"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 27 de junho de 2018

O PROFUNDO AMOR DE DEUS POR NÓS


Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. 1 Pedro 4:8.
Evidentemente esta passagem não está ensinando que devemos “esconder” pecados ou crimes dos outros no sentido de defender atos ilícitos ou proteger criminosos. O foco desta passagem é claramente naquilo que tange à vida pessoal. Eu devo amar o meu próximo ao ponto de “cobrir”, ou seja, esquecer e evitar espalhar aquilo que ele fez contra mim. Este texto não está dizendo que devemos então fazer vista grossa de pecado. O próprio Senhor nos ensinou das consequências de pecado não arrependido. Lucas 13:3b. Se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.
Infelizmente a vida cristã de muitos parece um ritual vazio e se não temos certeza do amor de Deus nos momentos em que mais precisamos, está na hora de entender o significado do amor divino. O amor divino é profundo, libertador, sem limites e imposições. Você sabe quanto é amado por Deus? o grande desafio nessa jornada é aprender que nem sempre o que desejamos é o melhor para nós, ainda que no momento possa parecer. Em seu caminho até a crucificação, Jesus nos ensinou uma lição muito valiosa. Ele poderia ter solicitado aos anjos que o libertassem, mas preferiu confiar nos planos de Deus e se entregou ao desejo do Pai. E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém. Lucas 9:51.
Queridos irmãos, quando formos capazes de entender que Deus não espera que sejamos perfeitos, nem acredita que precisamos nos esforçar para sermos dignos de Sua graça, estaremos mais preparados para provar a alegria de nos sabermos aceitos e amados por Ele. Efésios 1:6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
Quando esse amor de Deus o atingir, você descobrirá que não há nada mais poderoso em todo o universo. O amor é maior que seus defeitos, seus pecados, suas decepções, seus sonhos e até mesmo seus medos. Deus sabe que, quando você provar a intensidade de Seu amor, sua vida será para sempre transformada. O Senhor nos ama mais do que a nós mesmos.  Nada pode vencê-Lo; e nada além do amor de Deus poderá lhe dar eterna segurança. O amor de Deus por nós nos deixará para sempre protegidos. Romanos 8:38-39. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Mas, num sentido prático, é incrível como poucos cristãos vivem na segurança desse amor. Por quê? Porque dois mil anos de tradição religiosa nos contaminaram com a ideia equivocada de que o amor de Deus é algo que precisamos conquistar. Se fizermos o que O agrada, Ele nos ama. Caso contrário, Ele se afasta. Abandonar essa ideia não é fácil. Ao nos dar Seu Filho como presente, o Pai mostrou que não está em busca do trabalho de escravos fiéis. Romanos 5:8. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Para vocês terem uma ideia, hoje em dia o medo enche muito as igrejas do que o amor. Em nossos dias o medo está presente o tempo todo. O medo é tão poderoso que quase todas as instituições humanas o usam de várias formas para manter as pessoas sob controle, ou seja, escravizadas. Num mundo decadente, o medo é o único meio de controlar a sociedade. Mas graças ao Senhor, o Seu amor nos dá plena segurança.  1 João 4:18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
Não vejo o medo presente na pregação de Jesus a seus seguidores. Com certeza, Ele e os autores do Novo Testamento nos alertaram para a destrutividade do pecado e as consequências que recaem sobre aqueles que desprezam Sua oferta de salvação. Mas Jesus não usou o medo para persuadir as pessoas a segui-lO. O medo embora seja uma maneira eficiente de dominar as pessoas, essas estratégias raramente despertam paixão e crescimento espiritual. Mas o que nos traz segurança é o amor eterno de Deus. De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí. Jeremias 31:3.
Muitos por não desfrutar do amor de Deus, muitas vezes procuram seus defeitos e faltas, imaginando que são eles que podem justificar o que consideram indiferença de Deus. Mas lembre-se que Deus é amor e te ama incondicionalmente. A maior prova de Seu amor por você e por mim está na cruz do Calvário. Quando Jesus Cristo morreu, Ele nos fez participar da Sua morte e ressurreição e com isso foi abertas as portas do amor de Deus, um amor tão vasto e seguro que não pode ser desafiado nem em nossos dias mais tristes. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 1 João 3:1.
O Senhor Jesus convidou todos ao seu redor a se aproximarem de um Deus que os amava plenamente, e a que se entrassem num Reino mais rico do que qualquer outro. Colossenses 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.
O ensino de Jesus Cristo não foi “aproximem-se de Deus ou você arderá no inferno”, e sim “O reino de Deus se aproximou de você e você pode participar dele”. O amor de Deus vai além do pecado e dos defeitos, na esperança de que, em algum momento, todas as pessoas acabem sabendo quanto são amadas. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. 1 João 4:16. Amém.



Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: