós por Deus através do seu Espírito Santo. Lucas 6:36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.
Há um provérbio que diz assim: “Quem tem pena do miserável que vá para o lugar dele”. Misericórdia é assumir a miséria do miserável. Misericórdia é quando Deus não dá o que nós merecemos. Por outro lado a graça é Deus nos dando o que nós não merecíamos. A graça está especialmente associada com os homens em seus pecados; a misericórdia está geralmente associada com os homens em sua miséria. Por isso todo aquele que creu e fica crendo em sua morte e ressurreição com Cristo, deve sempre lembrar que Suas misericórdias são maiores do que suas misérias. As misericórdias de nosso Senhor não tem fim! As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Lamentações 3:22-23a.
Os misericordiosos são felizes! Mas por quê? Porque ser feliz é receber a misericórdia de Deus e apresentá-la a outros. Ser feliz é saber que a misericórdia de Deus se renova sobre mim e por isso a minha em relação ao outro também se renova, mesmo quando decepcionados, enganados e blasfemados. Ser feliz é se livrar do egoísmo e egocentrismo. Ser feliz é compartilhar, dar, dividir. Ser feliz é amar sem reservas, porém com sabedoria e sensatez. Ser feliz é pela graça ser achado por Deus como um misericordioso. O nosso Deus é muito rico em tudo, inclusive em misericórdia. Efésios 2:4-5 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos.
Amor e graça combinam-se no que a Bíblia chama de “misericórdia de Deus”. O salmista reconhece que se Deus observar nossas iniqüidades, não subsistiremos. Devido à nossa pecaminosidade, não somos aceitáveis diante Dele. Mas Deus, pela graça, põe de lado o que merecemos a fim de dar-nos o que nunca poderíamos merecer. Salmos 103:10-11 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
Irmãos, sejamos sinceros: se no final de uma misericórdia não estivesse o começo de outra, estaríamos perdidos. Jesus veio e pagou a nossa conta na cruz, por isso as misericórdias são dádivas divinas que pagam antecipadamente nossas dívidas. Assim como as misericórdias de Deus renovam-se a cada manhã para seu povo, também sua ira renova-se todas as manhãs contra os perversos. Romanos 1:18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça.
Aquele que exige misericórdia, mas não a demonstra, destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar. Todos nós choramos por um ente querido que partiu, não deveríamos chorar por aquele cuja alma Deus partiu? Deus nos fez piedosos e quanto mais piedoso for o homem, mais misericordioso será. Aquele que recebeu misericórdia será misericordioso. Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes. 1 Pedro 3:8.
Todas as criaturas cumprem o papel para o qual foram criadas: as estrelas brilham, os pássaros cantam, as plantas produzem segundo a sua espécie. O propósito da vida é servir. Aquele que não cumpre a missão para a qual foi criado é inútil. Para que sofrer se você tem a misericórdia do Senhor? Salmos 32:10 Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.

Na perspectiva do Reino, somos felizes quando a misericórdia e graça divina transbordam do nosso coração e vida e alcançam os outros. A pergunta que fica não é “Somos felizes?”, pois essa é a consequência. A pergunta que fica para ser respondida é “Somos misericordiosos?”. Amém.

Assista as ministrações em nosso canal no youtube



Nenhum comentário: