"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 16 de maio de 2019

UNIÃO COM CRISTO: ISAQUE E REBECA


Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito;
mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho. Gênesis 24:2-4.
Abraão representa Deus, o Pai. Abraão é homem de riqueza imensurável. Isaque, é o filho de Abraão. Isaque é uma imagem maravilhosa do Senhor Jesus. Jesus e Isaque são as únicas pessoas em toda a Escritura citados como filho unigênito. Tanto Isaque como Jesus são chamados de “a semente prometida”. Ambos tiveram um pai rico. Ambos tiveram um nascimento milagroso. Ambos foram oferecidos em sacrifício por seus pais em uma montanha. Ambos herdaram todas as coisas de seus pais. Rebeca é a imagem daquela jovem bonita, a noiva de Cristo. O Servo de Abraão representa o Espírito Santo e seu nome é Eliézer.  Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Gênesis 15:2.
Esse servo de Abraão tem um papel fascinante na história. O servo foi enviado em nome de Abraão para revelar seu filho a sua noiva recém-encontrada. Neste contexto servo de Abraão é chamado de “Deus é nossa ajuda”. É significativo que o Espírito Santo seja chamado de “o Consolador”, que significa Aquele que vem para ajudar alguém. Em resumo o trabalho do servo é simplesmente contar à noiva tudo sobre seu noivo, não sobre si mesmo.  Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:14.
Irmãos a história se abre, o servo de Abraão encontra Rebeca perto de um poço ao final do dia. O poço é o lugar de águas frescas. É aí que a noiva de Cristo sempre é encontrada, buscando satisfazer sua sede espiritual. Sede fala de desejo espiritual. Rebeca é linda. A noiva de Cristo é bela aos olhos do Espírito e do Filho. Ela é virgem. Ela é bondosa, generosa e diligente. Rebeca oferece água para o servo de Abraão e seus dez camelos. Depois disso, Rebeca abriu seu coração para o servo, e permitiu que o servo ficasse em sua casa. A noiva de Cristo dá as boas-vindas ao Espírito Santo em sua vida. Entra, bendito do SENHOR, por que estás aí fora? Pois já preparei a casa e o lugar para os camelos. Gênesis 24:31.
Na manhã seguinte, o servo explica porque ele veio para essa terra. Então ele pede permissão aos pais de Rebeca para leva-la ao filho de Abraão. Sua família concorda que ela vá, mas querem que ela permaneça com eles por dez dias antes de partir. Veja a resposta do servo em Gênesis 24:56 Ele, porém, lhes disse: Não me detenhais, pois o SENHOR me tem levado a bom termo na jornada; permiti que eu volte ao meu senhor.
Em outras palavras, o servo estava dizendo que não era para eles atrapalharem que ela fosse. “Ela vai agora ou não vai mais”. Observem que foram aqueles mais próximos de Rebeca que quiseram impedi-la de ir. Isso é verdade para cada um de nós. Quando o Espírito de Deus o convida, “Vem, segue-me”, a escolha é sua, mas você será tentado a desistir. Rebeca teve que pagar um preço para seguir o servo. Ela deixou tudo o que lhe era familiar; e permitiu que o servo a levasse para um lugar onde ela nunca havia estado antes. Seus familiares perguntaram se ela queria ir. A resposta foi: quero. Gênesis 24:58 Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei.
Qual é o chamado da noiva de Cristo nessa hora? É este: você deixará tudo que é confortável para você? Tudo que lhe é familiar? Você deixará este mundo para que possa gozar das riquezas de Isaque? Você permitirá que o Espírito de Deus o leve a um lugar onde nunca este antes? O coração disposto de Rebeca é o que faz com que ela seja tão preciosa e bela. Ela estava disposta a abandonar tudo para seguir o servo de Abraão e encontrar o noivo que nunca o tinha visto. A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória. 1 Pedro 1:8.
A resposta de Rebeca ao servo determinou seu destino. Naquele momento em que confiou no servo, ela provou a si mesma ser a noiva adequada para Isaque. Durante toda a viagem, o servo contou a Rebeca tudo sobre Isaque. Ele contou a ela que Isaque é um homem muito rico, inteligente, amoroso, bondoso e bem-humorado. Rebeca deve ter sorrido. Seu coração está batendo forte. Enquanto ouve, ela vai criando em sua mente uma imagem de Isaque. O testemunho do servo sobre Isaque produz entusiasmo, fé, fascinação. É trabalho do Espírito revelar Cristo a nós. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 1 Coríntios 2:12.
Para encerrar este estudo, vou citar o que penso ser a passagem mais comovente da Bíblia. É a única passagem da Escritura que me faz chorar cada vez que a leio. É uma cena de parar o coração. Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos. Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo, e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu. O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe. Gênesis 24:63-67. Amém.   


 
 Assista os nossos estudos no YOUTUBE:


http://www.youtube.com/user/claudioamorandi?feature=watch

Nenhum comentário: