"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

CONFLITOS EM ROMANOS 7

Romanos 7:24-25. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

 

1 – Olhando para esses dois versículos no final do capítulo 7, vemos que eles são como portal de entrada para o oitavo. Nos primeiros 16 versículos do capítulo 8, o nome do Espírito Santo é encontrado 13 vezes; ali está a descrição e promessa da vida que um filho de Deus pode viver no poder do Espírito Santo. Isso começa do verso dois do capítulo 8. Romanos 8:2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

 

2 – No final do capítulo 7 temos um “desventurado homem que sou”. Se você ler os versículos anteriores, descobrirá Paulo descrevendo como lutou com as próprias forças para obedecer à santa Lei de Deus e fracassou. Porém, em resposta à sua própria pergunta, ele agora encontra a verdadeira resposta e brada: Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor”. Paulo demorou tempo para compreender que essa luta não era dele, mas do Espírito do Senhor. Senhor. Quando nos rendemos a Ele, teremos vitória. Êxodo 14:14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.

 2 Crônicas 20:17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco. E 2 cor. 2:14

3 – Gostaria de traçar o percurso pelo qual um homem pode ser conduzido para fora do espirito de escravidão rumo ao espírito de liberdade. Pois está claramente relatado em Romanos 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

 

4 – Nós somos continuamente advertidos de que o grande perigo na vida cristã é voltar à escravidão. Então vamos ver esse homem regenerado em três aspectos: 1) ele é regenerado, 2) O homem incapaz e 3) Homem desventurado. Qual é a evidencia de que Paulo é um homem regenerado?   Romanos 7:22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus.

 

4.1 – O homem regenerado é aquele em quem o desejo foi renovado e pode dizer: no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus.

Mesmo sendo regenerado se ele não depender do Espírito, esse homem se sentirá um fracasso. Por isso que sem Cristo ele nada pode fazer (Gál 2:20).

 

5 – INCAPAZ! O grande erro cometido por muitos cristãos é pensar que por ser regenerado é o suficiente; não é verdade. Este homem regenerado diz: “Eu quero fazer o que é bom, mas não tenho o poder para realizar”. Romanos 7:19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.

 

6 – Quão frequentemente os cristãos nos dizem que, se formos determinados, poderemos realizar o que quisermos! Contudo esse homem era tão determinado quanto qualquer outro e, mesmo assim, confessou em Romanos 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

 

7 – O capítulo 7 de Romanos mostra um cristão se esforçando ao máximo para obedecer à Lei de Deus com sua vontade regenerada. Não apenas isso, mas você encontrará os pronomes “EU”, “ME”, “MIM”, “MEUS(S)”, e “MINHA”, mais de 30 vezes. É o eu regenerado em sua impotência procurando obedecer à Lei sem ser cheio e dependente do Espírito. Essa é a experiencia de quase todos os santos. Jesus disse em João 15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

 

8 – DESVENTURADO: Esse cristão é totalmente infeliz e miserável; e o que o torna tão integralmente miserável? É Deus ter concedido a ele uma natureza que ama o próprio Deus. Ele é profundamente desventurado por sentir que não está obedecendo ao seu Deus. Quando um filho de Deus começa a querer realizar obediência na força de sua carne, ele está tentando obedecer a Lei. IMPOSSIVEL! Esse filho de Deus precisa a viver em plena obediência ao Senhor. Como?  Gálatas 5:25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

 

9 – Irmão, você pode continuar mantendo cativo um homem libertado pela “LEI DO ESPÍRITO DA VIDA, EM CRISTO JESUS”? Jamais! Você vive e anda no Espírito? É vivendo e andando no Espírito que temos o poder da obediência, o poder da vitória e o poder da verdadeira santidade.  João 3:27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.

 

10 – Muitos pensem que ter o querer é suficiente e, então, são capazes de realizar. Não é assim. O homem precisa aprender que para ele obter vitória em todas as coisas, Ele precisa da operação do Espírito Santo, em sua vida. E deixar ele operar. Filipenses 2:12-13. Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13  porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

 

CONCLUSÃO: O que o Espírito Santo faz é conceder a vitória. De que maneira? Romanos 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: