"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 24 de abril de 2018

OS VENTOS CONTRÁRIOS


Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Mateus 14:24.
Se realmente estivermos no caminho para a glória, teremos problemas e dificuldades. O contexto de nosso versículo foi a multiplicação de pães. A falta do alimento resultou numa experiência mui agradável. Os discípulos estavam desfrutando o suprimento do Senhor e estavam felizes. Se estivéssemos lá, certamente estaríamos radiantes. Creio que Pedro falou muito sobre o que o Senhor tinha feito. Ele devia estar dizendo: “João, não é maravilhoso? Olhe o que o Senhor fez com cinco pães e dois peixes!” Muitas vezes, imediatamente após um desfrute deleitável do Senhor, Ele repentinamente nos diz para ir ao mar. E então Ele nos deixa. Esse é um retrato da situação de hoje. O Senhor vai ao monte, aos céus. Contudo, Ele encarrega Sua igreja de ir adiante, ao mar, onde sempre há ventos e tempestades contrários. João 16:33. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Certamente o Senhor tomou conhecimento de que o barco era açoitado por uma tempestade. Quando compeliu os discípulos a tomar o barco e ir adiante Dele, Ele previu que vinha uma tempestade; contudo, não foi com eles. Antes, foi ao monte para orar. Hoje, o Senhor Jesus está num monte, isto é, nos céus e a igreja está no mar. O barco-igreja tem sido constantemente açoitado. No entanto, esse é nosso destino. O fato de que o Senhor está nos céus orando por nós é para nós
uma fonte de consolo e encorajamento. Não nos preocupamos com a força dos ventos contrários, pois sabemos que o Senhor está no monte orando por nós. A tempestade não está sob o controle da oposição; ela está sob os pés do Senhor. Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Marcos 4:41b.
Não tema os ventos contrários. Não há necessidade de ficar perturbado por eles.  Porque nosso destino está nas mãos do Senhor, não há razão para que tenhamos medo de coisa alguma. Os ventos contrários e a oposição estão sob o controle de nosso bendito Senhor. O Senhor está num alto monte, orando e intercedendo por nós. Ele sabe quão forte o vento é. Mas Ele ri do vento e parece dizer: “Pequeno vento, você nada significa para Mim. Que está tentando fazer? Você nada pode fazer com Minha Igreja. Esses no barco são Meus
seguidores. Na verdade, eles são Eu. Apesar de Eu estar aqui nos céus, também estou com eles e neles”. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:20b.
Os ventos e as ondas estão todos cooperando para o nosso bem. Você não crê que a oposição esteja trabalhando para o seu bem? Certamente está. Todos precisamos ver que Cristo está em nós. Para desfrutá-Lo, precisamos saber que Ele habita em nós. Breve Ele pode estar a caminho para vir ao nosso encontro. Aleluia! Ele tanto está dentro de nós como nos céus intercedendo por nós! Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Romanos 8:34.
Se virmos isso, não seremos afligidos, atribulados ou aborrecidos por qualquer tempestade, pois teremos a certeza de que o barco é Seu barco, de que a igreja é Sua igreja. O mar não pode danificar o barco que se encontra o Rei dos reis. Pelo contrário, o mar está a serviço do barco. O vento e as ondas ensinaram a Pedro uma grande lição. Ele ficou muito ansioso por causa das fortes ondas e dos ventos contrários, mas Pedro aprendeu a descansar Naquele que é o verdadeiro descanso, o nosso Senhor. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7.
Lembrando que estamos considerando que o Senhor Jesus após multiplicar os pães, compeliu os discípulos a embarcar e passar adiante Dele para o outro lado. Entretanto o barco já estava longe da praia, a muitos estádios, pois Jesus se retirou e foi orar sozinho. Na quarta vigília da noite, Jesus os encontrou andando por sobre o mar. Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. Mateus 14:25.
De acordo com a guarda romana, havia quatro vigílias na noite, uma a cada três horas, desde o entardecer até o amanhecer. A primeira vigília era a do crepúsculo; a segunda, a da meia-noite; a terceira, a do canto do galo e a quarta, a da manhã. A quarta vigília era provavelmente entre três e seis horas da manhã. O versículo 25 diz que o Senhor veio até os discípulos, andando sobre o mar. Enquanto os discípulos eram afligidos pelas ondas, o Senhor caminhava sobre elas. Isso testifica que Ele é o Criador e o Governador do universo. Quem sozinho estende os céus e anda sobre os altos do mar. Jó 9:8.
Pensando que o Senhor fosse um fantasma, os discípulos gritaram, tomados de medo. O Rei celestial trouxe encorajamento aos discípulos com Sua presença. Quando eles O confundiram com um fantasma, um espectro, Ele os encorajou dizendo “Sou Eu”. Então o que fez Pedro? Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. Mateus 14:28b.
Somente Pedro era suficientemente ousado para fazer isso. Duvido que algum de nós teria sido tão ousado como Pedro. Foi um milagre que Pedro pudesse caminhar sobre as águas. Ele andou sobre as ondas pela fé. Fé é nosso agir sobre a palavra do Senhor. Ter fé não significa que somos capazes de fazer as coisas; nem significa que decidimos ir numa certa direção. Fé simplesmente significa que, embora possamos ser
muito fracos, ousamos agir baseados na palavra do Senhor. O Senhor disse a Pedro “Vem” e Pedro tomou aquela palavra, agiu com base nela, e andou sobre as ondas. Pedro desceu do barco e caminhou sobre as ondas pela fé na palavra do Senhor; no entanto, quando ele viu o vento forte, sua fé esvaeceu. Ele deveria caminhar somente pela fé na palavra do Senhor, não pela visão das circunstâncias. Visto que andamos por fé e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7. Amém. 



Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: