"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 19 de outubro de 2019

A HORA DA CRUZ


E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém. Lucas 9:51.
O Filho eterno tornou-se o Filho encarnado para que pudesse dar Sua vida como o Filho crucificado. Ele se tornou o Filho do Homem para que pudesse morrer pela raça humana. Em nosso texto base vemos que Jesus sabia o que ia acontecer com Ele em Jerusalém. Mas, Ele sabia também que isso era a vontade do Pai. Foi por isso que Ele determinou que ia para Jerusalém e nada iria impedi-lo. Jesus foi muito determinado, e por isso escolheu deliberadamente o caminho da humilhação que leva à cruz, em troca daquilo que o Pai havia proposto a Ele, que era a sua noiva, ou seja, a igreja. Hebreus 12:2b. O qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
A hora de Jesus de ir para cruz está aproximando-se, agora está mais próxima. Jesus sabia que a sua hora estava chegando. Que hora terrível seria aquela! Até este tempo Ele não tinha explicado o que queria dizer ao repetir frequentemente as palavras “minha hora”. Muitas vezes Ele predisse Sua morte e ressurreição, mas os discípulos não compreenderam Sua fala. Nesta ocasião, entretanto, Ele falou mais explicitamente em João 12:23b. É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.
As horas mais solitárias que alguém já passou sobre a terra foram as horas do Calvário; pois Jesus, além de ser Filho de Deus; era também Homem ao morrer por nós. Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. João 12:27.
Jesus entrou em agonia no Getsêmani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico. O suar sangue, ou “hematidrose”, é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessária uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5.
Que hora mais dolorosa foi essa para o nosso Senhor. As aflições físicas já tão violentas ao fincar os pregos, em órgãos extremamente sensíveis e delicados, faziam-se ainda mais intensos pelo peso do corpo suspenso pelos pregos, pela forçada imobilidade do paciente, pela intensa febre que sobrevinha, pela ardente sede produzida por esta febre, pelas convulsões e espasmos. Você pode imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se pelos ombros, atingindo o cérebro. A dor mais insuportável que um homem pode provar. Tudo isso foi por você querido irmão. E tudo foi por amor a todos nós. Romanos 5:8. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
É prova de um amor descomunal, impraticável por uma Pessoa. Quem daria sua própria vida por amar a outra, suportando tamanho sofrimento? Pouco depois o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura diminui. Logo serão três da tarde, depois de uma tortura que dura três horas. Todas as suas dores, a sede, as câimbras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Marcos 15:34.
As horas do Calvário realmente foram as mais difíceis e solitárias pelas quais ninguém na terra jamais passou; e o Filho do Homem, Jesus Cristo, as sofreu. Por que o Senhor da Glória teve que sofrer de forma tão extrema? Para redimir muitas e muitas pessoas escravizadas! E até hoje são acrescentados diariamente novos justificados à Sua posteridade. Mas tudo começou nessa terrível cruz solitária. Quanto mais se agravava Seu caminho de morte, quanto mais profundamente Jesus entrava em dores e sofrimentos, maior e mais real se tornava o fato de que assim o caminho ao reino dos céus estava sendo aberto para a Humanidade. A cada hora de dores se aproximava a grandiosa vitória de Jesus, a porta da graça se abria cada vez mais. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53:11.
A pergunta é: o que podemos Lhe dar? Na verdade, a minha e a sua resposta deveria ser bem clara: recomeçar uma vida de oração intensiva, baseando-nos a partir de agora conscientemente na morte de nosso Redentor! Nunca mais oremos sem antes pensar porque podemos orar; sem que tenhamos completa clareza de porque temos o privilégio de orar; e sem estarmos plenamente convictos de que temos que orar! Pois: Jesus Cristo nos deu, através de Seus sofrimentos inomináveis e de Sua morte na cruz, a filiação pela qual podemos exclamar em oração: “Aba, Pai!”. Amém.


Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: