"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 4 de abril de 2018

O EFEITO DO ESPÍRITO SANTO DENTRO DE NÓS


A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número. Atos 9:31.
Em primeiro lugar o efeito do Espírito Santo no coração do homem começa com a regeneração. É claro que quem vive e morre não regenerado não pode ser salvo. Não há salvação da
desgraça eterna para quem não foi libertado do estado de pecado. Se pudéssemos ser salvos sem a regeneração, sem a troca da natureza, não haveria, portanto a necessidade de que todas as coisas fossem criadas novamente por Jesus Cristo. Se os homens podem ser salvos estando ainda na condição maligna que nos trouxe a queda de Adão, então Cristo morreu em vão. Por isso Jesus disse em João 3:3b. Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Quem é o Espírito Santo? Ele é uma Pessoa, a terceira Pessoa da Trindade santa. Qual é o efeito da sua presença em nosso coração? Uma vez que fomos regenerados o Espírito Santo passa a ser o nosso Consolador, Ele dá consolo e encorajamento. Essa é a primeira consequência da Sua obra. Consolo é serenidade e contentamento da alma em plena tribulação, graças a consideração ou a presença de algum bem que sobrepuja o mal, a inquietação ou a perplexidade contra qual ela tem de lutar. Toda vez que há fortalecimento e consolação, necessariamente há também inquietação e perplexidade, por isso o apóstolo escreve em 2 Coríntios 1:5-6 Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos.
Os efeitos do Espírito Santo são a única fonte de nosso consolo e encorajamento. Não há consolo, exceto Dele, e não há sofrimento para o qual não tenhamos a Sua consolação. Seja o que for que aconteça com um filho de Deus, sejam quais forem os males experimentados, tão logo haja também alguma consolação do Espírito Santo, a consolação do cristão transbordará. Quando somos habitados pelo Espírito Santo é impossível que não passemos vitoriosamente pelos problemas. Que espécie de encorajamento e consolo o nosso bendito Consolador provê? É um consolo duradouro. O apóstolo Paulo se refere a isso em  2 Tessalonicenses 2:16-17 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.
Consolo eterno ou encorajamento eterno jamais desaparecerá dos filhos de Deus em Cristo Jesus. Obtemos essa benção do Espírito Santo: amor eterno, redenção eterna e herança eterna. Nós temos no Espírito Santo um encorajamento forte! Para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta. Hebreus 6:18.
A paz é outra consequência da obra do Espírito Santo. A base desta paz é a convicção de que fomos aceitos por Deus em Cristo Jesus, e envolvida nisso está à libertação da ira, da maldição e da condenação eterna, pois tudo isso tendo um efeito encantador na alma e na consciência. Esse é, como em outros casos, um efeito produzido pelo Espírito Santo. Tudo o que temos vem Dele e por meio Dele. Paz é fruto do Espírito. Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade.
A alegria é mais uma consequência da obra do Espírito Santo em nosso coração. O Espírito é chamado de óleo de alegria. Quando Ele derrama o amor de Deus em nosso coração e o enche grandemente, de maneira direta, assim quando fez com João Batista saltar de alegria no ventre de sua mãe quando vinha chegando à mãe de Jesus, então a alma se desperta para considerar o amor de Deus, de quem a alegria começa a fluir. Ainda que uma pessoa ouça e receba a Palavra do Senhor em meio a muita tribulação, o Espírito Santo vem a inunda de alegria. Está escrito em 1 Tessalonicenses 1:6  Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo.
O Espírito Santo deseja servir-nos com Cristo. Quando crescemos no Senhor, somos transformados pelo Senhor, mas muitas vezes ignoramos que essa obra é realizada pelo Espírito Santo. Ele jamais fará propaganda de Si mesmo. Se virmos Cristo em uma reunião, isso é resultado da obra do Espírito Santo, contudo Ele próprio nunca se permite aparecer, Ele até mesmo se esconde. Ele veio para dar testemunho de Cristo. Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. João 15:26.
O Espírito Santo conhece todas as coisas e, portanto, as pode ensinar. Não há limite para Sua capacidade de ensinar-nos, já que Ele conhece toda a Verdade. Portanto Ele nos guiará a toda Verdade: Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16:13.
É obra do Espírito Santo trazer a nós, bem como fazer real em nós, de uma maneira experimental, tudo aquilo que Cristo é e fez em cada um de nós. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:


Nenhum comentário: