"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 9 de maio de 2018

TRATANDO COM A NOSSA ALMA (II)


Nos dias de Assuero, o Assuero que reinou, desde a Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias. Então, mostrou as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, por cento e oitenta dias. Ester 1:1,4.
O livro de Ester ajuda a entender a real situação do filho de Deus. O livro é como um espelho e o homem como a pessoa nele refletida. A principio veremos o que representam os personagens Mordecai, Ester, Hamã e Assuero. Há um consenso entre os estudiosos bíblicos no qual Mordecai representa o Espírito Santo e Hamã, a carne, Ester, espírito renovado e Assuero a alma humana. A carne é a personagem problemática, é o princípio do problema. De acordo com a Bíblia, a alma é a sede do caráter do homem, é o órgão onde se encontra o sentindo do eu. Todo ser humano sabe dizer “eu” porque tem uma alma. O Senhor disse em Mateus 16:26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
O rei Assuero é uma descrição muito adequada da alma ou do ‘eu’. No início do livro de Ester, está escrito que “Assuero reinou”. Essa é a primeira impressão que Assuero transmite, em outras palavras, a impressão que temos é que nosso ‘eu’ gosta de assentar-se no trono. Em muitas ocasiões é de fato o ‘eu’ que se assenta no trono. A alma aprecia lugares elevados e proeminentes, gosta de ter autoridade, honra e riqueza. Não somente as pessoas com pretensões políticas que desejam governar, todos sonhamos em serem reis. Existem muitos que até parecem que tem um rei dentro de si, ou seja, elas têm um rei na barriga. A nossa carne odeia a cruz, porque a cruz nos anula. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. Filipenses 3:18.
No livro de Ester não vemos o nome de Deus mencionado, mas por outro lado o nome do rei Assuero muitas vezes. O rei Assuero fala da alma humana, ou seja, do nosso ‘eu’. O homem natural pensa constantemente em seu ‘eu’, sua preocupação é ‘eu’, o que ama é ‘eu’, por conseguinte, o que expressa é ‘eu’. Para muitos de nós é ‘eu’ em tudo e tudo é ‘eu’. Ao acordar sou ‘eu’, o meu sonho sou ‘eu’. Somente a cruz para deixar o ‘eu’ sem efeito. E o Senhor já fez essa obra na cruz! Gálatas 2:20: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
Todos os filhos de Deus devem pedir misericórdia ao Senhor, pois muitas vezes dizemos amá-lO, mas na verdade, o que ainda amamos mais neste mundo é o nosso próprio ‘eu’. Quando você tira uma foto em meio à multidão, a primeira pessoa que irá procurar é você mesmo. Nossos pensamentos estão repletos de nós próprios, somos um verdadeiro rei Assuero. Vocês entendem agora porque o nome de Deus não é mencionado no livro de Ester? Seu nome não é mencionado e nem visto claramente enquanto a expressão do homem natural e o seu nome ficam em destaque. Seja o homem quem for não estamos aqui para agradar a homens. Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10.
Na igreja todos deveriam ver o Senhor, mas o que temos mostrado hoje? Que o Senhor tenha misericórdia e nos mostre o maior empecilho para a obra de Deus: nós próprios! Comparecer às reuniões da igreja deveria ser o mesmo que chegar à presença do Senhor. Contudo, por sermos tão duros e seguros de nós mesmos na presença do Senhor, evidenciamos a presença do homem, dificultando que a Pessoa do Senhor seja vista. 2 Coríntios. 4:7. Temos, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
Aos olhos de Deus, existem duas pessoas: Adão e Cristo. Todos os homens da velha criação estão incluídos na primeira pessoa, e todos os homens da nova criação estão na segunda. Assim, os dois são corporativos: o Adão corporativo é a reunião de todas as pessoas que estão em Adão, e o Cristo corporativo são todos os que estão em Cristo. Aos olhos de Deus, as duas pessoas são dois gigantes. Todos os que estão em Adão pertencem a velha criação e todos os que estão em Cristo são da nova criação. Onde você está em Adão ou em Cristo? 2 Coríntios 5:17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
A alma do homem expressa, em diferentes ângulos, a personalidade de Adão. Uma pessoa que vive pela alma é uma pessoa da alma, ou seja, ela demonstra e permite que seja visto o melhor de Adão. Muitas vezes nos enganamos a respeito da riqueza e do poder da alma. No capítulo 1 do livro de Ester vemos a riqueza do rei Assuero, que é uma descrição acurada da riqueza da alma. O rei Assuero mostrou sua riqueza durante cento e oitenta dias, ele tinha muito que mostrar! Ao ver tamanha riqueza, era impossível não dar louvores a Assuero, era impossível ignorar sua grandiosidade. Será que a alma humana tem tantas riquezas para mostrar? Infelizmente toda alma já nasceu condenada a morte.  Ezequiel 18:20: A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.
Um estudo a respeito da capacidade do pequeno cérebro humano revela que ele pode carregar durante sua vida, o equivalente a noventa vezes todo o conhecimento guardado nos livros da biblioteca dos Estados Unidos. Mas isso, o que é diante da sabedoria de Deus? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21. Amém. 


 Assista os nossos estudos no YOUTUBE:


Nenhum comentário: