João 4:5-8. Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
1 - Entre os judeus e
os samaritanos havia uma inimizade de séculos. A razão da briga entre judeus e
samaritanos era a disputa sobre qual era o verdadeiro templo de Yaweh e onde
deveriam ser oferecidos os sacrifícios a Deus. Os samaritanos eram um povo
considerado impuro pelos judeus. Os samaritanos surgiram quando o povo de
Israel se misturou com pessoas de outros povos e crenças. No tempo de Jesus, os
judeus evitavam todo contato com os samaritanos, que consideravam impuros. João 4:9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu,
pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão
com os samaritanos)?
2 - Devemos notar que
esta conversação com a mulher samaritana segue exatamente o mesmo esquema que a
conversação com Nicodemos. Jesus faz uma afirmação. Jesus repete a
afirmação de maneira ainda mais clara. Volta a ser mal compreendida; e então
Jesus obriga a pessoa com quem está falando a descobrir e enfrentar a verdade
por si mesma. Essa era a forma como Jesus costumava ensinar; e era uma
forma muito efetiva, porque, como disse alguém: “Há certas verdades que o homem
não pode aceitar; deve descobri-las por si mesmo”. Tal como fez
Nicodemos, a mulher tomou as palavras de Jesus em seu sentido literal,
quando devia compreendê-las no plano espiritual. João 4:13-14 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta
água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca
mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a
jorrar para a vida eterna.
3 - Jesus falou de
água viva. Agora, na linguagem comum, para o judeu água viva significava água
corrente. Este poço não era um lugar onde houvesse
águas vivas, mas sim a água se filtrava de
uma capa subterrânea. Para o judeu, a água viva, corrente, de um arroio
(Córrego, riacho) sempre era a melhor. João 4:11-12. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com
que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu, porventura, maior do que
Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim,
seus filhos, e seu gado?
4 – A mulher
samaritana, para onde ela ia, ela levava uma caneca vazia. Isso significa que a
vida dela era encher suas carências. Carências no trabalho, na religião e no
casamento. Então, nada iria funcionar na vida dela. Na religião ela se tornou
preconceituosa, no trabalho ela se tornou cansada. Ela disse para Jesus em João 4:15 Disse-lhe a mulher:
Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui
buscá-la.
5 – Na religião ela
era devota. Ela disse: “Me fale onde é o culto certo, se nem vocês sabem onde é
o culto certo”. Ela queria ensinar religião para Jesus. João 4:20 Nossos pais adoravam
neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve
adorar.
6 – Quando o Senhor
começou a tratar com ela e mostrar a realidade espiritual de quem Ele é, ela
deixou para traz o seu cântaro. Agora não só o casamento dela foi
ressignificado, mas a vida espiritual dela foi ressignificada. E sem
nenhuma orientação do que ela tinha que fazer da vida, aquela mulher sem o seu
cântaro, trouxe a cidade inteira para Jesus.
João 4:28-30. Quanto à mulher, deixou o seu
cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo
quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30 Saíram, pois, da cidade e vieram
ter com ele.
7 - Não é estranho
que os discípulos se sentissem assombrados e intrigados quando ao voltar de sua
tarefa na cidade de Sicar, encontraram a Jesus falando com a mulher samaritana.
Os rabinos desprezavam a mulher e a consideravam incapaz de receber
qualquer tipo de ensino, por isso diziam: “É melhor queimar as palavras da lei
antes que dá-las às mulheres”. Isso me faz lembrar de Maria irmã de
Marta, pois ela quebrou todos os protocolos. E o que eu ela fez? Lucas 10:39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se
assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
8 - Uma de suas
frases comuns era: "Cada vez que um homem prolonga sua conversação
com uma mulher faz mal a si mesmo, deixa de cumprir a Lei e por último herda o
Geena". Segundo as pautas rabínicas, Jesus não poderia fazer algo
menos ortodoxo que falar com essa mulher. Aqui vemos Jesus derrubando barreiras.
Mas Jesus veio para uma finalidade. João 10:10 O ladrão vem somente para roubar, matar e
destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
9 – A mulher samaritana se tornou uma missionária e trouxe a cidade toda para Jesus, porque ela foi levar o genuíno pão para eles. E os discípulos não trouxe ninguém, pois eles foram busca pão. A samaritana foi levar pão não tendo o pão material. Isso mostra que Mateus 4:4 Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
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