"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 27 de março de 2018

QUAL A VONTADE DE DEUS PARA SEU POVO? SANTIFICAÇÃO


Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação. João 17:17 e 1 Tessalonicenses 4:3a.
Vocês sabem o que significa santificação? Santificação requer que vivamos uma vida santa, mas quem pode viver tal vida? Você não pode, nós não podemos viver essa vida através de nós mesmos. Mesmo que sejamos salvos, se tentarmos viver uma vida santa através de nossa própria vontade, através de nosso próprio esforço, nós vamos falhar. Há somente um homem que pode viver essa vida santa e esse homem é Jesus Cristo. Ele é o único que pode viver tal vida e você sabe que Ele vive em você, Ele está em você, mas será que você permite que Ele viva através de você? Fomos libertos de nossos inimigos para vivermos uma vida santa perante Ele. Lucas 1:74-75. De conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.
O ser humano não tem noção de quão maléfico é o pecado em sua vida. Os próprios animais, cujo odor é bastante ofensivo, não tem a menor noção de que são tão malcheirosos e nem parecem tais uns para com os outros. E o homem, o homem caído, segundo creio, não tem noção do quão vil é o pecado aos olhos de Deus. Gostaria que vocês fixassem na mente, com firmeza, que o pecado é aquela coisa abominável a qual Deus aborrece e que “Deus é tão puro de olhos que não pode contemplar o mal”.  O homem sem a vida de Cristo continua sendo um imundo, e por isso continua sendo imundo. Apocalipse 22:11. Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
Essa é uma pergunta que precisamos responder diante de Deus: sou um crente ou sou um santo? Por quê? Porque sem a santificação ninguém verá o Senhor! Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14.
Somos rápidos em esquecer que a tentação do pecado raramente se apresenta diante de nós em suas verdadeiras cores, dizendo-nos: “Sou teu inimigo mortal e quero arruinar-te para sempre no inferno”. O nosso inimigo jamais se apresentará desta maneira. O pecado é um engodo e tem mantido presos muitos em suas redes invisíveis. Estejamos sempre atentos ao que nos diz as Escrituras sagradas em Hebreus 3:13 Exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
Há três coisas que, de acordo com as Escrituras, são absolutamente necessárias para a salvação de todo homem e mulher na cristandade. Essas três coisas são justificação, regeneração e santificação. Todas se encontram em todo filho de Deus: ele igualmente nasceu de novo, está justificado e está santificado. Mas infelizmente, nestes últimos dias tem aparecido doutrinas muito estranhas acerca da santificação e estão envolvendo a muitos. 2 Timóteo 4:3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.
A santificação é aquela operação espiritual interna que o Senhor Jesus Cristo realiza em uma pessoa pelo Espírito Santo, quando Ele a chama para ser um cristão verdadeiro. Ele não somente a lava dos seus pecados, mediante o seu próprio sangue, como também a separa de seu apego natural ao pecado e ao mundo. O instrumento mediante o qual o Espírito efetua essa obra geralmente é a Palavra de Deus, sempre apontando para a obra consumada de Cristo no Calvário. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14.
Aquele que supõe que Jesus Cristo viveu, morreu e ressuscitou somente para prover justificação e perdão de pecados para o seu povo ainda tem muito a aprender. Consciente disso ou não, ele está desonrando o nosso bendito Senhor, transformando-O em um Salvador apenas. O Senhor Jesus realizou tudo quando é necessário para as almas de seu povo; não somente para livrá-los da culpa do pecado, mediante a sua morte expiatória, mas também para livrá-los do domínio dos seus pecados, conferindo o Espírito Santo aos seus corações; não somente para justifica-los, mas também para santifica-los. Portanto, Ele não é apenas a sua justiça, mas também é a sua santificação. 1 Coríntios 1:30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.
A união com Cristo que não produz qualquer efeito sobre o coração e a vida não passa de uma união meramente formal, indigna diante de Deus. O bispo Ryle disse o seguinte: “A fé que não envolve uma influencia santificadora sobre o caráter da pessoa não é melhor que a fé dos demônios”. A santificação, uma vez mais, é o resultado e a consequência inseparável da regeneração ou novo nascimento. A santificação é a única evidencia indiscutível da presença habitadora do Espírito Santo, algo essencial à salvação. Romanos 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
O Espírito nunca jaz dormente e ocioso numa alma; mas sempre torna a sua presença conhecida pelo fruto que faz brotar no coração, no caráter e na vida do renascido. Por outro lado, é difícil saber o que as pessoas realmente são; e muitos daqueles que exibem religiosidade externamente, na realidade podem ser hipócritas de corações apodrecidos. Um “santo” em quem coisa alguma de Cristo não é visto, senão mundanismo ou pecado é uma espécie de monstro que a Bíblia não aprova! Portanto, santificai-vos e sede santos Levítico 20:7. Amém.



Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: