"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 25 de novembro de 2017

CRESCENDO À MATURIDADE - ÁGAPE DE DEUS


Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. 1 João 4:9.
Jesus foi a revelação de um novo tipo de amor com que a humanidade, a despeito de sua mais sublime imaginação, jamais poderia sonhar. Os pensamentos mais sublimes que puderam conceber eram a extensão da mais elevada virtude que conheciam, como homens decaídos: Eros. O homem só pode saber como é Deus mediante a revelação que o Senhor fez de Si mesmo em Jesus. João 14:9: Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Quem é Deus e como poderíamos definir o Seu amor? Não há possibilidade de definir Deus e nem o Seu amor. Por isso foi necessário tomar-se outra palavra grega para descrever este amor divino: Ágape. Esta palavra quase não era usada antes de Jesus vir, e foi necessário que os escritores do Novo Testamento definissem esse termo ao descrever a revelação de Deus. Lemos em 1 João 4:8: Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Ágape, portanto, não é emoção que Deus exerce, mas Sua própria natureza, Sua maneira de ser. Ágape é a escolha eterna de Deus, a decisão de existir para as pessoas, existir para o bem de sua criação. O amor-Ágape não traça círculos, não exclui ninguém. Jesus falou da maneira de ser de Deus em Mateus 5:44-45: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Estes dois versículos focalizam Deus abrangendo com Seu amor a todas as pessoas, até mesmo os seus inimigos, os maus e os ingratos, sem esperar retribuição alguma. Ele ama por quem Ele é, não por causa de algum desempenho da parte do ser amado. Os homens poderão fugir Dele, amaldiçoá-lo e empenhar-se em práticas que o entristeçam, mas Deus continua a amá-los, disposto a operar o maior bem a favor deles. Na morte de Jesus, o Ágape encontrou sua definição final. Ele morreu para que seus inimigos, os que o odiavam, não precisassem morrer! Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. Hebreus 2:9.
Este tipo de amor não pode, realmente, ser expresso em palavras, em linguagem humana; por isso Deus, no Antigo Testamento, usou um de seus profetas, Oséias, para demonstrar através dele o amor Ágape. Deus convocou Oséias para que este se casasse com Gômer, mulher que tinha a infidelidade no coração. Casaram-se, e não demorou muito para a infidelidade de Gômer tomar-se manifesta. Ela irá em seguimento de seus amantes, porém não os alcançará; buscá-los-á, sem, contudo, os achar; então, dirá: Irei e tornarei para o meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora. Oséias 2:7.
Em seguida, os muitos amantes cansaram-se de Gômer. Ela se viu obrigada a vender o próprio corpo nas ruas, escravizada por um alcoviteiro. Finalmente, este a colocou num palanque onde se vendiam escravos; ela deveria ser vendida pela oferta mais alta. Oséias sentiu-se profundamente ferido; em sua solidão, as lágrimas corriam livremente, lágrimas provenientes da grande vergonha de um escândalo público. Agora sua esposa está à venda numa barraca de escravos; Deus lhe ordena que vá comprá-la e que a reconsidere como sua esposa. Oséias 3:2 Comprei-a, pois, para mim por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada; e lhe disse: tu esperarás por mim muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti.  
Enquanto Oséias abria caminho pelas ruas de má fama de Samaria até chegar ao mercado de escravos, cada passo do profeta demarcava na mente do povo de Israel a natureza do amor de Deus para conosco. “Eros” rejeita aos que o ferem, como também ao feio; Ágape abraça seus inimigos e procura seu mais elevado bem. Diz Eros: “Eu te amo, porque preciso de ti!” Diz Ágape: “Preciso de ti porque eu te amo!” O amor incessante de Oséias por sua esposa tornou-se a mensagem de Deus para Israel, um retrato composto de sombras de Seu amor à humanidade. Foi este mesmo amor que fez com que Jesus chorasse publicamente, sobre Jerusalém. Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Lucas 19:41-42.
Ele chorou não porque o povo iria insultá-lo, envergonhá-lo e crucificá-lo, mas porque, procedendo assim, o povo estaria prejudicando-se eternamente. Ele chorou por causa do sofrimento de seus inimigos. A única reação que o homem deve apresentar diante da dádiva de Deus, do Ágape, é a fé Nele e na obra que Ele realizou. Até mesmo essa fé, pela qual a pessoa recebe esse amor em sua vida, a fim de curá-lo, é dom de Deus. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2:4,8.

Você precisa saber o quanto é amado por Deus. O grande desafio nessa jornada é aprender que nem sempre o que desejamos é o melhor para nós, ainda que no momento possa parecer. Quando formos capazes de entender que Deus não espera que sejamos perfeitos, nem acredita que precisamos nos esforçar para sermos dignos de Sua graça, estaremos mais preparados para provar a alegria de nos sabermos que somos amados por Ele. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: