"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 7 de julho de 2018

A DISCIPLINA DIVINA EM NOSSAS VIDAS


Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Hebreus 12:8.
Essa palavra “bastardo” significa “filho ilegítimo”. Nas sociedades antigas, geralmente o filho bastardo, ou ilegítimo, não tinha direito à herança. Para lembrar os irmãos de que o castigo/disciplina é uma parte do relacionamento que implica em amor, e ele também descreve este relacionamento por meio da analogia do pai e do filho. Filhos que são dignos da sua filiação devem suportar a disciplina do Senhor. Às vezes não compreendemos o castigo, mas ainda assim temos de aceitá-lo e suportá-lo como parte de nossa educação. Por meio dele somos reconhecidos como filhos verdadeiros, e não filhos espúrios. Estão percebendo porque a disciplina é tão necessária? Os filhos de Deus, atualmente estão muito distraídos de Cristo e estão perdendo o seu primeiro Amor, o amor do entusiasmo pelo Senhor Jesus e por Sua Palavra. Jeremias 13:10 Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta.
Uma vida que saiu do controle só volta a ser controlada através dos processos da disciplina de Deus. Ele nos disciplina porque tem um propósito em mente para a vida daquela pessoa. Ele está procurando por santidade, porque o Pai deseja formar a santidade em nós, por isso Ele nos disciplina. Se você tem convicção do seu novo nascimento em Cristo e se recusa a dar ouvido a Sua Palavra, certamente você será açoitado pelo Pai. Hebreus 12:6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
A disciplina é produto do bondoso amor de Deus que procura nos levantarmos e colocarmos numa posição de vitória sobre os nossos próprios pecados. Entretanto, não menosprezamos a correção do Senhor. Ela tem uma finalidade muito grande em nossa vida. Espere, pois, pela correção, que ela certamente virá. Ela é certamente parte da obra providencial de Deus para o bem-estar da nossa vida. Apocalipse 3:19. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Se não existe disciplina é sinal de que não há a relação entre pai e filhos, mas somente entre um chefe de família e um bastardo. Um bastardo faz o que quer e o chefe de família não lhe aplica disciplina alguma, porque não tem as prerrogativas de pai sobre ele. Se alguém no meio do povo de Deus vive em pecado, mas permanece sem disciplina, é um sinal de que não pertence à família de Deus embora viva no meio dela. A disciplina é o que acontece quando nosso Pai amoroso intervém para nos desviar de nossa procura destrutiva e infrutífera. Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus. Deuteronômio 8:5.
Temos aqui algo muito sério, isto é, Deus é sério, e Ele é sério porque é santo. Devemos conhecer Deus em Sua seriedade e santidade. Quando conhecemos a seriedade de Deus seremos mais sóbrios em nossa conduta. Sempre que perdemos a sobriedade de alguma maneira afetamos a santidade do Senhor. Há uma razão clara na disciplina de Deus. Ela visa nos livrar da condenação que há de vir sobre o mundo. Nosso Pai nos disciplina para que não caiamos na condenação que o mundo receberá. Uma grande lição que nós aprendemos com esta disciplina de Deus é que ela preserva a nossa salvação. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11:32.
Quando Deus nos disciplina é para aproveitamento. Deus não falha nos resultados na sua disciplina. Nós crescemos quando Deus nos trata realmente como a filhos, porque a sua disciplina é cheia de amor. Ela nos faz bem. Tiramos grande proveito e lucro dela. Quando Deus nos disciplina Ele quer formar em nós o caráter que Ele tem. Ele quer trazer de volta em nós toda a imagem Dele que foi desfigurada pela queda. O que caracteriza o caráter de Deus é a Sua santidade. É exatamente isso que Ele quer reimplantar em nós. Por isso que toda disciplina do Senhor é para aproveitamento. Hebreus 12:10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
Queridos irmãos, não há modo de viver diante do Senhor sem essa expressão do caráter divino que Deus está restaurando em nós. Essa é a finalidade da disciplina. Como a santidade é perfeita, também o é a sua disciplina. Diferentemente dos pais terrenos que erram na disciplina porque eles não são perfeitos, Deus, com absoluta perfeição, produz em nós paulatinamente aquilo que Ele próprio é. É a santidade que vem por meio do sofrimento. Ele nunca falha nesse Seu propósito de produzir em nós o precioso fruto da santidade. Lembre-se de que Salomão várias vezes referiu-se aos vergões da disciplina como produzindo purificação da alma. Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo. Provérbios 20:30.
Embora a disciplina divina seja proveitosa, faça-nos participantes da sua santidade, produz frutos de justiça, temos de admitir que ela implica sofrimento. Nunca a disciplina é algo agradável, tanto para quem a aplica como para quem a recebe. Hebreus 12:11 E, na verdade, toda disciplina, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
Essa é a situação de todo aquele que está sob a disciplina do Senhor. É um tempo de tristeza, de sofrimento, mas não sem a assistência da misericórdia. Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o SENHOR, que se compadece de ti. Isaías 54:10. Amém.  



Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: