"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 4 de abril de 2024

A PORTA ESTREITA E O CAMINHO APERTADO

 

Mateus 7:13-14. As opções são claras. Deus exige uma decisão. Estamos numa encruzilhada, e cada pessoa precisa escolher que caminho irá seguir. Qual é a porta que você escolheu ou ainda está em dúvida em qual entrar? Há um senso de urgência, a exigência de uma ação agora. Não é suficiente que se fique a apreciar a porta; é preciso entrar. Só há uma porta que dá passagem para o caminho estreito. Jo 10:9. Não há outra. (At. 4:12).

 

2 - A única outra escolha possível é a errada.  E, assim, existem apenas duas opções: a verdadeira e a falsa, a certa e a errada, a de Deus e a nossa. A salvação não é um sistema de méritos, onde homens e mulheres trabalham para conquistar o favor de Deus. Deus, por sua graça, declara justos os que creem; e os torna justos ao imputar-lhes a justiça de Cristo. Rm 3.21-24.

 

3 - Todos os sistemas religiosos reivindicam ser o caminho para Deus. Na porta larga não há uma placa dizendo: “Entrada para o Inferno”; a sua placa diz: Céu, tal qual na porta estreita. Porém, o seu fim é outro. Satanás é mestre no que diz respeito a engano religioso, chegando mesmo a disfarçar-se em anjo de luz. 2 Co 11.14.

 

4 – Não é fácil entrar pela porta estreita. Irmãos, enquanto Jesus ensinava nas aldeias, alguém Lhe fez uma pergunta muito interessante. Lucas 13:23.  A resposta de Jesus esfacela a pregação da fé-fácil moderna. Lucas 13:24.

 

5 - A palavra grega para esforçai-vos é agõnizomai, que indica uma luta agonizante, intensa e definida. Citarei um exemplo para que os irmãos tenham uma noção do que isso significa na prática. Ela é usada ao falar do labor intenso de Epafras. Col. 4:12.

 

6 - Outro exemplo é o de Timóteo, referindo-se ao regenerado que combate o bom combate da fé. (1 Tim. 6:12) Trata-se de uma luta, de uma batalha, de um esforço extremo. Há quase como que a implicação de violência. Mat 11:12 – At. 14:22.

 

7 -   Não se pode acomodar a mensagem de Jesus a qualquer forma barateada de graça ou fé-fácil. O reino não é para pessoas que querem Jesus sem qualquer mudança de vida. A porta admite apenas uma pessoa de cada vez: a salvação é intensamente pessoal. Não adianta ter nascido em lar cristão, ou pegar uma carona na fé do cônjuge. Crer é um ato individual. João 3:18 – Isa. 43:1 – Deut. 24:16.

 

8 -    De fato, somente os que se despojam de tudo podem entrar pela porta estreita. Não se pode atravessar uma catraca de um ônibus com uma avalanche de malas. A porta estreita que Jesus descreve não é suficientemente larga para os superstars que desejam entrar carregando todos os seus bens. O jovem rico procurou até encontrar a porta. Porém, quando viu que, para entrar, tinha de deixar tudo para trás, desistiu. Mat. 19:22, 27-29. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: