"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

É NECESSÁRIO TER VIDA NOVA


Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7.
Essa é a maior necessidade de todo homem e de toda mulher que nasceu neste mundo: vida nova. Um dos maiores impedimentos para alguém alcançar a graça divina é a justiça própria. Como poderá alguém receber a graça que foi revelada em Cristo, sem antes reconhecer que é um miserável e indigno pecador? O Espírito Santo precisa nos levar a uma convicção de pecado, pois desta maneira podemos recorrer ao Senhor. Lucas 18:13. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
A soberba no coração do homem é tão perversa quanto enganosa. A auto exaltação e a autocomiseração, uma e outra, procedem de um mesmo coração inchado de si mesmo. O egoísmo tem várias máscaras, umas evidentes, outras, porém, conseguem nos enganar. É a falsa humildade, a falsa espiritualidade, a falsa esmola, etc. De maneira velada, gostamos do reconhecimento daqueles que nos cercam. Por trás disto está uma satisfação demoníaca de prazer próprio. Tomás a Kempis disse: “Muitos, no que fazem, buscam secretamente a si mesmos, sem o saber”. Jesus Cristo veio a este mundo para tratar com o mal do homem, o seu próprio “eu”. Está escrito em 2 Coríntios 5:14-15. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
A operação da cruz exerce um poder de ação contínuo em nossa vida. Deus, por sua graça, quer que reflitamos o caráter de Cristo em nosso viver diário. O Senhor é especialista em ajeitar as circunstâncias que envolvem o nosso dia-a-dia para atingir o seu intento. Ele sabe como lidar com cada um de nós. As provações não são aleatórias, elas são encomendas enviadas a nós pelo próprio Pai. A fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto. 1Tessalonicenses 3:3.
As provações mostram, de maneira clara, o quanto vivemos pelos nossos próprios interesses e justiça. Toda expressão de mágoa, rancor, falta de perdão, sensibilidade mórbida, vitimismo; em realidade, denunciam abertamente a nossa egolatria. O esvaziamento na vida, do egoísmo, da vaidade, do orgulho, e de todas as ciladas do eu é tão custoso que poucos chegam a ser vasos de bênçãos, jarros de cristal, para refletir seu Mestre. Somente pela graça podemos ser livres de nós mesmos. Está escrito em Gálatas 2:20a. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.
Temos uma tendência natural de protegermos todos os interesses do ego. Ficamos sempre em estado de alerta contra ataques ou insultos. Ao menor sinal de uma agressão, nos armamos com todas as nossas defesas. A vida de Cristo em nós nos livra de toda a autodefesa ou sensibilidade excessiva. Ele morreu e ressuscitou para ser a nossa vida. Não é de se admirar que cristianismo é uma substituição de vida. A nossa, egoísta, pela de Cristo, santa. Colossenses 3:4. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
O filho de Deus em Cristo tem um passado, mas ele é alegre porque o seu passado é algo que realmente passou. Uma característica daqueles que foram libertados de sua consciência dolorida e da escravidão do pecado é que eles não têm barreiras para falar a respeito de seu passado. Ninguém tem alegria em falar da escravidão se ainda estiver no cativeiro. Uma vez que conhecemos a graça de Deus, conhecemos também a alegria de ter nossos pecados perdoados. Está escrito nos Salmos 103:3 Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades.
Cristo é suficiente para gerar em nossos corações a alegria de viver. Nele nós temos tudo o que a nossa alma almeja: perdão, purificação de pecados, salvação, paz, santificação, esperança, contentamento e alegria. Ele é a real causa de nossa satisfação. A nova criatura é alegre porque Cristo Jesus é alegre. Conhecê-lo é o nosso maior privilégio. Não há como andarmos com Ele e não exalarmos o seu bom perfume: Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. II Coríntios 2:14.
O novo nascido é alegre porque o seu alvo é estar conformado com o propósito de Deus. O caminho da cruz, longe de fazer-nos pessoas amargas e azedas, é o meio pelo qual uma nova criatura pode realmente expressar a sua alegria e contentamento. De que modo o mundo irá saber que Cristo habita em nós? Com certeza, as pessoas querem enxergar muito mais do que um discurso correto em nossos lábios, elas almejam ver o caráter de Cristo através de nosso testemunho de vida. Não há como estarmos no centro da vontade de Deus à parte deste bendito estilo de vida. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:


Nenhum comentário: