"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 5 de julho de 2019

JESUS: O VARÃO PERFEITO


Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória. 1 Timóteo 3:16. 
Para Deus nos alcançar Ele teve de entrar no limite da natureza humana, ou seja, se fazer carne. Amados, como pode o todo-Poderoso, Criador deste Universo, ficar do tamanho de um óvulo? Ele cresceu como um feto, nasceu como uma criança e dependeu de uma mulher para amamentá-lo durante todo o tempo de sua infância. A encarnação é um mistério para qualquer mente lucida. Mas foi assim que Deus se fez homem.   E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14.
Este mistério e esta revelação, unindo Deus e homem em uma Pessoa, é o centro do Cristianismo. É algo sem paralelo e sem possibilidade de explicação por analogia. Pela vinda de Cristo, Deus deu ao homem o Um que, ao realizar perfeitamente seu ideal de humanidade, constituiu-se em um instrumento perfeito pelo qual Deus havia de revelar-se ao coração da raça. Ele se fez carne porque somente na dimensão do homem, Ele podia tocar no homem. Esse Deus que se encarnou se interessa por mim e por você. Portanto, quando Ele se fez carne, veio trazer a expressão de Deus a nós. Jesus era a expressão da imagem de Deus conforme Colossenses 1:15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
Nesta Personalidade Perfeita se encontra a Perfeita Humanidade. Humanidade esta, que harmoniza em si mesma, o espiritual e o material. Humanidade, na qual o espírito é dominante, e o corpo subserviente e expressivo. Em Jesus, o físico não é afligido ou golpeado, mas governado e glorificado. Nele, o Espírito não está aprisionado e degradado, mas entronizado e dominante. Ele é a Personalidade Perfeita. Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; Atos 2:22.
Na encarnação o Filho deixou o Pai para ajudar-nos a deixar o mundo; Ele desceu a nós para capacitar-nos a subir para Ele. Cristo tornou-se o que somos para fazer de nós o que Ele é: Filho de Deus. O Filho de Deus tornou-se o Filho do Homem a fim de que os filhos dos homens pudessem tornar-se filhos de Deus. Mas todos nós precisamos dessa experiência de que os nossos pecados foram crucificados e mortos com Cristo, para sermos filhos de Deus.  Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. 1 Pedro 2:24.
Portanto, o Deus-Homem é a porta entre Deus e o homem. Através Dele, Deus tem o meio de voltar-se ao homem, de quem Ele havia sido excluído por sua rebelião. Nele, o homem encontra o seu caminho de volta a Deus, de quem estava alienado, pelo obscurecimento da sua inteligência, pela morte do seu amor, e pela desobediência da sua vontade. Deus acha-Se a Si mesmo nesta Pessoa e está com os homens. O homem acha-se a si mesmo nesta Pessoa e está com Deus. Através do Deus-homem, a Divindade chega-se à humanidade. Através do Deus-homem, a humanidade retorna à Divindade. Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus. 1 Pedro 3:18a.
Se este Homem for apenas um Homem, Ele é um ignorante fanático. Jesus tomou as crianças e bebês nos Seus braços, disse que elas têm o verdadeiro caráter dos que são do Seu reino. O quadro é tipicamente humano e sugestivo de tudo o que pode ser mais excelente e belo da verdadeira humanidade. Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. Mateus 19:14.
E, outra vez, vemos um grande coração humano, Jesus que se estremeceu de emoção e deixou cair lágrimas quando, desde a montanha, viu a cidade do Seu amor, apressando o seu castigo por conta da sua corrupção. No entanto, isto não é tudo, porque as lágrimas deixam entrever a glória daquela
Divina compaixão que pronuncia juízo, não como uma nota de exultante triunfo, mas com o sofrimento de um amor ferido. Lucas 19:41,44b. Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou; porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.
Jesus é Aquele que o homem tem procurado e, por não poder achá-Lo cria falsas divindades que tão grandes males tem causado à sua vida. Através do Homem Jesus, o homem
conheceu Deus. O homem, baseado em sua ruína, tem construído uma falsa concepção de Deus, mas agora mediante a perfeita natureza do Último Adão, o homem pode formar uma correta ideia do Deus Infinito. Estávamos mortos em Adão, mas hoje em Cristo, somos vivificados. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. 1 Coríntios 15:22,49. Amém. 


Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Um comentário:

Unknown disse...

Linda atitude que Deus o abençoe grandemente tá na hora de amadurecer essa cabeça