"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 5 de maio de 2018

TRATANDO COM A NOSSA ALMA


Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tiago 1:21.
Alguém já disse com muita sabedoria que “a batalha entre o céu e o inferno, Deus e Satanás, se passa em nossas almas”. As manifestações da vida da alma geralmente podem ser classificadas em quatro divisões: 1) força natural; 2) envaidecimento, dureza e inflexibilidade para com Deus; 3) sabedoria própria, com muitas opiniões e planos; e 4) busca de sensações emocionais nas experiências espirituais. Essas manifestações se devem ao fato de que a vida da alma é o eu, que, por sua vez, é força natural, e que as faculdades da alma são a vontade, a mente e a emoção. O corpo está sujeito às regras do pecado e está destinado a morrer. O espírito volta a Deus. Mas a alma, que é a essência de quem nós somos, precisa ser tratada. Jesus morreu na cruz por cada alma, cada pessoa individual. Se rejeitarmos Jesus, seremos destruídos no inferno. Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:28.
É por isso que a nossa alma precisa de tratamento. Como Deus faz isso conosco?  Se Deus empreender a tarefa de te fazer um cristão maduro, ou seja, com uma alma tratada é provável que não seja tão amável contigo como o pintam os mestres populares. O Escultor não usa ferramentas de manicure para reduzir o mármore bruto e sem forma em uma bela peça. A serra, o martelo e o cinzel são ferramentas cruéis, mas sem elas a áspera pedra permaneceria para sempre sem forma, nem beleza. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5.
Para sermos edificados é necessário o trabalho da cruz e a Sua Palavra em nós. Para Deus fazer dentro de nós a Sua obra de graça suprema, Ele tirará do nosso coração tudo o que mais amamos. Tudo aquilo em que confiamos será tirado de nós. Onde estavam antes os nossos tesouros mais preciosos, jazerão em montes de cinzas. Tudo aquilo que achamos que é precioso em nós, Ele vai remover, Ele vai destruir definitivamente pelo trabalhar da cruz. Quando castigas o homem com repreensões, por causa da iniqüidade, destróis nele, como traça, o que tem de precioso. Com efeito, todo homem é pura vaidade. Salmos 39:11.
Esse é o trabalho da cruz em salvar a nossa alma, destruindo em nós o que temos de mais precioso para que o nosso bendito Senhor assuma o Seu lugar em nós. Isso é a cruz! Então, o que é uma cruz? Deve ser parecida com o que o Senhor mesmo disse: “Meu Pai faça-se a tua vontade”. Ele disse ao Seu Pai para não responder conforme a vontade do Filho, mas conforme a vontade do Pai. Isto é a cruz. Tomar a cruz é a vontade que o Pai escolher decidiu. Quando oramos ao Pai certamente expressamos nossa vontade naquela oração. Mas nossas orações são tão inconvenientes. O Senhor nos ensina a orar dessa maneira em Mateus 6:10 Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.
Disse tudo isso como parte introdutória para nós entrarmos no livro de Ester e, assim compreender o andar do regenerado com o nosso amado Senhor. Portanto, cada um de nós deve permitir que o Espírito Santo conduza-nos a um entendimento mais profundo desse mistério. Ester deixa de ser apenas Ester para representar um ensinamento mais sólido a cada um de nós. Deus deseja que passemos pelo rio e que não venhamos a fazer pontes. É desta maneira que Ele irá curar a nossa alma.  Salmos 66:12b. Passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso.
Como Deus obterá o seu testemunho na terra quando os homens e as mulheres vivem tão somente para si mesmos? A igreja de Deus não pode ser separada da Sua presença e testemunho. O objetivo da igreja na Terra é também dar testemunho de Cristo e manifestar a Sua glória. A igreja é como a lua, que não possui luz própria, mas pelo fato de voltar sua face para o Sol da Justiça, adquire a sua glória e consequentemente reflete a sua luz. Então, quando as pessoas conseguem ver a glória de Deus na igreja, entendemos que a igreja cumpriu o seu dever. Somente quando a igreja retém a Cabeça, ela o expressa e ao mesmo tempo cresce o crescimento de Deus. Retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. Colossenses 2:19.
Quando olhamos para o livro de Ester chegamos a conclusão de que vivemos situação semelhante. Os nomes de muitas pessoas parecem ser mais importantes que o do Senhor Jesus. Os ateus estão em evidência e muitas vezes fazem com que tenhamos sentimentos equivocados, afirmando que Deus não está nem na Terra nem no céu. Mas a Escritura afirma em Salmos 139:7-10 Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também;
se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
O livro de Ester não é de difícil interpretação, o livro de Ester é um livro de ação e Deus age continuamente por meio de Seus filhos. Em Ester, damos uma olhada “por trás das cenas” da luta contínua de Satanás contra os propósitos de Deus e sobretudo contra o Seu Messias prometido. Assim como Hamã conspirou contra os judeus a fim de destruí-los, dessa mesma forma Satanás tem se colocado contra Cristo e o povo de Deus.  Mas a Escritura diz em Romanos 8:31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Amém.


Assista os nossos estudos no YOUTUBE:


Nenhum comentário: