"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

QUE NOME LINDO!

Lucas 1:31-32. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai.

 

1 – Há uma canção que diz assim: Há um nome acima de todos os outros, maravilhoso ouvir isso, trazendo esperança e alegria. É o lindo nome de Jesus, Sempre o mesmo, que nome lindo.

 

2 - O nome ao qual ele se refere é o nome Jesus. É um nome que conhecemos bem. É um nome que era bem conhecido em Seus próprios dias. Era um nome comum. Era o nome de um dos maiores heróis da história de Israel, Josué. Josué é o nome hebraico, e Jesus é o nome grego. Ambos significam a mesma coisa, “ Jeová é Salvação ” .

 

 3 - Quando Jesus Cristo nasceu em Belém, há mais de 2.000 anos, havia muitas crianças em Israel chamadas Jesus, mas não havia nenhuma como Ele! Quero chamar sua atenção para o que o anjo disse a Maria quando a visitou para lhe contar a notícia surpreendente de que ela, uma virgem, daria à luz o Filho de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Luc. 1:31.

4 - Depois que o bebê nasceu, quando ele tinha oito dias de idade, Maria e José o levaram para ser circuncidado. Naquele dia, eles obedeceram à voz do anjo e chamaram o bebê de “Jesus”. Lucas 2:21 Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido.

 

5 - Quero que examinemos esse adorável nome juntos hoje. O nome “Jesus” nos diz muito sobre Quem Ele é e o que Ele veio fazer neste mundo. Quero pregar sobre Seu adorável Nome!

 

SEU NOME DECLARA SUA IDENTIDADE

 

1 - Lucas 1: Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. Este bebê não seria como qualquer outro bebê; Ele seria o Filho de Deus. O eterno Filho de Deus, que existiu com Seu Pai desde a eternidade passada, entraria no tempo e nasceria através do ventre de uma virgem. A antiga profecia de Isaías seria cumprida na pessoa de Jesus. Isaías 7:14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.

 

2 - V. 32   Ele é o Rei de Israel - “...o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi...” Este bebê, nascido de pessoas humildes e de meios humildes, seria um descendente direto do Rei Davi. Mais do que isso, Ele seria o cumprimento da promessa de Deus ao Rei Davi mil anos antes, 2 Sam. 7:4-17. Este bebê um dia se sentaria no trono de Davi e seria coroado Rei dos Reis e Senhor dos Senhores! Ao contrário de todos os outros reis na linhagem de Davi, este Rei reinará para sempre.  Isaías 9:6-7  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7  para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

Um dia, este Rei retornará em glória e governará o mundo com “uma vara de ferro ”, Ap. 19:15. Quando você diz o nome “Jesus”, você está chamando o nome do Rei dos Reis!

 

6 - Enquanto Ele viveu, quase todos os eventos significativos utilizaram algo que foi emprestado ou que foi destinado ao uso de outra pessoa.

 

  Ele pegou emprestado um barco de onde pregou, Lucas 5:3.

 

  Ele pegou emprestada uma casa na qual morava, Mt 6:14.

 

  Ele pegou emprestado um jumento no qual montou, Marcos 11:1-11.

 

  Ele tomou emprestado um quarto no qual celebrou a Páscoa, Marcos 14:13-17.

 

  Ele pegou emprestada uma cruz na qual morreu, Mt. 27:26.

 

  Ele tomou emprestado um túmulo no qual foi sepultado, Mt. 27:57-60.

 

7 -   SEU NOME DECLARA SUA GLÓRIA

 

O anjo diz a Maria que seu Filho “reinará”. Esta palavra se refere a “um rei; alguém que governa em majestade e glória”. Isso nos lembra novamente que o bebê de Maria não seria um bebê comum. Isso nos lembra que Maria estava dando à luz o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores.

 

Enquanto Jesus viveu neste mundo, ninguém reconheceu Sua majestade, Sua glória ou Sua autoridade. Ninguém realmente O viu por Quem Ele era, Isa. 53:1-3.

 

  Alguns olharam para Ele e viram um pobre carpinteiro judeu. Os judeus - Marcos 6:3 .

 

  Alguns olharam para Ele e viram um revolucionário; alguém que agitou o povo.   Os líderes judeus - Lucas 23:5.

 

  Alguns olharam para Ele e viram um curador . As pessoas ao redor do túmulo de Lázaro - João 11:37.

 

  Alguns olharam para Ele e viram um rei terreno. Aqueles que testemunharam a alimentação dos 5.000 - João 6:15.

 

  Alguns olharam para Ele e viram um homem inocente. Pilatos - João 19:6.

 

  Alguns olharam para Ele e viram o Filho de Deus. Marta - João 11:27 ; Simão Pedro - Mateus 16:16.

 

  Alguns olharam para Ele e viram um homem justo. O Centurião - Lucas 23:47.

 

8 - Um dia, o nome “JESUS” será proclamado do trono do Céu. Quando esse precioso nome for pronunciado, o joelho de todo santo e anjo se dobrará em adoração e reverência, o joelho de todo pecador se dobrará em reconhecimento de Seu senhorio e glória, e o joelho de todo demônio, e do próprio Satanás, se dobrará em reconhecimento de que Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai! Filipenses 2:10-11 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

 

9 - Conclusão: Quando dizemos Seu nome; quando cantamos Seu nome, quando respiramos Seu nome, quando gritamos Seu nome, quando sussurramos Seu nome; proclamamos o maior nome que já caiu sobre os ouvidos da humanidade. Proclamamos o nome do Salvador dos perdidos; do Pastor das ovelhas; do Redentor da alma; do abençoado Noivo da Noiva; do Amante das almas dos homens; da Glória do Céu; daquele que se chama nosso Amigo.

Esse é Ele; mas Ele é muito mais! Nesse precioso nome, o nome de Jesus, há esperança, paz, amor, salvação, bênção, cura, maravilha, alegria, glória e majestade.

 

“ Que nome lindo, o nome de Jesus! ” À menção desse nome o inferno treme; Satanás foge, o pecado é derrotado, os cativos são libertos, o medo dá lugar à paz, a desesperança é tragada pela vitória, os perdidos são encontrados, os cegos veem e os mortos vivem.

 

“ Que nome lindo, o nome de Jesus! ” À menção desse nome, bêbados ficam sóbrios, prostitutas são purificadas, viciados são libertos dos vícios, os perdidos são salvos e uma nova vida começa! 2 Cor. 5:17

 

“Que nome lindo, o nome de Jesus!” Esse nome marca a diferença entre o Céu e o Inferno, entre a vida e a morte, entre a esperança e o desespero, entre o pecado e a salvação, entre o julgamento e o perdão, e entre a graça de Deus e Sua condenação.

 

Graças a Deus por esse nome adorável! Jesus faz a ponte entre Deus e o homem, o Céu e o Inferno, e o pecado e a salvação. Muitos compartilharam esse nome, mas há apenas um Jesus Cristo, e Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, para sempre. Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

 

Nenhum comentário: