"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

JOÃO BATISTA UM VASO QUE MARCOU SUA ÉPOCA


Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos. Lucas 1:76.
Nas Escrituras, encontramos algumas pessoas, as quais podemos chamar de vasos que marcaram época porque Deus as levantou para mudar os tempos. Por exemplo, Deus usou Noé para mudar da era da consciência para a de governo. Deus usou Abraão para introduzir a era das promessas e Moisés para introduzir o período da Lei. Deus usou Samuel para findar a era dos Juízes e introduzir a dos reis. No Novo Testamento, é bem claro que João Batista foi um vaso que marcou sua época. Veja o que é dito em Marcos 1:1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
Como começou o evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus? Quem introduziu a era da graça? Foi João Batista. A Lei havia sido dada e os profetas profetizaram até João Batista. João foi uma pessoa usada pelo Senhor para concluir a Lei e os profetas e introduzir o Rei, o próprio Senhor Jesus. Lucas 16:16a. A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus.
A última voz ouvida no Antigo Testamento foi a voz de Malaquias, o profeta. Deus usou Malaquias para chamar o seu povo de volta a Ele. Mas, infelizmente, o povo não ouviu e, por quatrocentos anos, Deus permaneceu em silêncio. Embora suas vidas continuassem normalmente, não houve nenhuma voz do céu. De repente, após esses quatrocentos longos anos, Deus começou a falar. Havia uma voz clamando no deserto. Deus levantou João Batista e ele passou a pregar: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mateus 3:2.
O reino dos céus proclamado por João Batista era um reino espiritual, porque o Rei estava vindo. Na verdade, Ele já se encontrava no meio deles. Quando esta mensagem foi divulgada, deixou eletrizada, imediatamente, a nação inteira, e as pessoas vinham ter com ele para serem batizadas. Por que as pessoas são batizadas? O que significa batismo? Batismo significa que morreram, foram sepultadas e da morte ressurgiram pela ressurreição para viverem vida nova ou novidade de vida. Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
Quando cremos no Senhor, significa que tudo no passado, tudo o que diz respeito a nós; quer consideremos bom ou mau, tem de passar pela morte e ser enterrado. Essa era a pregação de João Batista. O nome João significa “Deus é gracioso”. Este João foi levantado por Deus para trazer o povo ao reino dos céus, para prepará-los para receberem a salvação que estava vindo sobre a Terra. Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. Lucas 1:77,79.
O que nos chama a atenção em João Batista, é que ele nunca tentou atrair as pessoas para si próprio, pelo contrário, apontou sempre, para elas, Cristo. João Batista foi uma voz que veio e desapareceu, e estava regozijante por participar dessa forma. O que é uma voz? Uma voz é para ser ouvida, mas não para ser vista. Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. João 1:23.
Embora João tenha sido um vaso de Deus que marcou a sua época, ele sabia exatamente quem era. Como ele se anulou, sabendo que não era nada mais do que uma voz, inferior a um escravo, e que era o amigo do Noivo! Ele se diminuiu para que Cristo crescesse. Lucas 3:16 Disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Nos dias antigos, as pessoas não usavam sapatos como nós. Elas usavam sandálias, e era trabalho dos escravos desatar as correias das sandálias. João Batista, aquele grande profeta disse que não era “digno de desatar-lhe as correias das sandálias”. Em outras palavras, ele se considerava inferior a um escravo. Essa era a estimativa que João Batista fazia de si mesmo. Convém que ele cresça e que eu diminua. João 3:30.
Gostaria também de colocar um detalhe muito importante sobre João Batista. Ele veio no espírito e no poder de Elias. Quando Elias foi arrebatado, Eliseu disse que queria porção dobrada do seu espírito. Qual era o espírito de Elias? Por duas vezes Elias queixou-se diante de Deus, dizendo que havia sido muito zeloso pelo Deus dos exércitos. Em outras palavras, o espírito de Elias era um espirito zeloso pelo Senhor. Assim também era João Batista. Ele também veio no poder de Elias. O que significa o poder de Elias? O poder de Elias é a oração: Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. Tiago 5:17. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:




Nenhum comentário: