Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completa-la até ao dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6.
Vamos ver alguns trabalhos de Deus na vida de Paulo, mas antes, vamos nos lembrar que Paulo usa expressões bastante impressionantes de si mesmo. Tal convicção de que Deus havia feito e faria na sua vida pessoal.
1 Timóteo 1:16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.
Essa é uma asseveração muito forte! “Servisse eu de modelo”.
Veja o que ele havia dito em 1 Timóteo 1:13a. A mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente.
Trabalho na sabedoria humana - At 9:6,7; At 26:9-11; At 7:44-60; 1Co 2:1-5;
Trabalho na independência - At 22:6-13; 1Co 12;
Trabalho no ativismo - At 9:9; Sl 62:1,2,5;
Trabalho no voluntarismo - At 22:14-21;Ef 5;5-17; Rm 15:30-32;
Trabalho nos recursos próprios - At 9:8; 2Co 3:4,5,6;
Aquele que era um blasfemo, insolente e perseguidor da igreja, agora se torna, pelo trabalhar das mãos do Senhor um modelo para todos: ele disse em 1 Coríntios 11:1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Aqui Paulo estava chamando a atenção para si, mostrando que o Senhor estava constituindo nele um modelo de como viver, de como falar, de como proceder. Então na mesma linha ele escreve agora aos Filipenses 4:9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
Realmente este homem foi constituído um modelo para nós.
Então Deus o Pai, pela sua Palavra, pelo Espírito e pelas circunstancias, pegou seu martelo santo e fez um trabalho precioso em Paulo, que o transformou nessa beleza que temos na Escritura.
Filipenses tem 4 capítulos e fala da experiência cristã normal. Essa carta é uma joia de valor inestimável que nunca passará.
Nota: Filp. 1:21: Cristo é nosso viver
Filp. 2:5: Cristo é nossa mente
Filp. 3: 14: Cristo é nosso alvo
Filp. 4: 13: Cristo é nossa suficiência
Se Paulo estivesse aqui diante de nós e virasse suas costas para nós; o que veríamos? Um escravo surrado!
Paulo levou 195 chibatadas! Fora os açoites com vara que ele coloca à parte.
Salmos 129:3 Sobre o meu dorso lavraram os aradores; nele abriram longos sulcos.
Por isso Paulo escreve assim aos Gálatas 6:17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.
Deus trabalhou na sabedoria humana de Paulo.
Saulo era versado em três línguas. Saulo saiu de Tarso provavelmente aos 12 anos de idade. Quando os meninos eram entregues a tutores para a sua educação.
Saulo foi entregue a ninguém menos que Gamaliel.
Sabem como Gamaliel é conhecido entre os judeus? “A formosura da Lei”.
Paulo foi levado de Tarso a Jerusalém e foi entregue aos pés daquele que é considerado “formosura da Lei”.
Paulo era versado na cultura grega, nos costumes judaico, no mundo romano. Paulo conhecia a filosofia estoica, ele conhecia a filosofia de Epicuro. Naturalmente falando ele era um filosofo.
Paulo da o seu testemunho perante o rei Agripa em Atos 26:9-11 Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno; 10 e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam. 11 Muitas vezes, os castiguei por todas as sinagogas, obrigando-os até a blasfemar. E, demasiadamente enfurecido contra eles, mesmo por cidades estranhas os perseguia.
Podemos chamar este texto de: “As memórias de Paulo”
Vamos pensar um pouco: “Você pode imaginar Saulo entrando nestas casa?”
Ilustração: Maria 1ª. A sanguinária. Ele ordenou que seus guardas entrassem em todas as casas do reino. E onde fosse
encontrada uma Bíblia, o dono da casa seria degolado, e parte do seu sangue e seria recolhido em uma bacia; e a Bíblia que foi encontrada seria mergulhada com seu sangue.
Quando Saulo entrava nas casas o que ele via? Eu os castigava, dava meu voto em suas mortes e os obriguei a blasfemar.
O que Saulo via? Podemos afirmar que ele via cordeiros mudos nas mãos do seu tosquiador e que não abria suas bocas.
Então esse foi o primeiro aguilhão de Saulo.
Atos 26:14 E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.
Um outro aguilhão foi Estevão. Em atos 7 Saulo nunca tinha visto ninguém interpretar o Antigo Testamento como Estevão.
Por que Estevão foi apedrejado? Por ser acusado de blasfemar contra o lugar santo (Templo), mas Estevão não falou contra o lugar santo. Ele disse que aquele templo era uma figura apenas da realidade que é Cristo. E Saulo está lá.
Veja o que Saulo ouviu e vejam estes aguilhões.
Atos 7:54 Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele. (Saulo está vendo essa sena) 55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, (Isto Saulo ouviu) 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz,
taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. 58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram.
Lembre-se que Saulo vai passar pela mesma experiência em Listra posteriormente.
Atos 14:19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto.
Foi ai que Paulo teve aquele linda visão ou arrebatamento de espírito (2ª. Corintios12:1-4).
Enquanto o seu corpo estava no chão apedrejado, dado como morto, seu espírito estava no terceiro céu ouvindo coisas inefáveis!
Quando Estevão estava morrendo, ele disse outra coisa, que Saulo também ouvia. Atos 7:59 E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
Então mais um relato que Saulo ouviu de Estevão
Atos 7:60 Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.
Será que essa incisão do Senhor na vida de Paulo ensinou algo a ele?
1 Coríntios 2:1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria.
Sabe Onde foi que Paulo ouviu o testemunho de Deus a primeira vez? Dos lábios de Estevão!
O martelo atuou na cabeça para o bem de Saulo, na sua sabedoria humana.
1 Coríntios 2:2-5 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 3 E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós.
4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.
Então Saulo/Paulo foi tratado, ou seja, o Senhor estava operando em Paulo uma boa obra. Ele é o modelo.
Ele começou, Ele vai terminar.
Amém.
Assista os nossos estudos no YOUTUBE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário