"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 23 de maio de 2018

TRATANDO COM A NOSSA ALMA - (III)


Então, mostrou as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, por cento e oitenta dias. Ester 1:4.
Muitas vezes nos enganamos a respeito da riqueza e do poder da alma. No capítulo I do livro de Ester vemos a riqueza do rei Assuero, que é uma descrição acurada da riqueza da alma. Ester é um livro muito agradável, abrangendo, como tema central, o cuidado secreto e a salvação expressa que o Deus que se encobre tem para com Seu povo cativo. Deus é Onipresente, Onisciente e Onipotente, contudo Ele permanece oculto; ninguém sabe onde Ele está. Verdadeiramente, tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador. Isaías 45:15.
Durante os anos do cativeiro de Israel, Deus permaneceu escondido, e Ele continua ainda escondido. Mesmo hoje, na era da igreja, Deus permanece oculto. Tanto para os filhos de Israel como para nós hoje, parece que nesse universo não existe Deus. Devemos perceber que certamente Deus vive e é verdadeiro, mas permanece oculto. Ele é um Deus que se encobre. Enquanto o povo de Israel estava disperso e cativo, Deus cuidava deles de uma maneira oculta, e no momento oportuno, veio abertamente para salvá-los. Mesmo quando os cativos de Israel se encontravam em uma situação deplorável, “chegando ao fundo”, Cristo estava entre eles, sofrendo junto com eles. Contudo, em Sua severidade há misericórdia. Então, o anjo do SENHOR respondeu: Ó SENHOR dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém e das cidades de Judá, contra as quais estás indignado faz já setenta anos? Respondeu o SENHOR com palavras boas, palavras consoladoras, ao anjo que falava comigo. E este me disse: Clama: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Com grande empenho, estou zelando por Jerusalém e por Sião. Zacarias 1:12-14.
Por um lado, Deus usou às nações gentias como instrumentos para disciplinar Seu povo. Mas por outro, o Deus que trabalha em secreto estava com o povo de Israel, cuidando deles. Finalmente, Deus usou o império medo-persa para derrotar o império babilônico. Ciro, rei da Pérsia, foi chamado de “o pastor de Deus”, aquele que cumpre Seu desejo, e Seu ungido, aquele que serve o propósito de Deus. Assim vemos que o Deus que se encobre fez muitas coisas por Israel de uma maneira secreta. Aqui em Ester o Deus que se encobre ia adiante deles com a finalidade de endireitar os caminhos tortuosos. Isaías 45:2 Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro.
Mas como estamos considerando a nossa alma neste livro de Ester, vale à pena sabermos o que é alma e o que é espírito. A alma é a sede do pensamento, emoções e desejo. As funções do espírito são consciência, comunhão e intuição. Quando o pecado entrou no mundo pela vida de Adão houve morte, mas não do corpo, mas a morte do espírito do homem. Para que o nosso espírito seja vivificado é necessário que o Espírito Santo habite em nosso espírito. Quando o Espírito Santo vem habitar em nosso espírito, significa que nascemos de novo, ou seja, é quando cremos que morremos e ressuscitamos com Cristo. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 1 Coríntios 15:22.
Quando o pecado entrou no mundo através de Adão, o resultado foi um homem que perdeu o centro de sua vida e, pela necessidade de sobrevivência, sua alma precisou levantar-se e responsabilizar-se pela própria proteção e existência. A parti daí a alma começou a crescer desordenadamente. Porque o pecado entrou no homem, esse crescimento foi tornando-se cada vez mais anormal e a alma ficou passível de diversas deformações. Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo. Isaías 1:5b.
A alma é o pensamento, a emoção e o desejo do homem que por causa do pecado decaíram. Os pensamentos afastaram-se cada vez mais de Deus, transformando o homem num ser lento e néscio, o que resultou, por fim, na dúvida quanto à existência de Deus. As emoções, por sua vez, perderam sua simplicidade e pureza, os desejos do homem tornaram-se descontrolados, vulneráveis e fracos por causa do pecado. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo. Isaías 1:6.
Quando Deus fez o homem, a alma deveria ser instruída pelo espírito, mas numa situação invertida, é comandada pelo corpo. Tabagismo, uso de drogas, consumo de bebidas alcoólicas são exemplos de comandos que o corpo dá à alma. O corpo tem desejos, então, a alma busca satisfazer de imediato esses desejos, incondicionalmente. Por isso o homem como, bebe e procura toda sorte de sensações para satisfazer a concupiscência dos olhos e da carne. Assim era com o rei Assuero. Vemos em Assuero que primeiramente o álcool operou em seu corpo, em seguida, as emoções da alma foram despertadas e ele alegrou-se e, impensadamente mandou introduzir a rainha Vasti em sua presença. Ester 1:10a.-11 Ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou que introduzissem à presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a formosura dela, pois era em extremo formosa.
Mas a rainha se recusou a vir. Com isso, em seu coração Assuero pensou: “Já que fui envergonhado, vou retribuir com vergonha”. A partir desse momento, um único conselho satisfaria o conselho do rei. Foi o conselho de Memucã que agradou ao rei. O rei entendeu que se um homem não sabe administrar sua própria casa, como poderia administrar o reino? Se bem parecer ao rei, promulgue de sua parte um edito real, e que se inscreva nas leis dos persas e dos medos e não se revogue, que Vasti não entre jamais na presença do rei Assuero; e o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela. Ester 1:19. (Continua).


Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: