"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 24 de fevereiro de 2019

O AMOR INEXPLICÁVEL DE DEUS


Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas. Oséias 3:1.
O profeta Oseias anuncia o juízo de Deus e abre as portas da esperança, pois ele não foi um profeta de gabinete, alienado da realidade sombria do seu povo. Oseias não apenas falou ao povo rebelde acerca do amor de Deus, mas também demonstrou esse amor. Não é o amor de Oseias por Gômer que retrata o amor de Deus; é o amor de Deus por Israel que inspira o amor de Oseias por Gômer. Não é o amor do homem que exemplifica o amor de Deus; é o amor de Deus que se torna padrão para o amor do homem. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19.
Deus é um forno ardente, tão cheio de amor que todo o céu e toda a terra estão envolvidos pelo seu calor. O amor é prioridade. O amor é a luz e a glória ao redor do trono sobre o qual Deus está assentado. O amor é uma obra divina em nós. O amor, certamente não é natural ao homem. Ele nos amou primeiro! Nosso amor por Ele é a “consequência justa” de Seu amor por nós. E o amor de Deus por nós se personifica perfeitamente em Cristo Jesus. E todos nós que cremos, somos convidados a nos revestirmos deste amor. Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:14.
O amor de Oseias por sua esposa o estimula a redimi-la, a purificá-la e a trazê-la de volta a sua casa e o seu coração. Oseias tinha razões para se divorciar de Gômer, a ordem do Senhor a ele mostra que a graça é maior que a lei. O que a lei dizia? Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa. Deuteronômio 24:1.
Oseias poderia deixar Gômer, se divorciar dela, mas o Senhor pediu para ele amar. O amor de Deus pelo seu povo é incondicional e eterno. Quem ama não enxerga defeitos, apenas ama. O povo do Senhor, o povo que Ele tanto amava, O abandonou e se envolveu com muitos deuses. Tornou-se uma nação infiel, adúltera e prostituta. Degradou-se, a ponto de tornar-se uma escrava. Mas graças ao Senhor, seu amor é perseverante. Ele disse a Oseias: “Vai outra vez, ama uma mulher”.  Isso demonstra que mesmo quando esse povo se torna infiel, Deus permanece fiel. Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:13.
A ordem para Oseias é amar a esposa infiel e adúltera. Não se trata de um segundo casamento, mas da restauração da aliança. Gômer saiu de casa, e Oseias recebeu a ordem de ir buscá-la. Assim como Deus não desiste do seu povo, Oseias não deve desistir de Gômer. Oseias é desafiado a amar quem não o ama. A amar quem lhe feriu o coração. A amar quem o abandonou por outros amantes. A amar quem se degradou ao extremo, rompendo a aliança conjugal. O amor de Oseias por Gômer não foi um amor barato. Ele se humilhou para amá-la. O amor de Deus por nós, é sacrificial. Deus amou e sofreu, porque o amor é sofredor.  1 Coríntios 13:7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor de Deus fala de um coração partido que sangra, mas jamais desiste de amar infinitamente os objetos da sua ira. Sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. João 13:1b.
Foi o amor de Deus que reacendeu o amor de Oseias por sua esposa infiel. Foi o amor de Deus aos filhos de Israel que inspirou o amor de Oseias por Gômer. Isso porque o amor redentor valoriza o que o pecado degradou. Gômer se degradou progressiva e profundamente. Ela se tornou infiel, adúltera, prostituta e escrava. Ela chegou ao fundo do poço. Perdeu sua dignidade humana para tornar-se um objeto, uma coisa, uma ferramenta viva, de baixo valor. Mas o amor de Deus a encontrou. O amor de Deus não é expresso apenas em palavras, mas, sobretudo, em ação. Comprei-a, pois, para mim por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada. Oséias 3:2.
Gômer não é mais uma mulher atraente e bela, mas uma escrava arruinada, que foi colocada no balcão para ser vendida como mercadoria barata. O pecado, que lhe parecia tão atraente, a destruiu. O pecado prometeu a ela liberdade e a escravizou. Prometeu prazeres e agora a degrada. Porém, apesar de sua condição aviltante, Oseias a ama e a redimi. É assim o amor de Deus. Ele também nos amou e nos comprou. Estávamos rendidos ao pecado como escravos do diabo e do mundo. No entanto, Deus nos amou e nos redimiu. Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Tito 3:5.
Gômer é arrastada para o mercado de escravos e vendida como peça de pouco valor. Oseias, seu marido, entra nesse leilão e oferece por ela o maior lance. Vale lembrar que Deus nos comprou não com prata ou ouro, mas com o preciso sangue de Seu Filho. Deus pagou por nós um valor infinito. Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo. 1 Pedro 1:18-19. Amém. 




Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: