"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O PODER DAS ESCRITURAS (Sua suficiência)


A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Salmos 19:7.
A Bíblia pode ser chamada a gramática de Deus para a linguagem dos homens transformados. Não é um compêndio de informações para mentes curiosas, mas uma mensagem poderosa para transformação de vidas. Como afirmava Moody, “as Escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas”. Quando recebemos e cremos na Palavra de Deus, então ela nos transforma de dentro para fora. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. Isaías 35:7.
Em nossa caminhada com o Senhor, certamente teremos muitas experiências maravilhosas, mas a experiência pode facilmente ser falsificada, mas as Escrituras não. Ela foi consumada e definitivamente entregue aos homens! A fiel Palavra de Deus transforma o símplice em sábio. A palavra hebraica traduzida por “símplice” vem de uma expressão que significa “uma porta aberta”. Ela evoca a imagem de uma pessoa ingênua que não sabe quando fechar sua amente contra o ensinamento falso e impuro. Ela não tem discernimento, é ignorante e influenciável. Mas a Palavra de Deus a torna sábia.  Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Salmos 119:99.
“Sábio” fala não de alguém que meramente conhece um fato, mas de alguém que é habilidoso na arte do viver santo. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17.
Ele se submete às Escrituras e sabe aplicá-las às suas circunstâncias. A Palavra de Deus, então, toma uma mente simples, sem discernimento, e a torna hábil em todas as questões da vida. Isto, também, está em contraste com a sabedoria dos homens, a qual, na realidade, é loucura.  Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? 1 Coríntios 1:20.
A Bíblia é o único livro que tem uma mensagem capaz de transformar radicalmente o homem e torná-lo uma Bíblia humana, para a leitura dos ignorantes e analfabetos. Portanto, Escritura é correta e causa alegria. Davi acrescenta uma terceira declaração sobre a suficiência das Escrituras em Salmos 19:8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.
Preceitos são orientações e princípios divinos para o caráter e a conduta. Visto que Deus nos criou e nos recriou em Cristo quando cremos em nossa morte e ressureição com Ele. Quando cremos neste fato, Deus nos torna Seus filhos amados e por esta causa, Ele sabe como devemos viver, a fim de sermos produtivos para sua glória. Deus pôs nas Escrituras todos os princípios que necessitamos para o viver santo. Tantas pessoas hoje estão aflitas ou abatidas porque carecem de direção e propósito. A maioria busca em fontes erradas. A Palavra de Deus não somente fornece luz para o nosso caminho, mas também determina a rota à nossa frente. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Salmos 119:105.
As Escrituras nos conduz num viver correto, adequado, a Palavra de Deus nos traz grande alegria. Se você está deprimido, ansioso, temeroso, duvidoso, aprenda a obedecer ao conselho de Deus e desfrute o prazer que disto resulta. Não se volte para a autoestima e auto realização. Concentre-se na verdade divina. Nela você encontrará gozo verdadeiro e duradouro. Todas as outras fontes são superficiais e passageiras. O salmista se voltava às Escrituras em busca de ajuda, quando estava desanimado e deprimido: O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica. Salmos 119:50.
Até mesmo Jeremias, o “profeta chorão”, experimentou gozo em meio a tremenda angústia humana, porque a Palavra de Deus era a sua alegria e o prazer do seu coração. Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16.
O Espírito da vida apanha a espada viva de Sua Palavra e vivifica os corações ressecados pelos efeitos esclerosantes da morte. É o Espírito da vida quem grava as palavras vivas nas tábuas do coração, gerando a vida que expressa o poder da ressurreição. Não é a letra em si mesma, mas as palavras vivificadas pelo Espírito. Deus nos fez capazes de ser ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica 2 Coríntios 3:6.
Você e eu podemos ser a única Bíblia que os vizinhos vão ler. Muitos, porque não sabem ler. Muitos, porque estão ocupados demais. Precisamos, pela graça de Deus, comer a Bíblia, a fim de podermos mediante a graça, viver a Bíblia de tal maneira, que os outros vejam as marcas de Cristo refletidas em nossa conduta. A nossa vida deve ser uma fiel edição da vida de Cristo. Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens. 2 Coríntios 3:2. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:







Nenhum comentário: