"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

TEMOS A REDENÇÃO

Ef. 1:6-7. Ao estudar os seis primeiros versículos de Efésios 1, notamos que fomos pensados ​​e nossa felicidade planejada por Deus muito antes da fundação do mundo. Desde Sua morte e ressurreição, desde Sua ascensão à destra de Deus no Céu, Ele nos aceitou em Cristo. Em Ef. 1:7, temos a certeza da salvação.

2 – A palavra REDENÇÃO no original é APOLUTROSIS que significa “Um libertar efetuado pelo pagamento de um resgate”. Essa mesma palavra parece novamente em Colossenses 1:12.

3 – “Em quem temos a Redenção”. Gostaria que tivéssemos isso firmemente fixado em nossas mentes. Não precisamos orar: Tire toda a minha culpa; não precisamos implorar a Deus para nos salvar ou justificar, porque essas coisas estão abençoadamente resolvidas e estabelecidas para a eternidade se cremos e confiamos no Senhor Jesus Cristo. Rom 3:23-24 – Sal. 111:9 – Cordas de amor – Os. 11:4.

4 – Irmãos, não esperamos algum dia receber a redenção de nossa alma. Temos redenção. Temos “a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça”. Ef. 1:6-7.

5 – Há três palavras bem distintas usadas no Novo Testamento para redenção. Uma delas significa simplesmente ir ao mercado e comprar"adquirir"e quando você compra algo, é claro que é seu. Fomos comprados por um preço, o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. Fomos redimidos para Deus por Ele e pertencemos a Ele. Ele nos comprou; Ele pagou o preço por nós, nos tornou Seus. Nós nos vendemos por nada, mas fomos redimidos sem dinheiro.

6 – 2) Há outra palavra um pouco mais completa para redenção, que significa “comprar fora do mercado”, para que o que foi comprado nunca mais seja colocado à venda. Por exemplo, nos antigos mercados de escravos, quando um escravo era comprado, o dinheiro era pago e o escravo era entregue ao comprador. Em alguns casos raros, o novo dono dava ao escravo um documento legal, um mandado que lhe garantia liberdade completa. Ele nunca mais seria colocado em perigo. Esta é a definição da palavra redimido em 1 Pedro 1:18-21.7 – 3) A terceira palavra para redenção é a que encontramos em nosso texto. É um composto grego; a primeira parte, APO, significa "afastar-se de algo ou de alguma condição. A segunda parte, LUTROSIS, significa "ser livre", "ser solto" e, portanto, significa literalmente "ser solto de" algo. Fomos libertos da maldição da lei que outrora pairava sobre nós. Fomos libertos do julgamento de Deus, para o qual outrora nos apressávamos, libertos da culpa dos nossos pecados. É por isso que não cantarei: "Leva toda a minha culpa embora". Minha culpa foi removida, pois fomos libertos de toda a questão da culpa. Deus jamais permitirá que essa questão seja levantada novamente. Ela foi levantada com Seu próprio Filho bendito na cruz do Calvário, quando todo o julgamento que minha culpa merecia caiu sobre Ele, e agora posso dizer: A morte e o julgamento estão atrás de mim, Graça e glória estão diante. Vamos ler 1ª. Cor. 1:30 e Lucas 2:36-38.

8 – Nos tempos do Antigo Testamento, o pecador ia ao altar trazendo um cordeiro ou um bode do rebanho, ou um boi do rebanho, ou, se fosse muito pobre, duas rolas ou pombinhos. Elas não tinham valor intrínseco. Quando aquele sangue derramado foi aspergido sobre o altar e sobre o pecador, foi inútil, foi inútil para resolver a questão do pecado. Mas, graças a Deus, em nosso Senhor Jesus Cristo vemos um sacrifício de valor infinito. Porque foi Cristo quem morreu e por isso não há mais condenação. Rom 8:33. Amem.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

 

Nenhum comentário: