"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 17 de outubro de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE - UM VISLUMBRE DO EVANGELHO DE MATEUS (Estudo II)

Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Mateus 1:1.
A Bíblia é um livro de vida. Essa vida é a Pessoa viva de Cristo, nada menos que isso. No Antigo Testamento Cristo é retratado como Aquele que havia de vir. No Novo Testamento, Aquele cuja vinda fora profetizada veio. Assim, o Novo Testamento é o cumprimento do Antigo. Santo Agostinho disse certa vez que “o Novo Testamento está contido no Antigo, e o Antigo Testamento é expresso no Novo”. Esses dois testamentos são, na verdade, um só, revelando uma Pessoa que é nossa vida. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Colossenses 3:4.
O Novo Testamento é simplesmente o falar do Filho a nós, ministrando a Si mesmo como vida e tudo para nós a fim de que possamos nos tornar Seu Corpo, Sua expressão, a igreja. O Novo Testamento é simplesmente um retrato vivo de uma Pessoa. Essa Pessoa é maravilhosa demais. Ele é tanto Deus como homem. Ele é o mesclar de Deus com o homem, porque Nele a natureza divina e a natureza humana estão mescladas. Ele é o Rei, Ele é maravilhoso! Nenhum ser humano jamais falou como Ele palavras tão profundas, contudo, tão claras. Por exemplo, Jesus disse: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6:35b.
Platão e Confúcio foram dois grandes filósofos e as pessoas apreciavam o que eles diziam, mas nenhum deles poderia dizer: “Eu sou a luz do mundo”. Ninguém mais poderia dizer: “Eu sou a vida”. Essas são palavras simples e sentenças curtas, mas são excelentes e profundas. Acaso poderia alguém dizer que é a luz do mundo ou que é a vida? Se o fizéssemos, certamente seríamos enviados para um hospício. Mas Jesus pôde dizer essas coisas. Quão grande Ele é! Ninguém pode esgotar em palavras quem e o que Ele é. Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir. Salmos 147:5.
Cristo é Jeová Deus encarnado para ser o Salvador e Rei que veio para estabelecer o reino dos céus (o governo celestial), salvando Seu povo do pecado da rebelião por meio da Sua morte e ressurreição. Quão rico Cristo é no livro de Mateus, até mesmo mais rico que em João. Como Jesus e Emanuel, Ele é ainda outros trinta e três itens para nós. Devemos desfrutá-Lo e participar Dele. Precisamos experimentá-Lo em todos esses aspectos em ressurreição, não no estado natural. Ele é o Sempiterno. Mateus começa com “Deus conosco” e finaliza com “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”. Que maravilhoso! E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:20b.
Na questão da genealogia apenas Mateus e Lucas as citam. Mateus nos diz que Jesus é o descendente legítimo da família real, que Ele é o herdeiro legal do trono real. Tal pessoa certamente precisa de uma genealogia narrando-nos sobre Sua origem e ascendência. Lucas apresenta Jesus como um Homem normal, legítimo. Jesus como um homem verdadeiro também requer uma genealogia. Em Marcos, Jesus é descrito como um Servo, e um servo não necessita de uma genealogia; assim, Marcos não a inclui. João nos revela que Jesus é Deus: “No princípio era o Verbo (Palavra) e o Verbo (Palavra) era Deus”. Com Ele não houve princípio nem origem. Por isso entendemos que se João falasse da Sua genealogia, seria absurdo. Por quê? Porque Cristo é eterno, sem princípio ou fim de existência. Está escrito em Hebreus 7:3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote perpetuamente.
Na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus, precisamos perceber quem é Jesus. Podemos responder dizendo que Ele é o Filho de Deus, mas essa genealogia não traz essa expressão. Antes, ela O chama de o filho de Davi e o filho de Abraão. Por ser Jesus tão maravilhoso é difícil dizer quem Ele é. Jesus é o mesclar de Deus com o homem, o mesclar da divindade com a humanidade. Essa é a genealogia de Jesus. Nessa genealogia temos o mesclar do Ser divino com tantos seres humanos, com todos os tipos de pessoas. Por isso que a morte de Cristo na cruz foi por todos. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. João 12:32.
De acordo com o costume judeu, o escritor de uma genealogia jamais incluiria um nome feminino, apenas nome de homens. Mas nessa breve genealogia cinco mulheres são mencionadas. Essas cinco mulheres são como os dedos da minha mão: quatro formam um grupo e a outra fica só. Quatro dessas cinco eram casadas mais de uma vez, e uma das quatro era prostituta. De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali. Josué 2:1.
Por que esse breve relato menciona todas essas mulheres? Porque elas são nossas representantes. Não pense que você é tão puro, que é mais puro que essas mulheres. Descubra sua própria origem. Se o fizer, perceberá de que maneira e de quem seu avô nasceu, de que modo e de quem seu pai nasceu, e de que maneira e de quem você nasceu. Somos piores. Mas os piores também estão incluídos na genealogia de Cristo! Louvado seja o Senhor! Ele é verdadeiramente o Salvador dos pecadores. O número quatro representa todas as criaturas, incluindo toda a raça humana. A humanidade é desprezível, ninguém é puro. Mas, graças ao Senhor, estamos todos ligados a Cristo. Somos parte da genealogia de Cristo. Se cremos em nossa co-crucificação com Cristo estamos escritos. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus. Lucas 10:20. Amém.   


 Assista as ministrações em nosso canal no youtube


Nenhum comentário: