"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

CRESCENDO EM CRISTO: COMO VIVER A VIDA DE CRISTO?

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses 1:21.
Posicionalmente, estamos em Cristo nos lugares celestiais, mas na realidade estou aqui em baixo vivendo na companhia de meus irmãos. De certo modo Deus nos vê perfeitos, embora saibamos que somos muito imperfeitos. De que forma a Vida do próprio Cristo, verdadeiramente se torna manifesta em nossa vida? Sabemos que tentar imitá-la com nossas próprias forças é total desespero. Mas, então, como é que Cristo vive em nós? A manifestação da vida de Cristo em nós se dá pelo fato de levar o Seu morrer diário em nosso corpo. Trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos. 2 Coríntios 4:10.
Como viver a vida cristã? Certa feita, a caminho da ceia, os discípulos discutiram asperamente entre si mesmos sobre qual deles seria o maior e quem, dentre eles, ocuparia o primeiro lugar no reino, o qual, eles tinham toda a certeza, seria estabelecido naquele fim de semana. Porém Jesus os decepcionou com um choque, logo no início da ceia, ao assumir o encargo do mais ínfimo servo, lavando- lhes os pés; ação que jamais seria praticada por um poderoso dominador mundial! Em seguida, ele lhes falou sobre a necessidade de se amarem uns aos outros com aquele tipo de amor, ou seja, Ágape. Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13:34-35.
De que modo estes discípulos sedentos de poder, que se engalfinham pela conquista do primeiro lugar, ciumentos das posições que ocupam no grupo de discípulos, viriam a tomar parte num reino em que todos haveriam de servir e amar uns aos outros, exatamente como Jesus o fizera? O Mestre lhes aumentou a confusão ao dizer-lhes em João 14:20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
Contudo, agora Jesus falava em conceitos que os confundiam. Como poderia essa Pessoa, que se sentava à frente deles, vir a ficar dentro deles? E como, simultaneamente, poderiam eles estar nele? Nenhuma categoria de pensamento, nenhuma imaginação selvagemente criativa em suas mentes podia conceber tal ideia. Jesus lhes dizia, naquele novo dia que nasceria no momento de sua ressurreição, que não haveria nova lei codificada que todos deveriam conhecer e praticar. Ele próprio seria a nova lei! Ele não lhes ministrou ensino a ser aprendido, pois Ele não era apenas o Mestre; era também o próprio ensino. Ele lhes dissera: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6.
O novo mandamento de amar uns aos outros, com aquele tipo de amor de Deus, não era mandamento exterior, mas o próprio Amor vivendo dentro deles. Ele estaria vivendo na fonte do ser de cada discípulo, no íntimo de seus corações, e suas vidas seria a expressão de Cristo. Irmãos, nós, em nós mesmos não temos a possibilidade de produzirmos isso. Mas Deus nos colocou em Cristo, que estando Nele, então podemos produzir o fruto requerido. Lembre-se que Jesus é a nossa videira. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. João 15:4b.
A nova criatura é o ramo da videira. E interessante que Jesus tenha escolhido, dentre todos os vegetais, a videira. A madeira da videira é totalmente inútil; para nada serve senão para sustentar uvas. Não se pode fazer móveis de videira. Ela não presta para esculturas. Jesus estava dizendo que temos função primordial: manifestar Sua vida ao mundo. Só quando estamos vivendo a vida de Cristo é que vivemos verdadeiramente a própria vida! Essa é a razão por que fomos criados. Lemos em Isaías 43:7. A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.
Agora é importante que entendamos que crescer como filho de Deus em Cristo não significa que aos poucos nós nos tornaremos tão parecidos com Cristo que, em certo dia, produziremos frutos por nós mesmos; e Jesus sentirá orgulho de nós. Separados da seiva vital que flui dentro de nós, seremos sempre ramos inúteis, desamparados. É uma questão de permanência em Cristo. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. João 15:6.
Deliberadamente reconhecemos que Cristo vive na fonte de nosso ser, e decidimos permitir que Ele viva através de nós, e em nós, no ponto de nossa fraqueza. Para a religião, isto é espantoso. A religião sempre pensa em Deus em termos de separação. Deus é o Deus “lá longe” que mora num templo; é o Deus celestial, bem distante. Oramos a fim de conseguir a ajuda Dele, naquela situação crítica. Quando cremos em nossa identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, Ele vem habitar dentro de nós todos os dias. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:20b.
O homem e a mulher que nasceu de novo é uma pessoa que tem Cristo lá dentro do coração!  A percepção deste fato em nossas vidas tem amplitudes infinitas! O Novo Testamento deixa bem claro que a plenitude de Deus mora agora em nós pela Pessoa de Cristo. Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Colossenses 2:9-10. Amém.


 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: