"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A ORAÇÃO QUE TOCA O CORAÇÃO DO SENHOR


Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. Neemias 1:4.
O nome Neemias significa “Deus se consolou” ou “descanso de Deus”. Como consolador, Neemias viveu perto das pessoas; como intercessor, viveu perto de Deus. Neemias era, acima de tudo, um homem de oração. Neemias sempre foi um homem muito ocupado, mas não tão ocupado a ponto de não ter tempo para Deus. É por isso que quando Deus pretende dispensar grandes misericórdias a seu povo, a primeira coisa que faz é inspirá-lo a orar. Deus não presta atenção à pompa das palavras ou à variedade de expressões, mas à sinceridade e à devoção do coração. Alguém disse que “a chave abre a porta não porque é dourada, mas porque se encaixa na fechadura”. Como se deve orar? Mateus 6:7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Um dos truques do diabo é manter-nos tão ocupados que não encontramos tempo para orar. Se Neemias não fosse um homem de oração, o futuro de Jerusalém teria sido outro. A força da oração é maior do que qualquer combinação de esforços na terra. A oração move o céu e aciona o braço onipotente de Deus. Deus ouve as orações de Seus filhos amados, porque eles pela graça creram em sua identificação com Cristo em sua morte e ressurreição. Quando cremos nesta verdade, Jesus que é manso e humilde de coração vem morar dentro. Entre o coração humilde e contrito e a majestade do céu não há barreiras. A única senha é oração. Então podemos esperar pelo Senhor, porque quando o homem trabalha, o homem trabalha, mas quando o homem ora, Deus trabalha. Isaías 64:4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
Neemias começa seu ministério orando. Sua oração é uma das mais significativas registradas na Bíblia. Jamais nos esqueçamos de que Deus ainda está no trono, nós ainda estamos a seus pés, e entre nós há apenas a distância de um joelho. Neemias foi um intercessor e um intercessor é alguém que se levanta diante do trono de Deus em favor de alguém. Cada filho de Deus em Cristo Jesus é um intercessor.  Um intercessor torna-se responsável diante do conhecimento de uma necessidade. O conhecimento de um problema nos responsabiliza diante de Deus e dos homens. Está escrito em 1 Samuel 12:23  Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.
Um intercessor sente a dor dos outros em sua própria pele. Um egoísta jamais será um intercessor. Só aqueles que têm compaixão podem sentir na pele a dor dos outros e levá-la ao trono da graça. Neemias chorou, lamentou e orou durante quatro meses pela causa do seu povo. Sua oração foi persistente e fervorosa. O grande problema de nossos dias é a superficialidade do povo de Deus naquilo que concerne à oração. Veja este precioso versículo das Escrituras Sagradas que falam de oração em profundidade, ou seja, como deve ser a nossa oração. Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma substâncias odoríferas, estoraque, ônica e gálbano; estes arômatas com incenso puro, cada um de igual peso; e disto farás incenso. Êxodo 30:34-35a.
O texto inicial nos chama a atenção para três substancias odoríficas: “estoraque”, “ônica” e “gálbano”. Todas elas são um tipo da verdadeira oração. O que seria um tipo? É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Por exemplo, o incenso simboliza o cheiro agradável das orações realizadas e inspiradas pelo Espírito Santo. Vamos ler em Êxodo 30:7-8. Arão queimará sobre o altar incenso aromático; todos os dias de manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará. Quando, ao crepúsculo da tarde, acender as lâmpadas, o queimará; será incenso contínuo perante o SENHOR, pelas vossas gerações.
Todos os dias de manhã! Isso demonstra que todos os dias devemos chegar-se a Deus através da oração e adoração. E somente incenso devemos oferecer a Ele, ou seja, que devemos reservar para Deus um momento de oração em adoração todos os dias. As três substâncias mencionadas acima são fundamentais para entendermos o valor da oração. Este primeiro ingrediente fala-nos da espontaneidade, visto que o estoraque era uma leve resina que era liberada voluntariamente de uma árvore. Isto faz nos entender que uma verdadeira adoração deve ser espontânea e não forçada, deve partir de um coração grato e não murmurador, deve ser pelo Espírito e não de forma religiosa, deve partir do interior humano e não apenas dos lábios. Vamos ler Salmos 54:6 Oferecer-te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó SENHOR, porque é bom.
A ônica era um tipo de molusco encontrado no fundo do mar vermelho, e aqui temos o segundo elemento; “a busca profunda” e isto são muito importantes para uma verdadeira oração e adoração. Assim como a ônica não era obtida na superfície e sim lá no fundo do mar, assim deve ser nossa oração, do mais profundo do nosso ser. Salmos 130:1-2. Das profundezas clamo a ti, SENHOR. Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas.
Outro elemento que nos chama a nossa atenção é o galbano. Era produzido de folhas de um arbusto da Síria, que esmagada produzia uma seiva. Devemos oferecer uma oração e uma adoração com um coração quebrantado. O perfume somente se conseguia através do esmagamento das folhas e caules da planta. Assim também é o louvor da nova criatura, pois existem situações que nos mói, nos machuca, nos abate e ficamos como que destruídos, porém, é daqui que vem o profundo e mais puro louvor. Quando assim oramos, louvamos e adoramos, neste momento o perfume se manifesta. Lembre-se que nós somos o bom perfume de Cristo. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? 2 Coríntios 2:15-16. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:


Nenhum comentário: