"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 6 de novembro de 2021

O CAMINHO PARA DEUS

E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Êxodo 25:8 (RC).

As figuras celestiais não podem ser interpretadas pela mente natural. Devem ser lidas à luz do céu.  O mundo não tem nenhuma luz que possa revelar as suas belezas. Aquele que produziu as figuras é o único que pode explicar o que elas significam. A Aquele que deu os símbolos é quem pode interpretá-los, ou em outras palavras, revelar para nós. As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29.

O Tabernáculo de Moisés foi o protótipo da Igreja de Cristo, na qual hoje Deus habita e manifesta Sua glória. O Tabernáculo era o símbolo da presença de Deus entre o povo. E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus. Êxodo 29:45.

A Casa de Deus estava no Antigo Testamento, representada pelo Tabernáculo e hoje temos a realidade no Novo Testamento. No Antigo Testamento, como figura e sombra das coisas celestiais; no Novo Testamento, como as coisas celestiais e com absoluta realidade espiritual. A Casa é a Igreja; e o sacerdócio o conforma a todos os cristãos no Senhor Jesus Cristo. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9.

No Antigo Testamento, o Tabernáculo era a “Sua santa habitação”, o lugar em que Ele encontrava o Seu povo, tendo com os israelitas comunhão, como diz as Escrituras em Êxodo 25:22: Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

O Senhor desceu do “Monte” para o Tabernáculo”. Era, pois, o “tabernáculo da congregação”, isto é, o templo do encontro de Deus com o homem. Deus quis que eles fossem um reino sacerdotal, e aproximar-se-iam dEle, e teriam uma relação contínua da mesma maneira que o marido e a mulher. Então Deus lhes revelou um padrão de adoração que era consistente com a Sua santidade, tornando possível para o homem pecador entrar em Sua presença. Hoje, Deus o Pai deseja habitar no homem e ter comunhão com o homem, por isso Ele faz um convite: Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Hebreus 10:22.

A maioria dos escritores, ao tratar do Tabernáculo, destaca as variadas glórias de Cristo que são tão ricamente ilustradas Nele. Este é, sem dúvida alguma, o aspecto mais importante e claro do ensino do Tabernáculo. Salmos 29:9: A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!

Deus habitou naquele edifício antigo e o descreveu como Seu santuário, agora, da mesma forma, Ele habita no meio do Seu povo reunido. Paulo escreveu, da igreja em Corinto:  Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1 Coríntios 3:16-17. O Tabernáculo em seu conjunto representa à igreja e dentro dela o mais importante é o Senhor Jesus Cristo. O centro da atenção de Deus é Jesus Cristo. Amém.


Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: