"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 30 de outubro de 2018

A SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS SAGRADAS


As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre. Salmos 119:160.
O mais perigoso e eficaz ataque à Palavra de Deus, porém, pode ser um ataque sutil que tem sido forjado principalmente por aqueles que pensam crer na Bíblia, mas que duvidam da perfeita suficiência da Escritura. Mas aqueles que reconhecem que a Bíblia é a Palavra verbalmente inspirada de Deus, a amam. Se a amam, a guardam e se a guardam, a obedecem. Se a obedecem é porque se prostram diante dela. A Palavra de Deus tem sido alvo da manipulação de homens perversos durante séculos e séculos a fio. Eles a deturpam, mas é para a própria destruição deles. Está escrito em 2 Pedro 3:16. Ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
As Escrituras Sagradas por ser perfeita tem um poder que nenhum outro livro possui, ela faz o homem retornar ou ser recuperado para o local de onde o pecado o expulsara. O efeito da Palavra de Deus é fazer o homem voltar-se para Deus e para a santidade, e a volta ou regeneração não é apenas exterior; a alma é tocada e renovada! O maior agente da regeneração do pecador sem dúvidas é a Palavra divina. É ela, e não a interpretação humana, que exerce poder sobre almas. O salmista inspirado pelo Espírito Santo disse no Salmos 19:7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
Neste salmo 19, Davi faz seis declarações acerca das Escrituras. Cada característica das Escrituras inclui a expressão “do Senhor”. Cada uma das seis afirmativas ressalta uma característica da Palavra de Deus e descreve os efeitos que ela produz na vida de quem a recebe. O primeiro é “a lei do Senhor”. Essa palavra lei  traduzida do hebraico é “Torah”, que enfatiza a natureza didática das Escrituras. Aqui, Davi a usa para se referir às Escrituras como a totalidade do que Deus revelou para nossa instrução, quer seja credo (o que cremos), caráter (o que somos) ou conduta (o que fazemos). Por isso Davi amava a Palavra de Deus: Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Salmos 119:97.
A palavra “perfeita” ainda do verso 7 do salmos 19, é a tradução de uma palavra hebraica comum que significa “inteira”, “completa” ou “suficiente”. Ela transmite a ideia de algo amplo, que cobre todos os aspectos de uma questão. Literalmente significa que a Escritura de nada precisa para ser completa. Ela é completa como uma revelação da verdade divina, ela é absolutamente verdadeira, alcançando com perfeita sabedoria as necessidades do homem. Tudo o que é essencial para o homem saber pode ser encontrado na Palavra de Deus. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples. Salmos 119:130.
A Palavra de Deus é suficiente para restaurar a nossa alma. As Escrituras é tão poderosa e abrangente que pode transformar a pessoa toda, tornando-a em alguém precisamente como Deus quer que ela seja. A Palavra de Deus é suficiente para restaurar, através da salvação, até a vida mais arrasada; disso o rei Davi deu testemunho abundante. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades. Salmos 103:3.
Ainda no Salmo 19 verso 7b; Davi, ampliando o alcance da suficiência das Escrituras, escreve que “o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices”. Testemunho fala das Escrituras como um depoimento divino. A Escritura é o fiel testemunho de Deus, mostrando quem Ele é, ou seja, Ele é o Deus da verdade que não pode mentir. Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade.  Salmos 31:5.
Também encontramos a palavra “fiel”, que significa que o testemunho de Deus é inabalável, irremovível, inconfundível, seguro e digno de confiança. Ele provê um fundamento sobre o qual podemos construir nossas vidas e destinos eternos. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:28.
As Escrituras são o resultado da obra do Espírito Santo de Deus movendo-se sobre os autores humanos, para produzir Sua Palavra na forma escrita. Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20-21.
Que coisa maravilhosa, que privilégio, nós podermos abri-la e nos rendermos a ela, abrirmos e dizer: “Senhor, corrige a minha vida de acordo com a Sua Palavra”. Me trás convicção com relação à Sua Palavra. Dá-me um coração de obediência com relação à Sua Palavra. A Bíblia é a única auto revelação de Deus. Se Deus não falasse, nós estaríamos tateando no escuro. Mas Ele fala! Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala. Isaías 1:2a. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:



Nenhum comentário: