"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE - LIMPOS DE CORAÇÃO

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Mateus 5:8.
Se esta declaração positiva é verdadeira, a recíproca também o é: “Ai dos impuros de coração, porque nunca verão a Deus”.
O coração é visto, dentro do ângulo bíblico, como o centro ou foco da vida interior do homem. Ele é a origem ou fonte dos motivos. É o âmago dos processos do pensamento, da consciência, da cognição, da afetividade e da volição. O coração é a própria identidade pessoal do individuo. Por isso a Bíblia trata fundamentalmente de uma experiência espiritual que procede do coração. Inicialmente a Palavra de Deus mostra a perversão ou depravação essencial do coração humano em Gênesis 6:5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
O homem se mede por outro homem. Quando ele deseja examinar seu caráter, sua ética ou seus princípios morais, ele se mede tomando por padrão outro homem. Sempre lhe é possível encontrar alguém um bocadinho inferior a ele; assim, medindo-se por outro homem, ele se felicita por não haver caído tanto como os outros. Isto significa que o padrão último de moralidade é o do mais devasso indivíduo vivo. Aquele que julgamos estar abaixo de nós procura alguém abaixo dele, de sorte que possa congratular-se consigo mesmo. Assim, vamos descendo a escada, de modo que o padrão de moralidade vem a ser o do indivíduo mais pecador que se possa encontrar. As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama. O melhor deles é como um espinheiro; o mais reto é pior do que uma sebe de espinhos. Miquéias 7:3-4a.
Com um coração tão sujo e contaminado, a única alternativa é trocá-lo, porque não é possível ao homem viver a vida cristã sem o transplante de coração. E o plano de Deus é na verdade substituir a fonte de inclinação dos propósitos humanos. É por isso que o Senhor promete no livro de Ezequiel 36:26 E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.
Qual é o sentido bíblico de coração? O coração é tido como o centro da personalidade. Não indica meramente a sede dos afetos e das emoções. Nas Escrituras “coração” inclui mente, emoção e vontade. Fala do homem na sua totalidade. Jesus está falando que a pureza deve penetrar em todos os corredores da nossa vida: nossos pensamentos, emoções, motivações, desejos e vontade. É pela habitação e a operação da Palavra em nós, (regenerados) que nos tornará cada vez mais limpos. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. João 15:3.
O coração é a fonte de todas as nossas dificuldades. Foi por isso que Jesus fez um profundo e acertado diagnóstico do nosso coração em Mateus 15:19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.
É um erro pensar que o mal está no meio ambiente. Adão caiu no paraíso, num ambiente perfeito. Quando Adão desobedeceu à ordem do Senhor, foi contaminado pelo veneno da serpente. Agora somente Deus pode tornar nosso coração puro. Por que a pureza deve ser principalmente no coração? Porque a pureza exterior pode ser apenas aparente e Deus vê não a aparência, mas o coração. Jesus condenou a hipocrisia dos fariseus que mantinham uma santidade exterior, mas eram impuros por dentro. Limpavam o exterior do copo, mas havia sujeira dentro. Eram como sepulcros caiados. Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
A palavra grega usada aqui para limpos (kázaros) tem vários significados: 1) Era usada para designar a roupa suja que foi lavada; 2) Era usada para designar o trigo que tinha sido separado da sua palha. Com o mesmo significado era usado para um exército do qual se tinha eliminado os soldados descontentes ou medrosos; 3) Era usada para descrever o vinho ou leite que não havia sido adulterado mediante adição de água; algo sem mescla; 4) Era usado para o ouro puro sem escória. É por isso que é necessário as provações em nossa vida para remover todas as escórias do nosso coração. Como se purifica o ouro? Com fogo. Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo. 1 Pedro 4:12.
A palavra “limpos” significa: destituído de hipocrisia, ou seja, uma devoção não-dividida. A nossa grande dificuldade é nosso coração dúplice. O coração limpo é o coração que não está dividido, pois ele está destituído de contaminação, sem mácula, puro, íntegro. Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

As palavras verão a Deus fazem referencia tanto à visão espiritual como à física, tanto no hoje como no futuro. O pobre de espírito entra no reino dos céus agora; os que choram, são consolados agora; os mansos de coração recebem seu direito de possuir a terra agora; os que têm fome e sede da justiça são saciados agora; os misericordiosos conseguem misericórdia agora. Do mesmo modo, os de coração limpo têm o privilégio de ver a Deus agora, com os olhos da fé; e no futuro terão o privilégio de vê-lo face a face. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 1 João 3:2. Amém.


Assista as ministrações em nosso canal no youtube

Nenhum comentário: