"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 6 de junho de 2018

TRATANDO COM A ALMA - A SOBERBA


Dava-se-lhes de beber em vasos de ouro, vasos de várias espécies, e havia muito vinho real, graças à generosidade do rei. Ester 1:7.
O que se observa é que o local todo do banquete foi preparado de maneira a suscitar nas pessoas um sentimento de admiração ao rei. Dessa forma, pode-se ver que Assuero sabia muito bem como preparar um ambiente para se mostrar. Muitas pessoas são assim, preparam ambientes suntuosos para que os outros possam ter uma impressão fora da realidade. Conosco também não é diferente, pois fingimos ser o que jamais fomos e vivemos na hipótese apolínea da perfeição. Somos sapos enlameados com a pretensão de viver como príncipes encantados. Isto é um conto de fadas da alma altiva.
Foi bem aqui neste pântano lamacento das ambições elevadas que Cristo Jesus se encarnou. Salmos 69:2 Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; estou nas profundezas das águas, e a corrente me submerge.
O que Ele está fazendo neste mundo caído e depravado? Veio salvar almas ensoberbecidas pelo pecado. Alguém visitou o Japão e ficou impressionado com o café da manhã japonês. Os japoneses enchem a mesa com toda sorte de pratos, grandes e pequenos, sendo que em cada um deles, colocam apenas um pedacinho de tofu, ou algumas fatias de nabo, ou alguns grãos de amendoim. Mas, como a mesa está repleta de pratos, isso transmite às pessoas a sensação de abundância. Ora, as pessoas querem tomar café e não apreciar pratos! No entanto, muitas vezes essa é a impressão mais profunda que as pessoas trazem. O salmista orou: Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. Salmos 19:13.
A nossa alma é como uma criança que ganhou um brinquedo novo e quer mostrá-lo a todos. É impossível, nesse momento, não deixar de fazer barulho para chamar a atenção dos outros. Uma pessoa da alma aprecia exibir-se. Após nascer de novo, ou seja, ganhar uma experiência de morte e ressurreição com Cristo, se essa pessoa teve algumas experiências vitoriosas, não perderá a oportunidade de contar o que vivenciou de uma forma a chamar atenção para si, ou seja, será muito difícil guarda-la para si. Temos que dar o nosso testemunho da nossa cura na igreja, não é mesmo? Não! Jesus após curar dois cegos disse a eles: E os olhos deles ficaram curados. Aí Jesus ordenou com severidade: -Não contem isso a ninguém! Mateus 9:30 (LH).
O homem carnal não pode ter experiências espirituais, porque irá querer expô-las para que todos saibam. Como vemos, essa é a expressão da alma, o homem natural quer que os outros o vejam, pois gosta de ser o centro das atenções. Mas, quem de fato tem riquezas espirituais assemelha-se a uma pérola que espera silenciosamente pela pessoa que a busca. Amados, não devemos nos precipitar, mas considerar que o Senhor é bom principalmente para quem espera Nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Lamentações 3:25.
Em Isaías seis está escrito que os serafins são como os anjos, porém têm seis asas. Os Serafins pertencem à primeira esfera da hierarquia angelical, sua posição está próxima de Deus e desempenham suas funções diante do Pai. É interessante observar que eles utilizam duas asas para cobrir o rosto afim de que ninguém veja sua beleza, outras duas para cobrir os pés para que seu serviço não seja visto e duas para voarem. Aqui podemos ver o quão grande é a diferença entre o que é espiritual e o que é da alma! Isaías 6:2-3. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
A soberba procede de uma avaliação falsa a respeito de nós mesmos. O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade a faz cair na desgraça. A soberba transformou um anjo de luz em demônio. Por causa da soberba, Deus expulsou Lúcifer do céu. Deus resiste aos soberbos. Ele declara guerra aos orgulhosos e humilha os altivos de coração. O reino de Deus pertence aos humildes de espírito, e não aos orgulhosos de coração. Está escrito em Provérbios 16:18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.
A salvação da alma é um processo permanente, onde o Espírito Santo age e a alma encarnada reage voluntariamente em viva obediência. Não se trata de uma ação unilateral, como no caso da vivificação do espírito, mas numa coparticipação do regenerado, espiritualmente salvo, com o Espírito Santo de Deus, no propósito da purificação de todo o lixo acumulado na memória de sua alma em todo o tempo de sua história. É a nossa obediência a Palavra de Deus que nossa alma será purificada, para então vivermos a vida cristã amando nossos irmãos. Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente. 1 Pedro 1:22.
Quando nascemos de novo, nossa primeira parte, nosso espírito, é salvo. No futuro, quando Jesus voltar em glória, nossa terceira parte, nosso corpo, será́ salvo. Mas hoje, Deus está fazendo um trabalho contínuo em nossa segunda parte, ou seja, nossa alma. E esta etapa é sinérgica, isto é: Deus e o cristão trabalham juntos. O plano de Deus é substituir, pouco a pouco, nossa vida terrena e corrupta por Sua gloriosa Vida
eterna. Isto é o que o termo “a salvação da alma” quer dizer. O meu espírito é salvo porque JESUS negou a Si mesmo; A alma é salva por eu negar a mim mesmo. Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23. Amém.



Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: