"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 13 de março de 2018

PERDÃO RECEBIDO PERDÃO LIBERADO


Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. Colossenses 3:13.
Em geral, essa incapacidade de perdoar degenera em ressentimento e amargura de raízes profundas. Um dos principais passos na direção da volta ao vigor e a força espirituais é perdoar a todos quantos fizeram parte de nossas mágoas nesta vida. Perdoe a todos quantos o abandonaram, os que se esquivaram quando você mais precisou deles. O modo por que Jesus perdoou é o modo por que todos os filhos de Deus podem perdoar. Efésios 4:32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
Isto nos revela o verdadeiro significado do perdão. É colocar a pessoa nas mãos de Deus, preferindo não ser juiz dela, mas deixando todo o julgamento nas mãos de Deus. Perdoar uma pessoa não é dizer que esta tinha razão no que disse ou fez a você; é liberá-la de todas as dívidas que você acha que essa pessoa tinha com você, e colocar tudo nas mãos de Deus. Depois de Jesus ter falado sobre o perdão, Pedro aproximou- se dele e perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Mateus 18:21b.
Parece que houve aqui um passo à frente na maturidade de Pedro. Antes de encontrar-se com Jesus, é provável que ele jamais houvesse pensado seriamente em perdoar a quem quer que seja! Com toda a probabilidade, Pedro achava que perdoar a mesma pessoa sete vezes seria um feito espiritual gigantesco. Jesus disse a Pedro que não há limites para o perdão. A resposta de Jesus foi e ainda é chocante para a mente natural: Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:22.
A falta de perdão deve ser encarada como pecado contra a santidade de Cristo. É uma afronta ao sacrifício perfeito do Senhor Jesus. Uma pessoa que recusa a perdoar desconhece completamente o significado da obra do calvário. Está tão cheia de si mesma e de direitos, que não consegue enxergar o abismo em que se encontra. Que pecado alguém poderia cometer contra mim que pudesse ser maior do que o meu próprio pecado diante de Deus? O que acontece é que nos tornamos escravos da pessoa a quem odiamos. Os irmãos de José o prenderam e o venderam para os ismaelitas, contudo, quem ficou preso foram os irmãos de José. Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso, nos vem esta ansiedade. Gênesis 42:21.
Uma pessoa que foi perdoada por Cristo e não perdoa a consequência é que todos os seus  pensamentos obscurecem-se diante do pensamento de tal pessoa, cuja sombra fica voejando continuamente sobre a vida dessa pessoa. A vida se nos torna amarga, o ódio ferve logo abaixo da superfície, pronto para agredir qualquer pessoa que vier a fazer alguma coisa que nos desagrade. A amargura injeta veneno em nossa corrente sanguínea, que perturba seriamente nossa saúde emocional e física. Com o passar do tempo, não sobra energia suficiente para gozarmos a vida. Tais pessoas foram entregues a seus verdugos; são os mortos-vivos. Mateus 18:34 E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida.
Devemos encarar o fato de que todos os pecados da pessoa que contra nós pecou foram incluídos no sacrifício de Cristo, em sua morte e ressurreição. Quando não perdoamos, desprezamos a eficácia do sacrifício do Senhor e agimos por conta própria. Estevão foi injustamente condenado. De maneira brutal foi apedrejado até a morte. O seu último ato foi: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu. Atos 7:60.
O fato de pessoas sofrerem injustiças, por grandes que possam ser não lhes outorga direitos para abrigarem em seus corações mágoas, amarguras ou ressentimentos. Estes sentimentos devem ser reconhecidos, confessados e tratados como pecados. Não se torne o próprio juiz de sua questão. Ouça a voz do Senhor ecoar em seu coração: Eu já paguei, deixe esta pessoa ir embora! Perdoar alguém não é dizer que não havia dívida a ser paga, e tampouco significa que não houve sentimentos feridos. Perdoar é liberar o devedor da dívida real que se lhe pesa, à luz do que Jesus fez. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro. Isaías 43:25.
Temos que perdoar com o perdão de Deus, e o perdão Dele não fica consultando arquivos a fim de confirmar como foi grandioso o ato de perdoar! Nunca teremos compreendido verdadeiramente o perdão do Senhor para nós enquanto não estendermos o perdão a nossos irmãos e irmãs em Cristo. Se realmente conhecemos a Cristo como nosso Salvador, os nossos corações são quebrantados, não podem ser duros, e não podemos negar o perdão. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Lucas 6:37.
O Cristianismo é a manifestação integral do amor de Deus no sentido de perdoar perfeitamente o ser humano, a fim de torná-lo perito na arte graciosa de perdoar. É impossível ter sido perdoado totalmente por Cristo e não se tornar um verdadeiro perdoador. Nada neste mundo vil e em ruínas ostenta a suave marca do Filho de Deus tanto quanto o perdão. E nada nos torna mais associados com Satanás, do que a falta de perdão. Perdoar é banir do coração todo desejo de vingança, todo apetite rancoroso, em face do grande amor que reina, sob o comando do Senhor Jesus Cristo. Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Miquéias 7:18.  Amém.


ssista os nossos estudos no YOUTUBE:


Nenhum comentário: